Voltar

Cuidadores de idosos concluem curso promovido pela Unimed Noroeste/RS

Cuidadores de idosos concluem curso promovido pela Unimed Noroeste/RS

Cuidadores de idosos concluem curso promovido pela Unimed Noroeste/RS

6 Dezembro 2019

Em parceria com a Central Nacional Unimed e o Senac, a Unimed Noroeste/RS promoveu, gratuitamente, o Curso de Cuidadores de Idosos para a comunidade de Ijuí e região. A iniciativa é mais uma forma de fortalecer as ações de atenção à saúde, contribuindo com a cidadania e a qualidade de vida das pessoas idosas. Os inscritos no curso frequentaram aulas presenciais, ministradas no Senac Ijuí, e também tiveram aulas através da modalidade de Ensino à Distância (EAD). Na quinta-feira, 5, o momento foi de comemorar a conclusão e receber a certificação do Curso, em evento que ocorreu no Auditório do Hospital Unimed.

O diretor de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da Unimed Noroeste/RS, médico Volnei Malheiros, fez a entrega dos certificados aos cuidadores. “É extremamente positivo resgatar esse projeto que proporcionou ao grupo ter um olhar diferente do cuidado. O carinho, atenção e o amor eles já tem. Agora, após o curso, agregam um cuidado mais técnico para aquilo que eles já exercem no dia a dia”, observa ao destacar o papel da Unimed na aproximação da comunidade. “Creio que atingimos o objetivo e pretendemos dar continuidade a este projeto para que mais pessoas sejam capacitadas”, reforça.

A cuidadora Joana Clarice dos Santos exerce a função há nove anos e reconhece a importância do curso oferecido. “Todo o conhecimento agrega, pois qualificar-se é muito importante na nossa área. Em muitos casos ficamos sozinhas com os pacientes e quanto mais conhecimento e experiência tivermos mais seguros os familiares estarão, pois a responsabilidade é muito grande”, destaca.

O curso proporcionou formação e informação técnica, permitindo que cuidadores estejam aptos a cuidar de um idoso com todas as suas complexidades. Atualmente Joana trabalha como cuidadora em hospitais e avalia o curso como ótimo, considerando o nível dos conteúdos teóricos e práticos. “É uma experiência única. O curso nos qualificou para cuidar de um paciente sem medo e em diferentes situações. Com certeza vamos estar preparados e mais confiantes”, conclui.

O curso contemplou conteúdos sobre princípios e ética e temas como cuidados com a higiene do corpo e couro cabeludo, saúde bucal, administração de medicamentos, relacionamento, mudança de decúbito, primeiros socorros, e acidentes domiciliares. Nesta turma, 28 cuidadores foram capacitados.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: