Voltar

Unimed Missões/RS ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Unimed Missões/RS ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Unimed Missões/RS ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

18 Novembro 2020

O movimento Novembro Azul alerta a população para a necessidade do cuidado contínuo com a saúde do homem, em especial para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Unimed Missões/RS traz uma entrevista com o médico urologista, Dr. Daniel Pereira Leal, visando informar e conscientizar a comunidade regional sobre este importante tema.

Qual a relevância da campanha Novembro Azul para a sociedade?

É importante que os homens se conscientizem sobre a necessidade do exame anual da próstata, pois é um câncer com incidência muito alta, perdendo apenas para o câncer de pele entre os homens. Estima-se que a cada ano sejam descobertos 65 mil novos casos, sendo que 25% dos casos diagnosticados levam a morte. Porém, é um câncer totalmente curável se descoberto precocemente. É um grande desafio diminuir este número, porque 20% dos casos diagnosticados já estão em um estágio avançado em que a cura não é mais possível. Isso é lamentável, pois é um câncer que quando evolui causa muito sofrimento.

Quais os principais fatores de risco para o câncer de próstata?

O principal fator de risco é a idade. O segundo é a genética, ou seja, pessoas que têm parentes de primeiro grau com câncer de próstata tem maior chance de ter a doença. E em terceiro lugar vem a raça negra. Fora esses três pontos, são coisas não comprovadas. Todos os homens acima de 50 anos devem fazer a prevenção, mas se tiverem entre os fatores considerados de risco, devem iniciar 5 anos antes, aos 45, refazendo os exames anualmente.

Como é realizada a prevenção do câncer de próstata?

A prevenção é feita por meio do toque retal, em que o urologista, através do dedo, consegue perceber características da próstata, como consistência, tamanho, se é dolorosa ou não, entre outros. A primeira coisa a se fazer é o exame de toque e depois o exame de sangue da próstata, que é o PSA. Uma pergunta muito frequente é se dá para fazer somente o exame de sangue ou só o de toque, e a resposta é não, pois eles se somam na capacidade de detecção.

Quais os sintomas deste câncer?

O câncer de próstata só demonstra sintomas quando já está em um estágio avançado e não é mais passível de cura. Os sintomas são enfraquecimento no jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, em que o homem acorda mais vezes à noite para urinar. Algumas vezes o paciente já está com a doença bem avançada e começa a sentir, por exemplo, muitas dores ósseas, pois o osso é o local mais frequente de ser atingido em caso de câncer de próstata. Por isso a importância de fazer anualmente a revisão. Quem a faz jamais vai passar por isso, podendo até ter o câncer, mas não em estágio avançado que é o mais preocupante.

PACOTE DE EXAMES MASCULINOS COM VALOR ESPECIAL

No mês de novembro, o Hospital Regional Unimed Missões está com os exames de Ultrassom de Próstata e PSA pelo valor único de R$60,00, podendo ser parcelado pelos programas FiZ Unimed e Unimed Solidária. Para agendamento ou mais informações, entre em contato pelo Telefone/WhatsApp 55 3312 0700.

 

 


Marília Munareto

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Missões/RS


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: