Voltar

“Brincar faz bem para a saúde”: UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS faz ação alusiva ao Dia da Criança

“Brincar faz bem para a saúde”: UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS faz ação alusiva ao Dia da Criança

“Brincar faz bem para a saúde”: UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS faz ação alusiva ao Dia da Criança

11 Outubro 2021

As brincadeiras incentivam e estimulam o desenvolvimento das crianças, conectando emocionalmente pais e filhos. Quem se lembra das brincadeiras de infância? Pular corda, andar de carrinho de rolimã, amarelinha, jogar pião... Enfim, são muitas memórias de criança a serem resgatadas. Com esta perspectiva, a UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS realizou nesta segunda-feira, 11, ação alusiva ao Dia da Criança. Como brincar faz bem para a saúde, os papais e mamães tiveram um momento especial com seus filhos que estão recebendo cuidados intensivos.

Vestidos especialmente para a ocasião, os bebês encantaram seus familiares na chegada, uma surpresa planejada pela equipe multiprofissional da UTI Neonatal. Os pais e mães também foram estimulados a resgatar as suas próprias brincadeiras de infância, indicando através de bilhetes com o que gostariam de brincar com os filhos. Esta memória foi colocada em uma “cápsula do tempo” a ser aberta quando a criança completar dois anos.

O objetivo da ação foi resgatar memórias afetivas, estimular o cuidado afetivo entre pais e filhos que estejam em sintonia com o Jeito de Cuidar Unimed. Afinal, a criança se sente cuidada quando brinca com os pais, conexões que geram qualidade de vida. Neste sentido, os papais também puderam escolher histórias clássicas de contos de fada - Cachinhos Dourados, Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho, entre outras - para contar ao bebê durante esta visita de Dia das Crianças. Outro gesto para fortalecer os vínculos com a criança especialmente neste momento que inspira cuidados em ambiente de UTI.

O casal Adélia Bruxel Roveder e Alex Hugo Roveder, pais de Alana, foram surpreendidos pela ação. "Foi um momento muito lindo. A gente comprou um presentinho de Dia das Crianças que vamos entregar quando ela tiver alta. Então, essa surpresa foi muito especial. E ela ficou bem atenta enquanto a gente lia a história da Cachinhos Dourados", relata a mãe. O casal também deixou escrito no bilhete para a cápsula do tempo que não vão faltar brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde e até banho de chuva com a filhinha.