Voltar

Unimed Missões/RS ressalta a importância do teste do pezinho para a saúde do bebê

5 Junho 2019

Com algumas gotinhas de sangue da criança em seus primeiros dias de vida, é possível detectar doenças precoces, aumentando as chances de sucesso em seu tratamento. O teste do pezinho é feito a partir de sangue coletado do bebê, permitindo identificar doenças como hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias e doença do metabolismo, doenças que não apresentam sintomas e que podem causar sérios danos à saúde caso não forem tratadas rapidamente.

Nessa quinta-feira (06/06), é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, e a cooperativa Unimed Missões/RS aproveita a data para destacar por que esse exame é tão necessário para o desenvolvimento saudável do bebê. O teste do pezinho é um exame obrigatório que deve ser realizado a partir das primeiras 48 horas de vida do bebê, até os 30 dias de seu nascimento.

O coordenador do Laboratório Unimed Missões, Biomédico Mauricio do Nascimento de Quadros, explica que devido à sensibilidade na região, nem sempre o teste é feito no pezinho do bebê. “Normalmente é feita a coleta no bracinho da criança porque é menos traumatizante. Nos casos dos bebês que nascem em nosso Hospital, os pais podem solicitar o exame já no momento da alta, evitando a necessidade do bebê retornar ao ambiente hospitalar”.

O exame também é uma forma de tranquilizar os pais no momento do nascimento do filho, que normalmente vem carregado de dúvidas e incertezas. “Ele é uma das primeiras formas de saber se o bebê está saudável e identificar se é portador de alguma doença. Como mãe de primeira viagem, quando minha filha nasceu eu tinha muitas inseguranças, qualquer sinal já me deixaria preocupada. Então, ter o exame com resultados normais deu uma segurança de que o choro é de sono, cólica ou fome, coisas normais em recém-nascidos”, salienta a colaboradora Taciara Otonelli, mãe há dois anos.

O Laboratório Unimed Missões atende de segunda a sexta das 7h às 19h, e nos sábados das 7h às 13h. Informações: (55) 3312 0714.

 


Marília Munareto

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Missões/RS


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: