Voltar

Outubro Rosa: o que é e como surgiu a campanha

Outubro Rosa: o que é e como surgiu a campanha

Durante todo o décimo mês do ano acontece a campanha Outubro Rosa. Ele serve para conscientizar e prevenir o câncer de mama. Saiba mais sobre a campanha mundial neste artigo.

Outubro Rosa: o que é e como surgiu a campanha

14 Outubro 2014

 

Outubro Rosa é um movimento mundial, criado para lembrar a população sobre a importância dos exames para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

 

O câncer de mama ocorre quando há uma multiplicação anormal de células nas mamas. Não costuma apresentar consequências graves quando diagnosticado e tratado rapidamente. 

 

Segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais, são grandes as chances de cura com tratamentos menos agressivos

 

No entanto, se o diagnóstico é realizado em um estágio mais avançado da doença, o câncer pode acabar espalhando para outros órgãos, a chamada metástase. Ela reduz as chances de cura, sendo vista e tratada como uma doença crônica. 

 

Com um diagnóstico tardio (ou estágio mais avançado da doença), o percentual de cura cai para 50%. Por isso, é essencial que as mulheres mantenham seus exames em dia, bem como o acompanhamento médico regular. 

 

A prevenção deve fazer parte da rotina da mulher, por meio do exame de toque, observação das mamas e, claro, hábitos e comportamentos saudáveis.

 

Quer entender melhor o Outubro Rosa, saber mais sobre o cenário do câncer de mama no Brasil e as principais notícias sobre a campanha de 2019? Continue lendo abaixo os conteúdos que preparamos. 

 

Neste artigo, você vai saber:

 
  • O que é a campanha do Outubro Rosa
  • Notícias de campanhas do Outubro Rosa em 2019
  • Conteúdo e mensagem para sua campanha do Outubro Rosa
  • Curiosidades da campanha sobre o Câncer de Mama
 

Boa leitura!

 

O que é a campanha do Outubro Rosa

O movimento mundial Outubro Rosa reforça a importância do autocuidado para a prevenção do câncer de mama

 

A campanha Outubro Rosa é um movimento mundial que busca incentivar a prevenção contra o câncer de mama.

 

De acordo com o INCA, até o final deste ano de 2019, estimam-se 59.700 mil casos novos de câncer de mama. No entanto, quando descoberto rapidamente, o tratamento é muito eficaz. Por isso, o Outubro Rosa reforça a importância de as mulheres manterem exames preventivos em dia, especialmente as que pertencem aos grupos de risco do câncer de mama.

 

Uma das maneiras  de identificar um crescimento anormal das células da mama é o autoexame. A mulher, por conta própria consegue realizar o exame de toque e observação de suas mamas.

 

Quando a mulher conhece seu corpo, ela pode observar alterações significativas, como uma mudança no formato da mama, uma mancha ou um nódulo. 

 

Sabia que 35% das mulheres identificam o câncer de mama apenas realizando essa rotina mensal

 

Ainda segundo o INCA, 65% das mulheres descobrem a doença de forma casual, como durante uma relação sexual ou em função de dores incomuns. 

 

Um exame periódico que precisa estar na agenda de todas as mulheres acima de 50 anos é a mamografia. O acompanhamento deve ser feito a cada dois  anos, exceto se houver maior risco, como histórico de doença na família. 

 

Considerando que, se tratada precocemente, são grandes as chances de sucesso, é compreensível que as organizações do mundo todo se reúnam e relembrem as mulheres sobre a importância dos exames periódicos.

 

A campanha do Outubro Rosa tem ótima adesão por empresas públicas e privadas, pois ajuda a fortalecer o autocuidado, apresentando-o como um ato de amor próprio.Além disso, as empresas utilizam o movimento tanto para incentivar a busca pela saúde e qualidade de vida, quanto para valorizar e reconhecer suas colaboradoras do sexo feminino. 

- Principal objetivo do Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa começou no Brasil em 2002, e a partir de 2011 passou a ser utilizada para também conscientizar sobre o câncer de colo de útero.

 

O objetivo do movimento é alertar para os riscos da doença, e incentivar para que mulheres procurem manter sua rotina de consultas e exames preventivos em dia.Isso porque o tratamento contra o câncer de mama tem altas taxas de sucesso, mas somente se o diagnóstico for precoce. 

 

A campanha Outubro Rosa chama a atenção por meio da  cor que empresas e instituições utilizam em fachadas, materiais de comunicação, uniformes, decoração de ambientes, entre outros.

 

  

 

A campanha também visa alertar:

  • mulheres: para que realizem seus exames periódicos
  • homens: para que incentivem irmãs, mães, namoradas, esposas, vizinha e colegas a manterem sua saúde em dia
 

É preciso alertar também sobre os casos de câncer de mama masculino. Ainda que a incidência em homens seja menor do que em mulheres, o Outubro Rosa é uma ótima oportunidade para eliminar o preconceito e a desinformação. 

