Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A Unimed Nova Friburgo acredita que a responsabilidade social se fundamenta na ética e na transparência. A cooperativa só pode ser socialmente responsável se tiver um relacionamento ético com os públicos com os quais se vincula (cooperados, colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade em geral). O principal objetivo é ampliar o conceito de empresa cidadã e disseminá-lo junto à sociedade.



Programa Jovem Aprendiz

Encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Dados do último censo comprovam que mais de 11 milhões de brasileiros procuram um lugar no mercado de trabalho. Para os jovens, encontrar uma vaga é ainda mais complicado.
As empresas, na hora da contratação, aumentaram as exigências e o desemprego fez crescer a competitividade no mercado de trabalho.
A falta de experiência é a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem experiência o emprego está difícil, imagine só para quem está começando. Só muita persistência, preparo e conhecimento de algumas Políticas Públicas podem ajudar a dar o empurrão inicial.

A Unimed em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola, CIEE de Nova Friburgo, realiza o Programa Jovem Aprendiz, que contribui para formação da cidadania e capacitação profissional de jovens entre 14 a 24 anos.
Por um período de dois anos, são firmados contratos de trabalho de primeiro emprego com jovens aprendizes priorizando os filhos de funcionários da cooperativa de menor poder aquisitivo. São ao todo 11 vagas, onde os jovens aprendizes desenvolvem atividades em diversos setores da Unimed e do Hospital Unimed Nova Friburgo. Cada jovem recebe um salário mínimo proporcional às horas trabalhadas, 6 horas durante quatro dias da semana, um dia é para realização de curso de formação profissional, vale-transporte, vale alimentação, plano odontológico, enfim todos os direitos de um funcionário contratado. Ao percebemos o destaque de algum dos jovens aprendizes, o mesmo é contratado como funcionário da cooperativa e uma nova vaga é aberta proporcionando a contratação de novos jovens.
O jovem precisa estar participando regularmente das aulas e demais atos escolares do CIEE.

Parcerias Sociais

Comitê Municipal de Combate à Dengue
Através de ações internas e externas a Unimed participa na divulgação de folhetos e campanhas de prevenção contra a Dengue.

Conseg – Conselho de Segurança de Nova Friburgo
A Unimed é parceira no CONSEG em campanhas de prevenção e educação para o trânsito.

APAE – Associação de Pais e Amigos do Excepcional
Participação em eventos, Yakissoba da Apae com fornecimento de uniformes.

Escolas públicas
Atendimento gratuito aos alunos e professores que sofrem acidentes em horário de aula nas escolas públicas dos bairros Chácara do Paraíso, Loteamento Jacina e Nova Suíça.

Fornecedores
A Unimed prima pelo compromisso com fornecedores socialmente responsáveis. São empresas comprometidas com o meio ambiente, que não exploram o trabalho infantil.

SELO DE SUSTENTABILIDADE

A Unimed Nova Friburgo recebeu o Selo Prata de Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil.
Vários critérios foram analisados para pontuar e certificar as cooperativas que desenvolvem programas que contribuem para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Na Unimed Nova Friburgo os principais destaques foram política de desenvolvimento profissional, empregabilidade, valorização da diversidade e respeito ao meio ambiente.
A Unimed Nova Friburgo tem como meta para os próximos anos integrar, promover e participar de projetos e programas de natureza social com o objetivo de contribuir na promoção da qualidade de vida e auxiliar na diminuição da exclusão social.

Responsabilidade Sócio ambiental

O Hospital Unimed mostra, cada vez mais, sua preocupação com o desenvolvimento sustentável. Algumas ações já implantadas demonstram seu compromisso com a preservação do meio ambiente.

• Utilização de exaustores eólicos que possibilitam aeração e ventilação de ambientes de remoção de calor, umidade e poluição sem uso de energia.

• Estação de tratamento de água e esgoto – todo o esgoto produzido pelo hospital passa por um complexo processo físico-químico, resultando em água tratada que pode ser utilizada para vários fins ou, simplesmente, ser lançada no sistema público de coleta de esgoto de forma a não causar qualquer tipo de prejuízo ao patrimônio ambiental.

• Iluminação zenital – A recepção e corredores recebem ampla iluminação zenital através de uma cobertura com envidraçamento duplo e vidros especiais.