Reconhecimentos e Premiações recebidas pela Unimed Noroeste/RS

Reconhecimentos e Premiações recebidas pela Unimed Noroeste/RS

2 Março 2015

 

Certificação no Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa 2014

 

 

Através de projetos que vão além da assistência à saúde e contemplam diferentes áreas e segmentos da sociedade, a Unimed Noroeste/RS demonstra sua preocupação e cuidado com a comunidade em que está inserida. Estas práticas foram mais uma vez reconhecidas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a qual concedeu à Cooperativa Médica certificação no Prêmio de Responsabilidade Social 2014.

 

A distinção tem como ponto central o incentivo ao envolvimento de instituições em práticas de responsabilidade social voltadas para o bem-estar da sociedade. Além disso, representa um reflexo das políticas adotadas pela Cooperativa em sua gestão, no âmbito de organização atuante e comprometida com o desenvolvimento da sociedade. Com o tema norteador “Educação”, também foram agraciadas outras singulares do Sistema Unimed, como Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Unimed Erechim, Unimed Missões, Unimed Pelotas e Unimed Porto Alegre. 

 

 


 

20º Prêmio de Marketing Unimed Dr. Nilo Marciano de Oliveira (2014)

 

 

A constante valorização pela comunidade em que está inserida leva a Unimed Noroeste/RS a obter constantes reconhecimentos no cenário do Sistema Unimed. A interação com seus diferentes públicos levou a Cooperativa Médica a ser consagrada no 20º Prêmio de Marketing Unimed Dr. Nilo Marciano de Oliveira, promovido pela Unimed do Brasil. A Cooperativa obteve troféu de 1º lugar na categoria “Ações no Meio Digital”, com o reconhecimento do Concurso Cultural “Saúde para [Você]”, desenvolvido no segundo semestre de 2013 pela Diretoria de Marketing, através do setor de Comunicação e Marketing.

 

A distinção premiou a Unimed Noroeste/RS pela valorização das pessoas, a partir do incentivo à qualidade de vida. A Cooperativa acredita e estimula a aproveitar, compartilhar e curtir os momentos que a vida oferece da melhor maneira, ou seja, com saúde. Princípios valorizados em sua trajetória, que se fortaleceram no concurso cultural premiado.

 

O principal objetivo foi incentivar o público a compartilhar suas experiências de saúde, ou ainda, publicar motivos para desejar saúde ao completar a frase “Saúde para [...]”. O conceito trabalhado estimulava os participantes a expressarem sua maneira de viver intensamente todos os momentos. Na mesma categoria (Singulares de Médio Porte) também concorreram as Unimed Amparo (SP) e Unimed Nordeste Paulista (SP).

 

 


 

 

 Selo Prata de Sustentabilidade 2014 - Unimed do Brasil

 

 

Uma instituição que entende a importância da sustentabilidade na gestão de seu negócio. Em 2014 a Unimed Noroeste/RS foi agraciada com o Selo Prata de Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil. A distinção expressa o resultado de um trabalho e esforço e comprometimento contínuo da Cooperativa com sua atuação nas áreas sociais e ambientais.

 

A distinção visa valorizar as cooperativas do Sistema Unimed que têm incorporado em seu processo de gestão, temas essenciais da sustentabilidade nos cenários social, econômico e ambiental. O resultado é obtido através da avaliação de indicadores que contemplam critérios como transparência e governança, meio ambiente, clientes, comunidade e governo e sociedade. Em seus referenciais estratégicos, a Unimed Noroeste/RS tem na responsabilidade socioambiental o estímulo para a aproximação com seus diferentes públicos.

 

 


 

 

 Selo Unimed de Sustentabilidade para Hospitais 2014

 

 

Atenção, cuidado, dedicação, humanização, compromisso com a sociedade e com o meio ambiente. Ações que fortalecem o diferencial do serviço prestado no Hospital Unimed Noroeste/RS.

