Voltar

Novo Rol de Procedimentos (RN 338)

Novo Rol de Procedimentos (RN 338)

Novo Rol de Procedimentos (RN 338)

Somente para planos de saúde regulamentados: Novas coberturas referente ao Rol de Procedimentos estabelecido pela RN 338.

 

15 de Março de 2021 -

 

Prezados Clientes,

A cobertura do seu plano de saúde é estabelecida em conformidade com o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde, observada a segmentação, abrangência de cobertura, carências e períodos e cobertura parcial temporária. Desta forma, comunicamos que a partir de 24 de fevereiro de 2021 entrou em vigor o Rol de procedimentos e eventos em saúde, publicado pela Agência Reguladora através da Resolução Normativa (RN) nº 465/2021, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Com isso, estão definidos os novos exames e tratamentos que passam a fazer parte da lista obrigatória dos planos de saúde. São 69 novas coberturas, além de outras alterações, que ampliam e qualificam a assistência aos beneficiários. A RN que estabelece a nova lista de procedimentos entrará em vigor no dia 1º/04/2021.

A partir dessa atualização, 69 coberturas estão sendo acrescentadas ao Rol dos planos de saúde, sendo 50 relativas a medicamentos e 19 referentes a procedimentos como exames, terapias e cirurgias. Na lista de medicamentos, estão 19 antineoplásicos orais que contemplam 28 indicações de tratamento para diversos tipos de câncer; 17 imunobiológicos com 21 indicações para tratamento de doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes, como psoríase, asma e esclerose múltipla; e 1 medicamento para tratamento de doença que leva a deformidades ósseas. Na lista dos procedimentos estão exames, terapias e cirurgias para diagnóstico e tratamento de enfermidades do coração, intestino, coluna, pulmão, mama, entre outras. 

Outras atualizações que não envolvem ampliação de cobertura fazem parte desse ciclo de revisão, entre as quais alterações em DUTs e aprimoramento de termos descritivos de procedimentos já elencados no Rol.

Clique nos links no final da matéria para download da relação completa da Lista dos procedimentos do Rol, bem como da Lista de Medicamentos do Rol que passam a ter cobertura a partir de 01 de abril de 2021, respeitada a segmentação de cobertura do plano e períodos de carências.

Informamos que, os medicamentos para terapia antineoplásica oral de uso domiciliar, para tratamento do câncer, serão assegurados desde que prescrito pelo médico assistente do beneficiário e devem ser autorizados pela Operadora de Planos de Saúde. O local para a retirada e/ou entrega do medicamento será informado no momento da autorização.

Lembramos ainda, que caso o seu plano possua coparticipação para os procedimentos realizados em regime ambulatorial, automaticamente a coparticipação passará a incidir sobre os novos procedimentos e coberturas incluídas na revisão do novo rol de coberturas, inclusive os medicamentos de uso domiciliar, para terapia antineoplásica oral.

Sendo o que consta para o momento, colocamo-nos a disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários, através do telefone 0800 605 9090 ou através do e-mail: faleconosco@unimednm.coop.br. Bem como através dos nossos canais de atendimento via WhatsApp (31) 992181-0007.

Obs: Aproveitamos a oportunidade para ressaltar a todos os clientes que façam contato com a Unimed Norte de Minas, sempre que não encontrarem médico cooperado ou rede credenciada para a realização de consultas ou procedimentos eletivos, antes de realizarem de forma particular e procurar reembolso. Pois conforme prevê a RN 259, o cliente deve demandar incialmente o serviço, para começar a contar os prazos de atendimento estabelecidos pela resolução normativa. Caso contrário, sendo constatada rede na área de atendimento do seu contrato, o reembolso poderá ser indeferido ou você receberá conforme previsto em contrato, ou seja, conforme tabela da sua Operadora de Saúde.

 

Lista de Procedimentos Incorporados do Rol (março/2021)


Lista de Procedimentos do Rol

 

 

Lista de Medicamentos do Rol