Histórico da Unimed Noroeste/RS

Histórico da Unimed Noroeste/RS

 
Primeiras Reuniões (1971)
 Sede Alugada (1973) e Inauguração da Sede Própria (1979)
Lançamento da Pedra Fundamental do
Hospital da Unimed (2001)
Inauguração do Hospital Unimed (2005) 

A Unimed Noroeste/RS é segunda cooperativa médica do Estado e uma das primeiras do País, fundada em 20 de outubro de 1971. Denominada inicialmente Unimed Ijuí, assumiu nova nomenclatura em 2009, reforçando sua atuação em 52 municípios das regiões Noroeste, Celeiro e Médio Alto Uruguai.

 

Pioneirismo - No período de fundação da então Unimed Ijuí, o modelo cooperativista ainda dava seus primeiros passos no País. Em dezembro de 1967, liderados por Edmundo Castilhos, um grupo de médicos de Santos (SP) fundou a primeira união dos médicos, com base nos princípios do cooperativismo. Em Ijuí, o movimento para a criação da cooperativa envolveu cerca de 30 médicos. A Assembleia Geral de constituição da Unimed, realizada no salão nobre da Prefeitura, foi presidida pelo médico Bruno Wayhs e teve como secretário o médico Armindo Pydd. Esta foi a segunda Unimed do Rio Grande do Sul, instituída poucos dias após a cooperativa de Erechim.

A primeira sede da Unimed Ijuí foi em sala cedida pela Associação Hospital de Caridade de Ijuí. No ano seguinte, em 1972, mudou-se para imóvel alugado, na rua 15 de Novembro, em frente a atual localização do Banco do Brasil (centro). Devido ao rápido crescimento, a Unimed Ijuí construiu sua sede própria na rua Siqueira Couto, 57, inaugurada em 1979. A atual sede situa-se ao lado, no Condomínio Centro Médico Ijuí, na rua Siqueira Couto, 93.

 

Expansão dos serviços - Nos anos 90, a Unimed Ijuí passou a planejar a implantação de serviços próprios. Em dezembro de 1994, os médicos cooperados aprovaram, durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), indicativo para a realização de estudos visando a criação de Pronto Atendimento e Laboratório, porém já sinalizando para, no futuro, a construção de um hospital. Em agosto de 1995, outra AGE analisa a viabilidade financeira para a implantação de Pronto Socorro, sugerindo a retenção de percentual da produção dos médicos para a constituição de um fundo específico.

Em maio de 1997, o Conselho de Administração autorizou a compra de um primeiro terreno, de 10.800 m², no Bairro Hammarstron, para a implantação de hospital. A área foi logo ampliada, totalizando 31.500 m². Ainda neste ano, após visita de técnicos da Unimed do Brasil, a cooperativa constituiu a primeira Comissão de Obras e definiu o nome do arquiteto André Carlos Lorentz para a execução do projeto. O Fundo de Recursos Próprios foi efetivamente criado em janeiro de 1998, através de AGE, com a retenção de percentual da produção médica.

O lançamento da pedra fundamental ocorreu em janeiro de 2001, em solenidade prestigiada por dirigentes de todo o Sistema Unimed do Rio Grande do Sul. A obra iniciou-se, de fato, em março daquele ano. Quatro anos depois, em 18 de março de 2005, a Unimed Ijuí inaugurou o seu moderno complexo hospitalar, situado na Rua Pedro Hammarstron, 287, em Ijuí, resultado de um investimento inicial de R$ 19 milhões, aos quais se somam valores aplicados de forma permanente na qualificação da estrutura e na incorporação de novas tecnologias.  A estrutura contempla Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório de Análises Clínicas, este último com extensão no centro de Ijuí, inaugurada também ainda em 2005, e em Panambi, em funcionamento desde 2015.

Em dezembro de 2009 a cooperativa inaugurou a terceira unidade de internação e em março de 2011 deu-se início os atendimentos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Em 2017, com a estruturação de um novo modelo para o Serviço de Oncologia, o Hospital Unimed passou a ser referência também para os tratamentos oncológicos.

A cooperativa conta com sete Coordenadorias Regionais, que tornam-se referência para os clientes: Frederico Westphalen, Ijuí, Palmeira das Missões, Panambi, Santo Augusto, Tenente Portela e Três Passos. A mudança de denominação para Unimed Noroeste/RS, reforçando a presença regional, foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 4 de setembro de 2009, em Palmeira das Missões.

 

Assembleia Geral Extraordinária consolida caráter Regional (2009)