 

As práticas desenvolvidas pelo Serviço Próprio foram reconhecidas em 2014, através do Selo Unimed de Sustentabilidade para Hospitais 2014, concedido pela Unimed do Brasil. A distinção contempla critérios de avaliação de indicadores ligados ao ambiente, saúde, segurança, acessibilidade e gestão, realizada a partir de informações encaminhadas pelas organizações. Dessa forma, além de reconhecer as atividades realizadas, o Selo caracteriza-se como ferramenta de diagnóstico.

 

A premiação foi entregue durante Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios e Jornada Nacional Unimed de Enfermagem, representando a valorização dos programas e ações que visam o desenvolvimento de diferentes áreas, assim como a qualificação dos serviços prestados. As ações de sustentabilidade desenvolvidas na Unimed Noroeste/RS estão alinhadas aos referenciais estratégicos da organização. Com atividades voltadas ao desenvolvimento social e ambiental, a Cooperativa reforça o seu comprometimento com a comunidade em que se encontra inserida. Considerada referência em projetos na área, a Unimed mostra que é possível se desenvolver, implementar novos projetos e inovar buscando a qualidade, sem esquecer das práticas sustentáveis.

 

 


 

31º Top de Marketing ADVB/RS - 2013


 

Em um trabalho realizado com empenho e cuidado, o reconhecimento não se resume a uma premiação, ele vai além. O verdadeiro prêmio contempla a percepção do cliente, quando ele se sente valorizado e protegido.

Dessa forma, a Unimed Noroeste/RS entende que a entrega de serviços de qualidade também está alinhada a valorização de seus prestadores. O trabalho desenvolvido pela Cooperativa Médica, que agrega bonificação ao bom atendimento, traz excelentes resultados, em especial, na consolidação de políticas de relacionamento com seus diferentes públicos. Esta postura garantiu a conquista de mais um importante reconhecimento em nível estadual. Em 2013 a Unimed Noroeste/RS figurou entre os vencedores do 31º Top de Marketing ADVB/RS na categoria Cooperativas, segmento destacado pela primeira vez.

Este reconhecimento consagra a Unimed Noroeste/RS como inovadora, preocupada com a entrega de melhores serviços aos seus clientes e fomenta a melhoria continua dos profissionais. O case premiado apresenta o Programa de Valorização do Cooperado, desenvolvido através da Diretoria de Desenvolvimento Humano desde 2009. O Programa reforça a transparência como um dos princípios de gestão e estimula o maior envolvimento dos médicos nas ações da Cooperativa, relacionando remuneração com indicadores de qualidade. Referência dentro do Sistema Unimed, o programa já foi apresentado no Simpósio das Unimeds do Rio Grande do Sul (Suergs), no Seminário de Boas Práticas da Federação Unimed/RS, ambos em 2013, e nos Encontros Estadual e Nacional de Núcleos de Desenvolvimento Humano. Entre os resultados do Programa, está o aumento da satisfação dos médicos em relação à Cooperativa, que neste ano atingiu percentual de 85%. Entre os objetivos das ações, destacam-se a melhor remuneração do médico, o fomento ao aperfeiçoamento contínuo dos profissionais e o incentivo à entrega de serviços de qualidade. No contexto do Programa, destacam-se eventos como: Conhecendo a Unimed, Passando a Limpo e Café com saúde.

 

 

 

 

30º Top de Marketing ADVB/RS - 2012
 

 

“Este é um palco de ideias inovadoras”. A definição utilizada pelo patrono José Galló, também presidente das Lojas Renner, evidencia a importância de estar entre as empresas e organizações premiadas no 30º Top de Marketing da ADVB/RS, uma das mais importantes distinções da área. A Unimed Noroeste/RS fez parte de seleto grupo que subiu o palco do Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, na noite do dia 26 de novembro. O reconhecimento foi alcançado com o case da campanha dos 40 anos da Cooperativa Médica, denominada “A nossa natureza é cuidar”, que resgatou as ações desenvolvidas entre outubro de 2010 e outubro de 2011.

Na categoria Sustentabilidade, a Unimed Noroeste/RS foi premiada ao lado de marcas como Bebidas Fruki, Braskem, Hospital Moinhos de Vento, Lojas Lebes, Prefeitura de Canoas e Sistema Fiergs. Já nas categorias Segmento de Mercado foram agraciadas, entre outras, a RBS TV (Comunicação Mídia Eletrônica), Zero Hora (Comunicação Mídia Impressa), Unisinos (Educação), Sicredi (Finanças), Grêmio (Esportes), Grendene (Moda), Marcopolo (Indústria Nacional), Vivo (Telecomunicações), Panvel (Varejo Nacional) e Unimed Porto Alegre (Saúde).

