Voltar

Profissionais do Hospital Unimed Noroeste/RS recebem informações nutricionais em atividade educativa

Profissionais do Hospital Unimed Noroeste/RS recebem informações nutricionais em atividade educativa

Profissionais do Hospital Unimed Noroeste/RS recebem informações nutricionais em atividade educativa

20 Abril 2021

Os profissionais do Hospital Unimed Noroeste/RS tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira, 20. Um estande com informações nutricionais, voltadas principalmente para orientações sobre consumo de frutas e vegetais, foi exposta em frente ao refeitório. A ação desenvolvida pela formanda do curso de Nutrição da Unijuí, Bruna Pereira, fez parte de atividade ligada ao estágio que realiza na instituição.

O objetivo foi sensibilizar e educar os profissionais a adotarem uma dieta mais equilibrada e saudável. Desta forma, foram abordados para receber informações e também esclarecer suas dúvidas. “A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400g de frutas ao dia, o que equivale a cerca de 3 frutas e 3 vegetais, em média, por exemplo. E, para incentivar o consumo destes alimentos, eu trouxe também algumas receitas, que foram entregues aos participantes”, observa.

Segundo a estudante, através do estágio está tendo uma das primeiras experiências em ambiente hospitalar, sendo que o contato com profissionais de diversas áreas no dia a dia tem contribuído significativamente em sua formação profissional. “Pelo que pude observar, a maioria das pessoas acaba não consumindo a quantidade ideal diária de frutas e vegetais. Então, acredito que seja importante trazer estas informações, para que eles também possam cuidar de si e inserir estes alimentos na rotina”, complementa Bruna.

A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietoterapia do Hospital Unimed Noroeste/RS, Juliana Muraro Witzke Bettega, ressalta que levar informações de um jeito simples e prático aproxima o público das questões nutricionais. “Também é importante ressaltar o conhecimento da Universidade aqui dentro do Hospital, pois as estudantes em estágio trazem estas oportunidades aos profissionais, fazendo uma relação de troca”, frisa Juliana, que supervisionou as atividades desenvolvidas na manhã desta terça.

Dicas – Confira algumas dicas que foram compartilhadas na atividade:

- As frutas e vegetais são excelentes fontes de vitaminas, minerais, importantes para prevenir doenças, deficiências desses micronutrientes e garantem boa imunidade.

- Além de serem fontes de fibra, fornecem, de modo geral, muitos nutrientes em uma quantidade relativamente baixa de calorias, característica que as torna ideais para a prevenção do consumo excessivo de calorias, da obesidade e doenças crônicas associadas a esta condição, como diabetes e doenças do coração.

- Para alcançar o número indicado por dia pela OMS, é necessário que esses alimentos estejam presentes em todas as refeições.

- Não esqueça da variedade de consumo, para garantir ao organismo diferentes vitaminas e minerais, pois contribuem para a proteção da sua saúde.