Câncer no aparelho digestivo é tema de palestra na Unimed Nova Iguaçu

Câncer no aparelho digestivo é tema de palestra na Unimed Nova Iguaçu

15 Outubro 2019

O gastroenterologista e endoscopista Vilson Lemos Junior, mestre pela UFRJ e cooperado da Unimed Nova Iguaçu, conduziu a palestra sobre “Câncer no Aparelho Digestivo – Fatores de Risco e o Diagnóstico Precoce” para usuários e público em geral, no dia 18 de setembro, no auditório da AMNI – Associação Médica de Nova Iguaçu. O evento, organizado pelo setor de Medicina Preventiva, teve o objetivo de falar sobre a doença de forma clara e objetiva, conscientizar e esclarecer dúvidas.

Segundo o especialista, manter uma alimentação sadia, praticar regularmente atividade física, evitar o tabagismo e o consumo do álcool são os principais cuidados para se evitar o câncer no aparelho digestivo. O câncer é considerado a segunda principal causa de morte no mundo (Fonte: IHME - Institute for Health Metrics and Evaluation, 2016).

O evento também contou com a apresentação da nutricionista da Medicina Preventiva, Paula Pimenta, que enfatizou os tipos de alimentos mais saudáveis e os que mais favorecem o surgimento da doença. “Evitar ou eliminar os industrializados, dando preferência aos alimentos naturais e cereais, é fundamental para manter a saúde. Um em cada três casos de câncer pode ser evitado com uma alimentação equilibrada, a realização de exercícios físicos regulares e a manutenção do peso adequado”.