Cuidar, proteger, cooperar, aproximar ... Estes foram alguns dos conceitos valorizados pela campanha dos 40 anos, a partir de diretriz estabelecida pela Diretoria Executiva. As ações buscaram reforçar a presença region
 

al da Cooperativa Médica, com ênfase ao projeto “Unimed Aproximar”, marcado por eventos em praças públicas nos principais municípios da área de ação. Na dimensão política, no contexto do Sistema Unimed, a data foi marcada pela realização do fórum “A natureza de ser Unimed”, que trouxe pela primeira vez à região o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, e o presidente da Central Nacional Unimed, Mohamad Akl, entre outras lideranças do sistema cooperativista médico. A campanha contribuiu ainda para consolidar a presença da Unimed Noroeste/RS nas mídias e redes sociais.

 


 

 

 


 


Selo Unimed de Responsabilidade Social - 2012


 

Pela segunda vez consecutiva, a Unimed Noroeste/RS foi certificada com o Selo Unimed de Responsabilidade Social 2012. A certificação é concedida pela Unimed Brasil e tem por objetivo destacar as cooperativas que desenvolvem programas e ações por uma sociedade justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. O Selo é uma importante ferramenta de diagnóstico, aprendizagem e monitoramento da atuação das Cooperativas em questões sociais, econômicas e ambientais.

A metodologia para a certificação é baseada na avaliação de temas dos indicadores: Valores e Transparência, Público Interno, Comunidade, Meio Ambiente, Fornecedores, Clientes e Governo e Sociedade. Também foram analisados o Balanço Social e a inclusão de projetos no Banco de Responsabilidade Social do Sistema Unimed.
 

 


Prêmio de Responsabilidade Social AL - 2012
 

 

A Unimed Noroeste/RS foi certificada pela Assembleia Legislativa no Prêmio de Responsabilidade Social 2012. A entrega ocorreu no dia 28 de novembro, em solenidade realizada no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. A distinção tem por objetivo incentivar projetos voltados para o bem-estar da sociedade e preservação ambiental. Neste ano a edição teve como tema “Ações de Governança e Transparência”. No evento, empresas privadas, sociedades cooperativas, organizações governamentais, administrações municipais, instituições de ensino e entidades sem fins lucrativos foram agraciadas com certificados e medalhas de Responsabilidade Social e os troféus Destaque-RS em 10 categorias.
 

 

 


 


Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - 2012
 

 

“A taça do mundo é nossa...”. Não era Copa do Mundo, mas foi este o sentimento da Torcida Unidos da Unimed quando o presidente Leandro Roberto Oss Zambon ergueu a Medalha Bronze do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP 2012). Era o reconhecimento ao novo modelo de gestão adotado pela Unimed Noroeste/RS nos últimos anos, centrado na excelência organizacional, através do 17º Prêmio de Qualidade RS e 2º Prêmio Inovação PGQP.

A Cooperativa Médica está entre as organizações agraciadas pelo PGQP neste ano, alcançando a Medalha Bronze. A grande festa, considerada o Oscar da Qualidade, foi realizada em meados de julho no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Em clima de festa, cerca de 80 colaboradores acompanharam a premiação. Este foi o primeiro ano em que a Unimed Noroeste/RS participou do PGQP, concorrendo na categoria Medalha Bronze. No total, em 2012, foram 79 organizações campeãs da gestão no Estado.

O modelo de gestão da Cooperativa, direcionado para a excelência, qualificando a relação com médicos cooperados, colaboradores, beneficiários, fornecedores e a sociedade em geral, representa o grande marco para este reconhecimento. A grande meta para os próximos anos, inserida no Planejamento Estratégico, é a busca por troféus do PGQP.

É a vitória da qualidade Unimed Noroeste/RS. Cerca de 700 colaboradores e mais de 300 médicos cooperados fazem parte dessa história de sucesso.

