Medicina Preventiva

Medicina Preventiva

 

Qualidade de vida, prevenção de doenças e manutenção da saúde. Compromissos que direcionam a atuação do Programa de Atenção Integral à Saúde, desenvolvido pelo setor de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS.

 

O SETOR

A equipe de Medicina Preventiva é constituída por médicos e profissionais de diversas áreas da saúde - Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social - cujas atividades visam a qualidade de vida dos beneficiários Unimed. A atuação do grupo está centrada na informação, na educação para a saúde e na potencialização dos cuidados, através do Programa de Atenção Integral à Saúde. O trabalho tem como base o relacionamento humano e a fundamentação científica.

 

PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

 

POR QUE PARTICIPAR DO PROGRAMA E QUAIS OS CRITÉRIOS?

O paciente é selecionado para participar do Programa de Atenção Integral à Saúde através das seguintes possibilidades: demanda espontânea, indicação de profissionais do Hospital Unimed Noroeste/RS, busca ativa ou análise administrativa. Após uma destas manifestações, a equipe de Medicina Preventiva analisa as condições clínicas e verifica a possibilidade de auxiliar na melhora da qualidade de vida e na promoção de momentos de educação em saúde.

 

O QUE COMPÕE O ATENDIMENTO

Após o encaminhamento do paciente para acompanhamento da área são observados os seguintes passos:

  • Na apresentação do Programa de Atenção Integral à Saúde o paciente será questionado sobre aspectos que visam a percepção adequada do seu quadro de saúde, do ambiente doméstico em que vive e sobre os familiares e/ou cuidadores. Após a coleta de dados, é possível o entendimento adequado de como o cliente poderá ser ajudado, caso seja da sua vontade.
  • Através da coleta de dados clínicos referentes à história de saúde será elaborado um Plano de Cuidados especial e completamente adaptado às necessidades de cada um (conforme a complexidade). Essas informações clínicas também servirão de base para orientações de educação em saúde, que buscam a melhora do quadro do paciente e ganho em qualidade no seu dia a dia.
  • Para a execução do Programa é necessário que o paciente, seus familiares e/ou cuidadores manifestem por escrito a concordância, assinando o Termo de Consentimento, assim como todos os adendos que se fizerem necessários ao longo do atendimento, sempre que alguma condição inicial modificar.
  • Os atendimentos são programados. Neles, serão observados as condições de saúde e fornecidas instruções sobre cuidados necessários, bem como informações importantes sobre educação em saúde.
  • As instruções e a educação para a saúde consistem em orientações sobre a doença, prevenção de acidentes domésticos e sintomas que deverão ser comunicados, caso ocorram, ao médico assistente, escolhido conforme a preferência. A medicação prescrita e a sua necessidade será revisada pela equipe, juntamente com o paciente, familiares e/ou cuidadores. A equipe orientará sobre o manejo de sondas, dietas, drenos e equipamentos, caso necessário o uso pelo paciente.
  • E o mais importante: os profissionais de Medicina Preventiva zelam para que o paciente, seus familiares e/ou cuidadores realmente incorporem os conhecimentos, atuando de forma mais qualificada diante das necessidades de saúde. Esse zelo estará presente durante o processo de instrução e no acompanhamento periódico. O objetivo da área é prestar o melhor atendimento possível para que o cliente sinta-se seguro em relação ao seu quadro clínico e consequentes implicações.

 

O QUE PACIENTE, FAMILIARES OU CUIDADORES PRECISAM FAZER?

Paciente, familiares e/ou cuidadores deverão dedicar algum tempo durante os atendimentos para receber as instruções da equipe. Estima-se que zelem pela aplicação das instruções diariamente, para a efetividade das ações do Programa e sua contribuição para a saúde do paciente. Ou seja, o sucesso do Programa depende fundamentalmente do paciente ou de quem lhe cuida, refletindo-se na maior adaptação à doença, aos medicamentos, na diminuição das suas internações e situações de urgência, bem como maior sensação de qualidade de vida. A equipe está qualificada a realizar o melhor acompanhamento possível.

 

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

O Programa de Atenção Integral à Saúde estimula melhor entendimento do processo de saúde do paciente, buscando maior autonomia, maior adaptação à sua medicação, bem como apoio constante para esclarecimento de dúvidas e reavaliações.

 

SEM CUSTOS

A utilização deste serviço não implica em custos extras para o paciente. Conforme estabelece o art.10 da Lei nº 9.656/98, este atendimento é coberto integralmente pela Unimed Noroeste/RS, de acordo com o plano contratado pelo cliente. É importante salientar que a operadora não arcará com as despesas de cuidador ou de acompanhamento por outros profissionais em domicílio. Não é fornecido pela cooperativa qualquer material, medicamento ou equipamento.

 

É OBRIGATÓRIO PARTICIPAR?

Não. A prestação do serviço ocorre somente mediante autorização do paciente, familiar ou responsável.

 

RELAÇÃO COM O MÉDICO ASSISTENTE

O médico que assiste frequentemente o paciente e se responsabiliza pelo seu cuidado e orientações continuará executando essa função importantíssima. O serviço prestado pelo setor de Medicina Preventiva da Unimed não substitui o médico assistente, atuando na prática em conjunto para aumentar ainda mais as chances de sucesso do tratamento. Este médico será comunicado do atendimento da equipe, das visitas e demais condutas adotadas.

 

ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA

Em casos de urgência ou emergência deve-se buscar o Pronto Atendimento do Hospital Unimed Noroeste/RS ou do hospital mais próximo.

 

PARA DESISTIR DO PROGRAMA

É possível desistir do Programa de Atenção Integral à Saúde a qualquer momento. A decisão deve ser formalizada por escrito, através do Termo de Encerramento de Acompanhamento. O paciente não perderá o direito de acesso aos serviços oferecidos pela Unimed Noroeste/RS, de acordo com o plano contratado.

 

DESLIGAMENTO DO PROGRAMA

A atuação da equipe poderá ser interrompida se não houver sucesso no acompanhamento, em especial pela não concordância das instruções por parte do paciente, seus familiares e/ou cuidadores, respeitando-se o direito à autodeterminação e ao livre-arbítrio do cliente. Considera-se ainda como causa da interrupção a ausência aos atendimentos agendados, por três vezes consecutivas, sem notificação prévia. O beneficiário também poderá ser desligado do Programa caso ele próprio ou membro do núcleo familiar adote postura e/ou comportamento inadequado com a equipe do Programa. O paciente será comunicado do desligamento através do Termo de Encerramento de Acompanhamento emitido pela Unimed Noroeste/RS.

 

 

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