Voltar

Hospital Unimed Noroeste/RS completa 16 anos consolidado como referência macrorregional

Hospital Unimed Noroeste/RS completa 16 anos consolidado como referência macrorregional

Hospital Unimed Noroeste/RS completa 16 anos consolidado como referência macrorregional

21 Maio 2021

Hospital Unimed Noroeste/RS, 16 anos de histórias. Desde a sua inauguração, em 2005, a instituição atua com altos padrões de excelência, priorizando a segurança de pacientes e profissionais de saúde. Estes diferenciais na atenção a beneficiários Unimed e demais clientes estão ainda mais evidentes neste último ano em decorrência da pandemia da Covid-19, que vem exigindo elevado preparo das equipes assistenciais, qualificação tecnológica e estrutura física moderna, com capacidade de ajustes regulares.

Neste domingo, 23, o Hospital Unimed completa 16 anos. “Durante todo este tempo nos aprimoramos para enfrentar situações complexas, como esta pandemia. Temos um corpo clínico qualificado e contamos com equipamentos modernos que permitem dar respostas adequadas neste grave momento, consolidando a nossa condição de referência aos pacientes da região. Isto é fruto da caminhada ao longo da história do Hospital”, reforça o diretor de Serviços Próprios da Unimed Noroeste/RS, médico Marcelo Garzella.

Esse ponto fica mais evidente ainda em razão da conquista da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo a única instituição com este reconhecimento nas Regiões Noroeste, Celeiro e Médio Alto Uruguai. Ao estabelecer um novo padrão no atendimento médico-hospitalar, consolidado como referência macrorregional, o Hospital Unimed mantém constantes investimentos em tecnologia e, especialmente, na qualificação de suas equipes técnicas, com ênfase nas práticas de segurança do paciente e de todos os profissionais envolvidos na assistência.

A estrutura de serviços próprios da Unimed contempla ainda Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório de Análises Clínicas, este último com unidades também em Panambi e Frederico Westphalen. Destacam-se ainda no complexo hospitalar as UTIs Adulto e Neonatal, Centro Cirúrgico e Obstétrico, Pronto Atendimento, Emergência e Serviço de Oncologia, complementando a oferta de 112 leitos distribuídos em três Unidades de Internação e demais áreas de apoio.

Oncologia como referência Ao longo desses 16 anos, o Hospital Unimed Noroeste/RS vem recebendo investimentos em melhorias na estrutura física e na incorporação de novas tecnologias. Neste momento a cooperativa prioriza a expansão do Serviço de Oncologia, em uma área ampla e moderna para o atendimento aos pacientes. O projeto deve consolidar a instituição como centro de referência em Oncologia e tem previsão de término das obras de ampliação para o mês de julho de 2021, com investimento superior a R$ 1,3 milhão.

Segundo o coordenador técnico do Serviço de Oncologia, médico Fábio Franke, a região terá à disposição um centro de excelência em tratamento oncológico, permitindo o atendimento de pacientes Unimed, de outros convênios e particulares. “Vamos dobrar nossa capacidade de atendimento, com boxes individuais, oferecendo todo o conforto e atenção diferenciada aos nossos clientes. Aliado a isso, temos o aumento do número de profissionais, não apenas na área médica, mas ampliando também a presença das áreas de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. A dimensão multiprofissional é fundamental para a recuperação e qualidade na rotina de atendimento dos pacientes, focando na atenção integral à saúde”.

Fábio Franke observa que a ampliação do setor de Oncologia é um marco para o Hospital Unimed em seus 16 anos. “Este movimento inclui também o aprimoramento de todas as demais áreas médicas do já qualificado corpo clínico da Unimed Noroeste/RS”, reforça. O médico aponta para o incremento da pesquisa clínica, buscando o desenvolvimento cada vez mais acelerado de novos tratamentos. Os pacientes do novo centro terão acesso, antecipado a protocolos destas pesquisas, ampliando as possibilidades clínicas. “Soma-se a isso a ideia da implantação de um Centro de Estudos com o objetivo de desenvolver projetos científicos em parceria com a Universidade. Dessa forma, estaremos aliando um cuidado de excelência ao paciente com a inovação de novos tratamentos, garantindo uma posição de destaque ao Hospital Unimed Noroeste/RS”, complementa o coordenador técnico.