 
 

 


Prêmio Ambiental Ludwig Reichardt Filho - 2012
 

 

Outro reconhecimento na área de responsabilidade socioambiental foi alcançado pela Unimed Noroeste/RS em junho de 2012. O Programa de Gerenciamento de Resíduos foi agraciado no Prêmio Ludwig Reichardt Filho, conferido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A premiação foi recebida na Praça da República, em Ijuí, no encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente. Também receberam premiação por projetos que desenvolvem na área ambiental a Arquienge Engenharia e Arquitetura Ltda. e a Ceriluz.

 

 

 


Encontro Nacional de Serviços Próprios - 2012

 

 

A Unimed Noroeste/RS alcançou reconhecimento por seus projetos de responsabilidade socioambiental dentro do Sistema Unimed. O case “A responsabilidade socioambiental através do Programa de Gerenciamento de Resíduos” foi premiado em abril de 2012, em São Paulo, no Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios, um dos principais eventos do cooperativismo médico do país. Apenas duas cooperativas receberam premiação no evento.

 





 


 


Unimed Noroeste/RS conquista Selo de Responsabilidade Social 2011

 

 

A Unimed Noroeste/RS teve mais uma vez reconhecida a sua política de responsabilidade social, desta vez dentro do Sistema Unimed. A Cooperativa Médica está entre aquelas que foram certificadas com o Selo Unimed de Responsabilidade Social 2011, conforme resultado divulgado nesta semana pela Unimed do Brasil. No total, 214 singulares alcançaram o Selo neste ano, por atenderem os indicadores de avaliação. Lançado em 2003, o Selo reconhece as Cooperativas que adotam práticas socialmente responsáveis.

 

Para o presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, a conquista do Selo Unimed de Responsabilidade Social evidencia o trabalho que vem sendo desenvolvido nesta área. Observa que a Cooperativa estabeleceu a responsabilidade social como um dos pilares atuais de gestão, através da promoção à saúde, da integridade social e do cuidado com o meio ambiente. O médico ressalta que no contexto atual da sociedade “os resultados de uma empresa precisam estar voltados também a qualificar o capital humano e valorizar a busca de uma identidade socialmente responsável”.

 

Em 2010, a Unimed Noroeste/RS alcançou reconhecimento para suas ações nesta área ao ser premiada no 28º Top de Marketing ADVB/RS, com destaque na categoria Top Responsabilidade Social. O marco dessas ações está no Programa de Gerenciamento de Resíduos, lançado em 2008 com o objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados no Hospital Unimed. A Cooperativa Médica mantém ainda parceria com instituições públicas e não governamentais, em especial a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Colônia de Pescadores Z 18, para o desenvolvimento de projetos ambientais. O projeto mais recente prevê a atuação do grupo de voluntários Comunidade Unimed na execução de projeto de arborização denominado Novo Leste Sempre Verde”, abrangendo o Bairro Novo Leste, em Ijuí.

 

 
 
 

 


Unimed Noroeste/RS recebe Selo Parceiro Qualidade RS - PGQP - 2010

 

 

A Unimed Noroeste/RS, após adotar modernas técnicas de gestão e inscrita no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), desenvolveu grande ação na área da Gestão da Qualidade e, por conseqüência, passa a utilizar o Selo Parceiro Qualidade RS PGQP, disponibilizado pelo próprio programa à Cooperativa. Para tanto, um grupo de trabalho foi criado no início de 2010 e, desde lá, se reúne semanalmente para trabalhar com os objetivos do PGQP.

O trabalho desenvolvido ao longo do ano passou a seguir os critérios do programa, sendo eles: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos, resultados. No final do mês de outubro de 2010 a Unimed Noroeste/RS entregou o relatório final junto ao PGQP, finalizando a primeira etapa de um trabalho que será contínuo dentro da Cooperativa. O PGQP tem o objetivo de estimular, articular e promover ações visando tornar competitivos os produtos e serviços das organizações do RS, por meio da melhoria da qualidade e produtividade. O Selo Parceiro Qualidade RS PGQP demonstra que a empresa está empenhada na busca da excelência, da competitividade sustentável e de melhores resultados.
 

