Histórico da Unimed Noroeste/RS

Histórico da Unimed Noroeste/RS

A Unimed Noroeste/RS, nova denominação assumida pela Unimed Ijuí a partir de setembro de 2009, surge para consolidar a presença regional da Cooperativa Médica, alicerçada numa trajetória de 40 anos de atuação no mercado. A excelência em serviços de saúde constitui-se no maior diferencial na relação com milhares de beneficiários. Para a construção desse conceito, a Unimed Noroeste/RS conta com a atuação qualificada de médicos cooperados em diferentes especialidades e uma rede credenciada de serviços, identificados com esse padrão.

A nova denominação apenas reforça, na realidade, a atuação regional da Unimed, presente em 52 municípios. Desde a sua fundação, em 20 de outubro de 1971, como a segunda cooperativa médica do Estado e uma das primeiras do país, a Cooperativa é líder no mercado de planos de saúde, reconhecimento que se traduz em mais de 70 mil beneficiários atendidos em toda a região.

Quando da fundação da Unimed Ijuí, o modelo cooperativista ainda dava seus primeiros passos no país. Em dezembro de 1967, liderados por Edmundo Castilhos, um grupo de médicos de Santos (SP) fundou a primeira união dos médicos, com base nos princípios do cooperativismo. Em Ijuí, o movimento para a criação da cooperativa envolveu cerca de 30 médicos. A Assembleia Geral de constituição da Unimed, realizada no salão nobre da Prefeitura, foi presidida pelo médico Bruno Wayhs e teve como secretário o médico Armindo Pydd. Foi a segunda Unimed criada no Rio Grande do Sul, poucos dias após a cooperativa de Erechim.

 

Primeiras Reuniões (1971)

 Sede Alugada (1973)

A primeira sede da Unimed Ijuí foi em sala cedida pela Associação Hospital de Caridade de Ijuí. No ano seguinte, em 1972, mudou-se para uma casa alugada em frente ao Banco do Brasil. Devido ao rápido crescimento, a Unimed Ijuí construiu sua sede própria na rua Siqueira Couto, 57, inaugurada em 1979. A atual sede situa-se ao lado, no Condomínio Centro Médico Ijuí, na rua Siqueira Couto, 93.


Nos anos 90, a Unimed Ijuí passa a planejar a implantação de serviços próprios. Em dezembro de 1994, os médicos cooperados aprovaram, durante Assembleia Geral Extraordinária, indicativo para a realização de estudos visando a criação de Pronto Atendimento e Laboratório, porém já sinalizando para, no futuro, a construção de um hospital. Em agosto de 1995, outra AGE analisa a viabilidade financeira para a implantação de Pronto Socorro, sugerindo a retenção de percentual da produção dos médicos para a constituição de um fundo específico.


Em maio de 1997, o Conselho de Administração autorizou a compra de um primeiro terreno, de 10.800 metros quadrados, no Bairro Hammarstron, para a implantação de hospital. A área foi logo ampliada, totalizando cerca de 31.500 metros quadrados. Ainda neste ano, após visita de técnicos da Unimed do Brasil, a Cooperativa constitui a primeira Comissão de Obras e define o nome do arquiteto André Carlos Lorentz para a execução do projeto. O Fundo de Recursos Próprios foi efetivamente constituído em janeiro de 1998, através de AGE, com a retenção de percentual da produção médica.

 

Inauguração da Sede Própria (1979)

Lançamento da Pedra Fundamental do
Hospital da Unimed (2001)


O lançamento da pedra fundamental ocorreu em janeiro de 2001, em solenidade prestigiada por dirigentes de todo o Sistema Unimed do Rio Grande do Sul. A obra iniciou, de fato, em março daquele ano. Quatro anos depois, em 18 de março de 2005, a Unimed Ijuí inaugurou o seu moderno complexo hospitalar, situado na Rua Pedro Hammarstron, 287, resultado de um investimento inicial de R$ 19 milhões, aos quais se somam valores aplicados de forma permanente na qualificação da estrutura e na incorporação de novas tecnologias. Em dezembro de 2009 a Cooperativa inaugurou a terceira unidade de internação e em março de 2011 inaugurou o Centro de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrico. O serviço constitui-se hoje em referência na Região Noroeste e mesmo para outras áreas do Estado.

A mudança de denominação para Unimed Noroeste/RS, reforçando a presença regional da Cooperativa Médica, foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 4 de setembro de 2009, em Palmeira das Missões.

 

 Inauguração do Hospital Unimed (2005)

Assembléia Geral Extraórdinária
consolida caráter Regional (2009)


Unimed Noroeste/RS