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Insônia: entenda o que pode afetar o seu sono

Insônia: entenda o que pode afetar o seu sono

Estresse, hálitos alimentares, excesso de trabalho. Saiba o que pode interferir na sua noite de sono

Insônia: entenda o que pode afetar o seu sono

12 Março 2018

 

 

A insônia é um dos distúrbios mais comuns relacionado ao sono. Muitas pessoas podem apresentar dificuldade para dormir ou despertam no meio da noite sem conseguir retomar o sono. Esses períodos podem durar dias ou semanas e podem estar relacionados a alguma preocupação momentânea. Mas há quem passe meses com o problema.

 

A insônia pode prejudicar o humor, a qualidade de vida, as relações com as pessoas e até o trabalho. Mas saiba que é possível descobrir a causa e, em alguns casos, certas mudanças de hábitos podem ajudar a solucionar o problema.

 

 

 

SINTOMAS

  • Dificuldade em adormecer à noite;
  • Acordar durante a noite;
  • Acordar mais cedo do que o habitual;
  • Não se sentir descansado ao acordar;
  • Cansaço ou sonolência durante o dia;
  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade;
  • Dificuldade em prestar atenção ou em se concentrar;
  • Preocupações ao dormir.

 

 

 

PRINCIPAIS CAUSAS

Você sabia que a insônia pode estar associada a diversos problemas? Saúde mental, medicamentos, distúrbios do sono, cafeína, nicotina e álcool são alguns deles. Veja abaixo quais são as causas mais comuns.

Estresse

As preocupações com o trabalho, a escola, a saúde, as finanças ou a família podem manter sua mente ativa durante a noite, dificultando o sono.

Viagens ou trabalho

O ritmo circadiano, relacionado ao relógio biológico, orienta ações do organismo como o sono, vigília, metabolismo, entre outras. Alterações nos ritmos circadianos provocadas por múltiplas viagens ou alterações no turno de trabalho, por exemplo, podem resultar em insônia.

Hábitos de sono

Os maus hábitos de sono como horário irregular para dormir, sonecas durante o dia, atividades estimulantes noturnas, utilizar a cama para trabalhar, comer ou assistir TV, uso de computadores, videogames ou smartphones antes de ir para cama podem interferir no seu ciclo de sono.

Alimentação

Refeições feitas próximo ao horário de dormir podem desencadear problemas como azia e refluxo, que podem perturbar o sono.

 

 

HÁBITOS SAUDÁVEIS

  • Durma sempre no mesmo horário e usufrua da mesma quantidade de horas diariamente;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Consulte o médico para verificar se algum medicamento em uso pode ser o responsável pelo problema;
  • Evite o cochilo durante o dia;
  • Evite álcool e cafeína;
  • Evite refeições pesadas e bebidas antes de dormir;
  • Tenha um quarto confortável;
  • Crie um ritual relaxante para dormir, como tomar um banho quente, ler ou ouvir uma música suave.

 

 


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura

Fonte: Mayo Clinic

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


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