 

 


Top de Marketing ADVB/RS 2010 :
Unimed Noroeste/RS recebe reconhecimento por ações de Responsabilidade Social

 

 

A política de responsabilidade socioambiental praticada pela Unimed Noroeste/RS alcançou reconhecimento estadual em novembro de 2010. A Cooperativa Médica está entre as empresas vencedoras do 28º Top de Marketing ADVB/RS, na categoria especial Top Responsabilidade Social.

O Top de Marketing ADVB/RS representa uma das principais premiações conferidas no Estado e na Região Sul, buscando a valorização das estratégias e práticas empregadas pelas empresas que efetivamente transformam as ações em resultados. A distinção abrange 23 categorias de Segmento de Mercado, além de premiações especiais: Top Responsabilidade Social (empresas públicas ou privadas), na qual a Unimed Noroeste/RS está sendo destacada, e Top Inovação em Práticas de Vendas.
 
O case inscrito pela Unimed Noroeste/RS, com o título “Desenvolvimento com Responsabilidade Socioambiental”, destaca a política de responsabilidade socioambiental adotada pela Cooperativa Médica como um dos principais valores agregados a marca. As ações nesta área vêm sendo trabalhadas especialmente no Hospital Unimed, o principal serviço próprio da Cooperativa, tendo como marco o Plano de Gerenciamento de Resíduos, a partir de outubro de 2008.

 

Dr. Leandro Oss Zambon recebendo o Prêmio Top de Marketing Plano de Gerenciamento de Resíduos

 

 

 


 
 
Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa - 2010
 
 
 
O Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa foi palco para a cerimônia da 11ª edição do Prêmio Responsabilidade Social, no mês de novembro de 2010. O Prêmio é uma das contribuições do Parlamento para valorizar as práticas socialmente responsáveis e dar destaque ao tema. A Unimed Noroeste/RS esteve entre as organizações certificadas. Em 2010, 223 organizações foram certificadas e 13 contempladas com o Troféu Destaque RS, em dez categorias e três temas norteadores. O trabalho da Comissão Mista responsável por avaliar os inscritos é acompanhado por auditoria externa, realizada pela Selbach Auditores. As organizações distinguidas com o Troféu Destaque RS apresentam melhor desempenho na pontuação do Balanço Social e do Relatório de Responsabilidade Social. O objetivo da distinção é destacar e incentivar os projetos voltados ao bem-estar da sociedade e para a preservação ambiental.

 

 


 


Prêmio Mérito Empresarial 2010

Unimed Noroeste/RS agraciada com Prêmio Mérito Empresarial 2010

 
 

A Unimed Noroeste/RS foi uma das agraciadas com o Prêmio Mérito Empresarial do Rio Grande do Sul 2010, entregue no mês de junho de 2010 em evento de gala no Restaurante Panorâmico da Fenac, em Novo Hamburgo. A premiação abrangeu empresas de diferentes segmentos da economia gaúcha, evidenciando ações empreendedoras. A premiação é promovida anualmente pela Revista Destaque Gaúcho com o apoio da Câmara Brasil-China-Mercosul. O evento é organizado pelo jornalista Davenir Breier, que apresenta aos sábados o programa Destaque Gaúcho, na Rede Bandeirantes/RS. O reconhecimento alcançado pela Unimed Noroeste/RS decorre dos avanços no modelo de gestão. O Destaque Empresarial também reconhece o processo de regionalização adotado pela Cooperativa Médica, fortalecendo a presença em municípios da sua área de ação através de investimentos na estrutura de atendimento hospitalar e na estruturação de escritórios regionais.

 

Presidente da Unimed Noroeste/RS Dr. Leandro Roberto Oss Zambon recebendo a premiação do diretor superintendente da Cooperativa Piá de Nova Petrópolis, José Mario Hansen Assessor de Relacionamento Sr. Paulo César Rocha, Presidente da Unimed Noroeste/RS, Dr. Leandro Roberto Oss Zambon e Diretor Administrativo, Dr. Edmar Grim Berg

Comunicação e Marketing