Voltar

Inclua grãos nas refeições

Inclua grãos nas refeições

Alimentos como chia, linhaça e quinoa possuem em sua composição itens que melhoram o funcionamento do organismo.

Inclua grãos nas refeições

8 Janeiro 2016
Nos últimos tempos muito tem se falado sobre os grãos saudáveis, entre eles a chia, a quinoa e a linhaça. Os benefícios são diversos, afinal ambas as sementes são fontes de fibras, ômega 3, cálcio e tantos outros componentes que influenciam diretamente no bem-estar do organismo. Fazer com que eles estejam presentes na alimentação diária pode ser bastante simples, é possível incorporá-los nos mais diversos preparos, desde vitaminas a bolo e tortas. Conheça um pouco mais sobre cada um destes três grãos e inclua-os em suas refeições. 

Chia
É possível encontrar chia na forma de óleo, farinha e grão. 
Componentes: fonte de ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. 
Benefícios: contribui para a redução do colesterol, controle da glicemia, formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhora da imunidade do organismo.
Uso: o óleo é ideal para temperar saladas e pratos em geral. A farinha ou o grão podem ser adicionados em bolos, iogurtes, tortas, vitaminas, saladas, sucos, etc.  
Recomendação: de duas a três colheres (sopa) por dia. 

Linhaça 
É possível encontrá-la em forma de semente ou moída. Há dois tipos, a marrom e a dourada, a diferença nutricional entre elas é pequena (linhaça marrom: 22% de proteínas e 44% óleos, linhaça dourada: 29% de proteínas e 43% de óleos). 
Componentes: fonte de fibras, ômega 3, 6 e 9, vitaminas do complexo B, vitamina C e E, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Benefícios: auxilia no funcionamento intestinal, no combate a anemia, na digestão, no equilíbrio hormonal, previne a retenção de líquidos e ameniza sintomas da menopausa. 
Uso: os benefícios são potencializados quando a semente é moída ou triturada. A linhaça pode ser incluída em preparos como bolos, tortas, sopas, salada de frutas, iogurtes, vitaminas, etc. 
Recomendação: de duas a três colheres (sopa) por dia. 

Quinoa 
É possível encontrá-la como semente ou na forma de farinha.  
Componentes: fonte de proteínas, ômega 3, 6 e 9, vitaminas, cálcio, ferro minerais e fibras.
Benefícios: colabora com o bom funcionamento intestinal, auxilia no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue. 
Uso: pode ser usada para temperar saladas, misturada com leite e frutas, acrescentada a sopas, pode ser substituta da farinha de trigo nos preparos como bolos, acrescentada aos sucos e vitaminas, etc. 
Recomendação: duas colheres (sopa) por dia. 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Blog da Mimis / Site Mais Equilíbrio

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em