Voltar

Mãos Limpas

Mãos Limpas

Mãos Limpas

Higienização das mãos é foco de projeto desenvolvido no Hospital Unimed Noroeste Capixaba

 

Todos nós possuímos micro-organismos no nosso corpo que nos ajudam a manter a saúde através de funções metabólicas importantes. Por outro lado, também podemos adquirir micro-organismos capazes de causar doenças. Esses agentes são transmitidos facilmente através do contato com pessoas, especialmente através das mãos, e podem provocar infecções hospitalares, gripe, diarreia etc.

Apesar de simples, a correta higienização das mãos ainda é um desafio, e pode ajudar muito a evitar a transmissão de vírus e bactérias, principalmente no ambiente hospitalar. Foi pensando em garantir a eficiência do processo de limpeza das mãos que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente, do Hospital Unimed Noroeste Capixaba, realizaram o projeto “Lavar as mãos é jogar limpo com a saúde”.

Segundo a enfermeira Cristiara F. Lima Amite o projeto teve como objetivo conscientizar e orientar profissionais de saúde, visitantes e pacientes acerca da importância da prática de higiene das mãos para a prevenção e redução das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Para participar do projeto os inscritos apresentaram em um concurso suas paródias e frases relacionadas ao tema. Foram premiadas as três melhores paródias e as três melhores frases apresentadas.

Além do concurso a campanha também contou com a realização de oficinas in loco com a utilização de gel luminescente e jogo de memória para enfatizar a importância da realização da técnica de higiene das mãos adequada.

Segundo Cristiara a iniciativa foi positivamente percebida pela alta qualidade e quantidade dos trabalhos apresentados, engajamento e motivação das equipes com o apoio da diretoria da Unimed no projeto.