Voltar

Hospital Regional Unimed Missões realiza procedimento de reconstrução mamária

Hospital Regional Unimed Missões realiza procedimento de reconstrução mamária

Hospital Regional Unimed Missões realiza procedimento de reconstrução mamária

1º Novembro 2018

 

 Com a missão de oferecer soluções com qualidade ao cliente, a cooperativa Unimed Missões/RS busca disponibilizar procedimentos antes encontrados apenas em grandes centros. Na última semana, o cirurgião plástico, Dr. Daniel Ongoratto Barazzetti realizou a primeira cirurgia de reconstrução mamária no Hospital Regional Unimed Missões, normalmente feita em mulheres que precisaram passar pela remoção mamária devido ao câncer de mama.

A cliente Marlene Stein, de 51 anos, procurou pelo serviço após dois cânceres de mama. O primeiro foi descoberto ao ficar sabendo que a mãe de seu esposo estava com a doença, que a vitimou algum tempo depois. “Quando descobri que minha sogra estava com câncer de mama, cheguei em casa e fui fazer o autoexame, e percebi que em uma das mamas eu tinha um pequeno nódulo, do tamanho de um grão de arroz. Achei que não fosse nada, mas procurei pelo ginecologista, Dr. Evandro Moreira, que fez os exames necessários e, por ter sido um diagnóstico precoce, eu fui rapidamente tratada”, destaca.

Dois anos depois, surgiu outro câncer no mesmo lugar, ainda mais agressivo, e a indicação do Dr. Evandro foi a retirada da mama para que não corresse o risco de surgir novos nódulos. “Depois desse período eu comecei a procurar pelo procedimento de reconstrução mamária, porque quando me olhava no espelho, a primeira coisa que eu via era aquele buraco, que estava sempre ali me lembrando de tudo o que tinha acontecido”, relata a cliente.

Há alguns meses, o Dr. Daniel Ongoratto Barazzetti foi cooperado à Unimed Missões/RS, passando a ser oferecido o procedimento pela cooperativa. “Depois de procurar essa cirurgia específica pela região, eu conheci o Dr. Daniel, que foi muito atencioso, nos explicou todos os detalhes da intervenção cirúrgica, o que foi, junto ao apoio da família, primordial para a tomada final da decisão”, acrescenta Marlene.

Conforme o Cirurgião Plástico, o procedimento tem como objetivos melhorar a autoestima da mulher e apagar as marcas provocadas pelo câncer de mama. “A reconstrução de mama é uma estratégia para terminar com o sentimento de mutilação de muitas mulheres após a remoção mamária, e em muitos casos até de repulsa social. O ideal é que essa cirurgia seja feita já na retirada do tumor, diminuindo o número de intervenções e, consequentemente, de sofrimento”.

O médico garante que o procedimento é seguro e que o Hospital Regional Unimed Missões possui estrutura e equipe qualificados para sua realização. “Buscamos propiciar aos clientes resultados os mais naturais possíveis. Não existe cirurgia sem cicatriz, porém, o volume e formato dos seios são preservados. Antes da cirurgia decidimos junto ao paciente se essa é a melhor técnica para seu caso. A recuperação é rápida e com duas semanas, apesar de algumas restrições, é possível voltar às atividades normais”.

Pouco mais de uma semana após a reestruturação mamária, Marlene se recupera bem e garante estar satisfeita com o resultado. Para o Cirurgião Plástico responsável pelo procedimento, “é muito gratificante poder ajudar na recuperação da autoestima e no bem-estar de mulheres como ela. Certa vez uma paciente me agradeceu por ter feito com que se sentisse completa novamente, não há nada mais gratificante do que isso”, finaliza.


Marília Munareto

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Missões/RS