Voltar

Equipe do Hospital Unimed Noroeste/RS realiza atualização em fisioterapia respiratória

Equipe do Hospital Unimed Noroeste/RS realiza atualização em fisioterapia respiratória

Equipe do Hospital Unimed Noroeste/RS realiza atualização em fisioterapia respiratória

14 Abril 2021

Visando garantir qualidade nos serviços prestados aos usuários, o Hospital Unimed Noroeste/RS promove constantemente a qualificação de suas equipes. Na noite desta terça-feira, 13, de forma on-line, os fisioterapeutas tiveram o primeiro encontro para atualização das condutas em fisioterapia respiratória na assistência ao paciente. Participaram profissionais da área que trabalham em todas as unidades do Hospital, incluindo aquelas destinadas a pacientes acometidos pela Covid-19.

O professor e consultor Luiz Alberto Forgiarini Júnior, especialista em Terapia Intensiva, Dr. em Ciências Pneumológicas pela Ufrgs, com pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, tratou sobre “Avaliação do sistema respiratório e funcional”. No segundo encontro, que vai ocorrer na próxima semana, será dado continuidade ao tema, enfatizando o atendimento a pacientes críticos.

Segundo a coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Fabiane Mazzurana, a constante atualização dos profissionais promove uma prática mais segura e embasada em evidências para a tomada de decisões das condutas a serem realizadas. “O curso dá continuidade ao desenvolvimento da equipe para prestar assistência técnica de qualidade ao paciente internado. Com a realização de uma boa avaliação, o profissional pode definir de forma mais criteriosa a estratégia terapêutica para otimizar o desfecho do tratamento”, observa.

Assistência a pacientes com Covid-19 - Os fisioterapeutas também estão atuando, há mais de um ano, com os pacientes acometidos pela Covid-19, em UTI ou leito clínico. Desde o princípio, todos profissionais das equipes multidisciplinares do Hospital Unimed Noroeste/RS recebem suporte técnico e tecnológico para seu trabalho. Estas formações com o professor Luiz Alberto Forgiarini Júnior qualificam para a atuação específica na pandemia. “A Fisioterapia tem papel crucial no atendimento a pacientes infectados pela Covid-19, com ações que vão desde orientações que visam atenuar os sintomas até, juntamente com a equipe multidisciplinar, otimizar o processo de recuperação daqueles indivíduos que desenvolveram formas moderadas a graves da doença, através de condutas terapêuticas para a reabilitação funcional do paciente”, complementa Fabiane Mazzurana.