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Sistema imunológico

Sistema imunológico

Conheça as funções do sistema imunológico e como você pode ajudar a proteger o seu organismo de doenças e infecções

Sistema imunológico

11 Maio 2018

O sistema imunológico é uma barreira formada por células, tecidos e órgãos que protegem o organismo de influências nocivas. Ele é, portanto, essencial para a nossa sobrevivência. Enquanto o sistema funciona normalmente, nem o notamos. Mas quando o desempenho do sistema imunológico está comprometido, o corpo logo dá sinal de que algo está errado. É nesse momento, por exemplo, que o organismo pode manifestar alguma doença.

 

 

 

 

 

Veja quais são as funções do SISTEMA IMUNOLÓGICO:

 

 

Neutralizar bactérias, vírus, parasitas ou fungos que entram no

corpo e removê-los

 

 

Reconhecer e neutralizar substâncias nocivas do meio ambiente

 

 

Combater as próprias células do corpo que mudaram devido a alguma doença,

como as células cancerígenas

 

 

 

 

Estar saudável é o primeiro passo para manter o sistema imunológico forte. Todo o organismo, incluindo o sistema imunológico, funciona melhor quando está protegido de agressões ambientais e quando ganha o reforço de ações que promovam a qualidade de vida. Para isso é importante:

• Não fumar

• Ter uma dieta rica em frutas e legumes

• Exercitar-se regularmente

• Manter o peso saudável

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

• Ter boas noites de sono

• Manter a higiene adequada (por exemplo, lavar bem as mãos)

• Minimizar o estresse

 

 

 

 

Dentre alguns outros, cinco micronutrientes desempenham papéis importantes na manutenção da função imunológica: vitamina B6, vitamina C, vitamina E, magnésio e zinco. Para isso, é necessário consumir alimentos variados. Veja abaixo algumas sugestões.

Vitamina B6

Frango, cereais, bananas e batatas com casca.

 

Vitamina C

Tomate, frutas cítricas, pimentão, brócolis e kiwi.

 

Vitamina E

Sementes de girassol, amêndoas, manteiga de amendoim e óleo de cártamo e de girassol.

 

Magnésio

Trigo integral, legumes, nozes, sementes, soja, grão de bico, banana e abacate.

 

Zinco

Ostras, cogumelos, carne bovina, caranguejo, peru, oleaginosas e sementes de abóbora.


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura - Alex Mendes

Fonte: Harvard Health Publishing – Harvard Medical School e National Library of Medicine

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


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