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Folia em casa: confira as dicas da Unimed para curtir o carnaval com responsabilidade

Folia em casa: confira as dicas da Unimed para curtir o carnaval com responsabilidade

Folia em casa: confira as dicas da Unimed para curtir o carnaval com responsabilidade

12 Fevereiro 2021

Este ano o Carnaval será diferente. Com a pandemia de Covid-19 ainda persistindo e a vacinação em estágios iniciais, os foliões terão de adaptar esta festa para curtir com responsabilidade, em casa. A Unimed Noroeste/RS, juntamente com a Unimed do Brasil, está em campanha para estimular bons hábitos neste Carnaval. Arraste o sofá da sala, confira nossas dicas e #Mude1Hábito:

Se movimente

Aproveite o fim de semana e o feriado para se movimentar e fazer exercícios. Vale dançar, pular corda, subir escadas. Para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções. Idosos, com um pouco mais de cuidado, também podem se movimentar, fazendo alongamentos, por exemplo.

Dica fundamental: é importante sempre respeitar os limites do próprio corpo.

Se alimente bem

Uma alimentação balanceada é o ideal para o corpo e mente. Procure comer frutas, legumes e proteínas. Manter-se hidratado também é fundamental. Além de eleger alimentos saudáveis para integrar a dieta, um dos cuidados essenciais de quem se preocupa em manter a saúde em dia é ter atenção com a mastigação, considerada uma importante etapa do processo de digestão. Mastigação correta é sinônimo de comer devagar, apreciando os sabores e texturas dos alimentos e, de preferência, sentado e em um ambiente tranquilo.

Curta em casa com muita música

O Carnaval é feito de música. É ela quem embala as festividades nestes dias. Portanto, não deixe de curtir uma boa música. Faça a sua playlist com os sons do seu agrado.

Adquira um novo hábito

Que tal aproveitar o feriado para iniciar um novo hábito benéfico à saúde? A meditação é uma prática reforçada pelo Ministério da Saúde e recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Ela traz autoconfiança, redução dos níveis de estresse, melhora a concentração, mais tranquilidade, entre outros benefícios. Então, respire fundo e pratique:

  • Prepare-se: desligue a TV, coloque o celular no mudo e se mantenha em um lugar silencioso. Roupa confortável também é importante. Você ainda pode colocar uma música ambiente para te acalmar e diminuir a luz do cômodo
  • Cronometre o tempo da meditação, que pode durar três ou 30 minutos, se preferir. Contabilizar evita que você fique pensando em quanto tempo se passou, se está prestes a acabar
  • Encontre a sua posição: muitos optam pela posição de lótus ou índio, mas o importante é que você esteja em uma posição confortável. É possível, inclusive, meditar deitado, em especial nos casos de pessoas que têm dificuldades para dormir
  • Respiração: ela favorece a concentração e a tranquilidade. Se estiver sentado, apoie o queixo no peito. Inspire, sentindo o ar entrando pelas narinas. Expire devagar, percebendo as partes do corpo que se movem quando esvazia os pulmões. Procure inspirar profundamente. Segure um instante antes de expirar. Depois, experimente soltar o ar como um suspiro. Encontre um ritmo confortável para sua respiração e foque nela, para expulsar os pensamentos aleatórios
  • Sinta o seu corpo: vá sentindo as sensações de cada parte do seu corpo. Isso ajuda a se concentrar e a acalmar. Leve o tempo que precisar