 

O objetivo da campanha mundial é divulgar informações acerca da doença, facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade pelo câncer de mama. 

- Breve história do Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990, criado pela fundação Susan G. Komen for the Cure. A primeira “Corrida pela Cura”, promovida pela fundação, aconteceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento se repete todos os anos, até hoje. 

 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao compartilhamento de informações sobre a doença, prevenção e tratamento.Na ocasião, outubro foi o mês escolhido para marcar o projeto de conscientização. Para identificar as ações, entidades enfeitavam suas cidades com laços rosas. O artefato se transformou no símbolo da luta contra o câncer de mama. 

 

Outras formas de decoração, como iluminação rosa, surgiram depois. Apesar de não se ter um registro claro de como isso começou, as ações serviram para difundir o movimento Outubro Rosa, hoje presente em inúmeros países.

 

No Brasil, o primeiro sinal do movimento Outubro Rosa foi a iluminação rosada no Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, apoiadas por uma empresa europeia de cosméticos.

Outubro Rosa: participe do movimento! 

Muitas Instituições públicas e privadas estão engajadas no movimento Outubro Rosa

 

Inúmeras empresas, de diferentes setores e portes, costumam promover campanhas e ações internas sobre o movimento Outubro Rosa. 

 

A data está normalmente presente no calendário de endomarketing ou saúde do trabalho. É uma oportunidade para que as colaboradoras mulheres se informem, questionem e atualizem seus exames preventivos periódicos. 

 

Além das empresas, organizações não governamentais, federações, conselhos, ministérios e prefeituras se mobilizam para os objetivos da campanha Outubro Rosa. 

 

Para que você possa participar do movimento Outubro Rosa, trazemos informações de prevenção. Assim, você apoia a iniciativa da melhor maneira: cuidando de você! 

 

Confira! 

 

- Faça o autoexame das mamas

Você sabia que a maior parte dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres? 

 

Conhecer o seu corpo é fundamental para observar alterações que devam ser investigadas. O autoexame das mamas é uma das formas de você se conhecer, auxiliando na identificação precoce dos sinais de alerta para o câncer de mama. 

 

Se olhe em frente ao espelho, observe o formato das mamas, das aréolas e dos bicos dos seios; apalpe a fim de buscar nódulos; verifique se possui alguma sensibilidade fora do normal, ou dor. 

 

Procure um médico se você perceber: 

 
  • Diminuição dos mamilos
  • Aparecimento de veias ou vermelhidão
  • Pele com textura de casca de laranja
  • Secreções
  • Caroço ou inchaços, com dor ou não
  • Mudança no formato da mama
  • Feridas, coceiras ou ondulações 
  • Enrijecimento das mamas
  • Sulcos, marcas ou alteração na textura da pele

- Mantenha seus exames preventivos em dia

Faça suas consultas e exames preventivos. O ginecologista deve ser agendado, pelo menos, uma vez ao ano, para o preventivo contra o câncer de colo de útero. A mamografia deve ser feita a cada dois anos, se você não tiver histórico na família com a doença.

 

Converse com o seu médico para orientações específicas para a sua situação, e não deixe de manter em dias as recomendações. 

- Adote hábitos saudáveis

Com a adoção de hábitos saudáveis é possível evitar cerca de 30% dos casos de câncer de mama. Isso sem falar na prevenção de outras doenças e na melhora da qualidade de vida como um todo. Vale a pena você fazer modificações na sua rotina, adotando hábitos como: 

 

  • Pratique alguma atividade física periodicamente
  • Opte por uma alimentação saudável, pelo menos na maioria dos dias
  • Mantenha o seu peso corporal adequado, conforme sua altura e sua idade
  • Evite ou reduza o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamente pelo máximo de tempo possível (faz bem para mamãe e para o bebê!)
  • Busque alternativas a fim de evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e reposição hormonal

Conteúdo e mensagem para sua campanha do Outubro Rosa

 

Inspire-se para criar sua campanha de Outubro Rosa e participar deste movimento tão importante

 

Você pretende embarcar na campanha do Outubro Rosa, levando informação e amor para as mulheres ao seu redor? Então, inspire-se nessas ideias para fazer uma campanha consciente e verdadeira. 

 

Não esqueça de consultar a cartilha do Ministério da Saúde sobre o câncer de mama

 

Repassar informações corretas sobre as formas de prevenção da doença é fundamental para que a campanha gere resultados reais na redução da taxa de mortalidade. 

— Frases do Outubro Rosa

Você pode criar cartazes, cartões ou papel de parede para o computador com frases que incentivem o autocuidado e a realização de exames periódicos.

