Voltar

Medicina Ocupacional da Unimed ministra treinamento para formação de Cipa no Hospital Bom Pastor de Ijuí

Medicina Ocupacional da Unimed ministra treinamento para formação de Cipa no Hospital Bom Pastor de Ijuí

Medicina Ocupacional da Unimed ministra treinamento para formação de Cipa no Hospital Bom Pastor de Ijuí

23 Julho 2021

O Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional da Unimed Noroeste/RS realiza nesta semana mais uma importante ação referente à segurança no trabalho. Durante dois turnos, nesta sexta-feira, 23, equipes do setor ministraram treinamento para formação dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Bom Pastor, de Ijuí. Composto por 20 horas/aula, o curso terá sequência com outras atividades nos próximos dias.

Pela manhã, os técnicos de Enfermagem Luísa Olavia Raquel Olimpia Riyo Costa e Márcio Roberto Avozani Albrecht abordaram orientações relacionadas a primeiros socorros. Destacaram principais acidentes e outras ocorrências que acontecem nas empresas, tais como desmaio, parada cardiorrespiratória, ataque epilético e crise convulsiva, fratura de ossos e articulações, apontando para como agir em cada situação. “Não somente a Cipa, mas todos precisamos estar preparados para saber como agir em cada caso”, alerta Márcio Albrecht. Na sequência os profissionais discorreram sobre doenças sexualmente transmissíveis e suas manifestações. No período da tarde, o técnico de Segurança do Trabalho, Rodrigo Moreira, explanou sobre acidentes e doenças do trabalho, indicando sobre a dinâmica de investigação e coleta de informações das ocorrências.

“A formação da Cipa é obrigatória e regulamentada em legislação. Mas mais do que isso, os cipeiros são disseminadores de uma cultura de cuidado dentro das organizações”, destaca o diretor de Gestão de Pessoas e Mercado da cooperativa, médico Edmar Grimm Berg. Portanto, através da sua área de Medicina Saúde e Medicina Ocupacional, a Unimed prepara os cipeiros das instituições parceiras para que tenham um olhar diferenciado na identificação de riscos no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral.

O diretor adjunto do Hospital Bom Pastor, Günter Melchiors, ratifica esta observação, apontando que a opção pela Medicina Ocupacional no curso de formação de cipeiros objetivou “apontar uma conduta ampla, que não visasse apenas o cumprimento da legislação”, mas para que os profissionais que compõem a Cipa saibam que podem fazer a diferença a partir do conhecimento que está sendo proporcionado. Conforme o gestor, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é formada por 14 pessoas de diferentes áreas da instituição.

O Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional da Unimed Noroeste/RS atende vários municípios da região. Uma Unidade Móvel é a mais recente novidade da área, favorecendo a realização de exames de Eletroencefalograma, Eletrocardiograma e Audiometria, Avaliação Psicossocial e coletas laboratoriais, além de consultas clínicas, diretamente na empresa contratante. Para saber mais sobre estes e outros serviços prestados, basta entrar em contato pelo 55 3331 9738 ou 99141 4461.