Voltar

Hospital Unimed: funcionários são treinados em simulado de incêndio e evacuação de ambiente

Hospital Unimed: funcionários são treinados em simulado de incêndio e evacuação de ambiente

Hospital Unimed: funcionários são treinados em simulado de incêndio e evacuação de ambiente

26 Julho 2021

Treinar os funcionários para um incidente no ambiente hospitalar é prevenir e profissionalizar. Afinal, além das inúmeras situações que entram pela porta de Emergência, a ocorrência de um sinistro interno, como um incêndio, pode colocar em risco dezenas de vidas. E como forma de garantir a segurança de pacientes, profissionais da instituição e todas as demais pessoas que circulam pelas suas áreas, o Hospital Unimed Noroeste/RS desenvolveu nesta segunda-feira, 26, exercício Simulado de Incêndio e Evacuação em quarto de sua Unidade de Internação 200. A iniciativa buscou capacitar os funcionários integrantes da Brigada de Emergência.

Cerca de 15 profissionais envolveram-se na atividade, organizada com apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). Duas colaboradoras simularam pacientes e outras duas acompanhantes. O uso de fumaça artificial buscou tornar a situação mais próxima do que seria uma ocorrência real. Hidrante, extintor de CO2 e de pó químico foram acionados. “O treinamento contempla requisitos do Plano de Emergência Contra Incêndio. Mas mais do que isso, é uma forma de reforçar o zelo pela segurança, principalmente de nossos clientes e equipes, reforçando a excelência do nosso jeito de cuidar”, destaca a gerente de Gestão de Pessoas, Sandra Carneiro.

A atividade reforça o conhecimento dos funcionários para saber como agir em um evento adverso, que causaria pânico, medo e correria, minimizando assim os impactos sobre todos os públicos do ambiente hospitalar. Para além do treinamento prático, a eficiência dos procedimentos, dentro do tempo previsto em situação real, é também avaliada pela instituição.