Voltar

Portal TISS

Portal TISS

TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE COMPLEMENTAR

Portal TISS

TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE COMPLEMENTAR

 

GUIAS DE ATENDIMENTO

 

Anexo de Outras Despesas

Anexo de Solicitação de OPME

Anexo de Solicitação de Quimioterapia

Anexo de Solicitação de Radioterapia

Demonstrativo de Análise de Conta

Demonstrativo de Pagamento

Guia de Comprovante Presencial

Guia de Consulta

Guia de Honorários

Guia de Prorrogação de Internação e Complementação do Tratamento

Guia de Recurso Glosa

Guia de Resumo Internação

Guia de Solicitação de Internação

Guia de SP SADT

 

A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

O COPISS – Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar - identificou a necessidade de revisar o padrão vigente, respaldado pela Resolução Normativa nº 153 de 28 de maio de 2007 (revogada pela Resolução Normativa 305 de 09 de outubro de 2012), que estabeleceu a revisão do mesmo em prazo não inferior a 360 dias. Identificada à necessidade de unificar as terminologias de diárias, taxas e gases medicinais, medicamentos e órteses, próteses e materiais especiais, a fim de completar a inclusão das terminologias no Padrão TISS. Identificada a necessidade de padronizar os processos de recurso de glosas, solicitação de procedimentos para tratamento quimioterápico, solicitação de procedimentos para tratamento radioterápico e aprimorar a solicitação de órteses, próteses e materiais especiais, e ainda, revisar os processos já padronizados.

Encontra-se em vigência desde 26 de maio de 2014 a versão 3.02.00 que substitui a versão 2.02.03 de 25/09/2008, com prazo de implantação até 30 de maio de 2014. A versão 2.02.03 encontra-se vigente até 31 de agosto de 2014, data após a qual não mais deverá ser praticada pelo mercado.

 

O padrão TISS - versão 3.02 - está organizado em cinco componentes:

1) Organizacional
O componente organizacional do Padrão TISS estabelece o conjunto de regras operacionais.

2) Conteúdo e estrutura
O componente de conteúdo e estrutura do Padrão TISS estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência, para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde.
3) Representação de Conceitos em Saúde
O componente de representação de conceitos em saúde do Padrão TISS estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar - TUSS.
4) Segurança e Privacidade
O componente de segurança e privacidade do Padrão TISS estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.
5) Comunicação
O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML - Extensible Markup Language.
 

Canal de atendimento para dúvidas sobre padrão TISS

Os cooperados e prestadores poderão encaminhar sua dúvidas sobre a implementação do padrão TISS 3.02 para o endereço ewalter@unimednm.coop.br.

O prestador solicitante deve entregar ao beneficiário, em papel, a solicitação de exames, terapias ou internação mesmo quando houver encaminhamento eletrônico da mesma para a operadora.

Coordenador TISS
Ewalter Costa Alves

Suplente
Marcos Vinícius Rodrigues da Cruz

Contato
ewalter@unimednm.coop.br
(38) 2101-1591


 
Em caso de dúvidas no preenchimento da nova Guia TISS, acesse o "Componente de Representação de Conceitos em Saúde (Teminologia Unificada da Saúde Suplementar)" disponível no link abaixo:

Padrão TISS