 

Alguns exemplos de frases sobre o Outubro Rosa, são: 

 
  • Outubro Rosa: um ato de amor.
  • Outubro Rosa: valorize sua vida, faça seus exames preventivos.
  • Prevenir é um ato de amor. Faça o autoexame e a mamografia periódica.
  • Declare o seu amor por você mesma! Conheça e cuide do seu corpo. Faça os exames preventivos da mama. 
  • Outubro Rosa é um mês para lembrar, mas qualquer dia é dia para cuidar da sua saúde. 
  • Prevenir é uma das melhores formas de lutar. Outubro Rosa.
  • Outubro Rosa: se toque (mas também vá ao médico!).
  • Com o apoio de todos é mais fácil combater o câncer de mama.
  • Outubro Rosa: um mês com toque de coragem. 

- Imagens do Outubro Rosa

Para ilustrar seus materiais, você pode utilizar fotografias ou ilustrações. Não esqueça do laço rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. 

 

 

 

— Decoração do Outubro Rosa para empresas

Que tal decorar seu ambiente de trabalho, explorando ainda mais a campanha do Outubro Rosa entre os colaboradores? 

 

Uma dica é criar adesivos e colar nos espelhos dos banheiros femininos, lembrando as mulheres do quanto elas são importantes e que devem cuidar do próprio corpo. 

 

Balões rosa são uma alternativa barata para decorar as salas. Se você tiver um orçamento um pouco maior, pode mandar fazer camisetas e distribuir aos seus funcionários (homens inclusive!).

 

Mudar a iluminação externa da fachada da empresa, colocando uma luz rosa, é uma excelente forma de mostrar para a cidade que você apoia a campanha Outubro Rosa. 

 

Outros materiais que podem ser criados como sinalização são faixas, banners, fundos de bandeja (para o refeitório). Além disso, broches de laços rosas podem ser utilizados diariamente, junto ao uniforme, roupa ou crachá.

Curiosidades da Campanha Contra o Câncer de Mama

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como surgiu e qual o objetivo do Outubro Rosa, vamos contar algumas curiosidades sobre ele. 

 

— O que significa o laço no Outubro Rosa? Por que a cor rosa?

 

Tanto a cor quanto o laço são fortes símbolos de identificação com a campanha Outubro Rosa. Mas você sabe a história por trás deles? Vamos conhecer, agora! 

— O que significa o laço rosa e como ele surgiu?

O laço surgiu como símbolo de alerta quando ativistas contra a AIDS, nos anos 90, se inspiraram em algumas histórias anteriores para simbolizar a luta contra a doença.Para representar a AIDS, usaram um laço vermelho, porque vermelho é a cor da paixão. 

 

Assim, em 1991, quando a fundação Susan G. Komen resolveu presentear os participantes Corrida pela Cura do Câncer de Mama, em Nova Iorque, com um laço, escolheu a cor rosa para representar a luta contra a doença. Desde então, o laço rosa se tornou símbolo desta luta, assim como o vermelho ainda é símbolo da luta contra a AIDS. 

- Por que o Outubro Rosa é rosa?

O Outubro foi escolhido como o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama pela fundação Susan G. Komen, desde 1986. Este foi o mês de nascimento da mulher que dá nome à instituição e que descobriu estar com câncer de mama aos 33 anos.

 

A partir disso, a Race for the Cure® passou a ser realizada no mês de outubro, primeiramente na cidade de Dallas, no Texas (EUA) e, posteriormente, em diversas cidades do mundo.

 

A corrida do ano de 1991, na cidade de Nova Iorque, foi a primeira onde a fundação distribuiu laços rosas para os participantes, como explicado anteriormente. O laço rosa passou a ser identificado como símbolo do câncer de mama.

 

Assim, todas as outras iniciativas, públicas ou privadas, adotaram a mesma cor ao tratarem das campanhas de prevenção da doença.

 

Conclusão

 

Realizar os exames periódicos e manter hábitos de vida saudáveis são as melhores formas de aderir à campanha Outubro Rosa

 

O Outubro Rosa é um movimento mundial de combate e prevenção ao câncer de mama.O objetivo das campanhas é compartilhar informações em relação à doença, formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. 

 

Câncer de mama é o câncer que mais afeta mulheres no mundo todo. Apesar de ser uma doença reconhecidamente grave, o câncer de mama tem um tratamento muito eficaz quando diagnosticado precocemente.

 

Por isso, conscientizar as pessoas sobre a importância de uma vida com hábitos saudáveis, além de consultas e exames periódicos, é fundamental para a redução da taxa de mortalidade do câncer de mama. 

 

Portanto, a campanha do Outubro Rosa serve para alertar dos perigos da doença e reforçar que o cuidado com a saúde e seu corpo é um ato de amor. 

 

Não deixe para depois! Participe, você também, do movimento Outubro Rosa. 

 

Quer ler outros artigos relacionados à saúde da mulher? Então, confira nossas sugestões:

 

Comunicação Unimed do Brasil

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em