Unimed Nova Iguaçu elabora Planejamento Estratégico para o biênio 2020-2021

Unimed Nova Iguaçu elabora Planejamento Estratégico para o biênio 2020-2021

25 Novembro 2019

Diretores e um grupo de colaboradores da Unimed Nova Iguaçu se reuniram nos dias 08, 09 e 10 de novembro, em Itaipava, para debater e elaborar o Planejamento Estratégico (biênio 2020-2021). O encontro contou com a participação da empresa de consultoria em Gestão e Recursos Humanos UnaEmpattika, além dos palestrantes Ivan Melo, professor na Fundação Presidente Antônio Carlos, Mauri Pimentel, diretor do SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito, Dr. Luiz Paulo, presidente da Unimed Volta Redonda, Vasco Rodrigues, presidente da Construtora Fator Towers, e Andréa Paixão, gerente Atuarial da Federação Rio.

Na abertura, o presidente da Unimed Nova Iguaçu, Dr. Emilson Lorca, apresentou o projeto de construção do hospital próprio, seguido pelo gerente Financeiro, Flávio Vieira, que exibiu um raio-x da cooperativa em números. Já as palestras abordaram temas diversos, tais como: Desafios para os Próximos Anos, Gestão Hospitalar, Mercado de Saúde Suplementar no Brasil e no Rio de Janeiro, Governança, Riscos e Compliance, Lei Geral de Proteção de Dados.

Segundo Dr. Emilson Lorca, o planejamento da Unimed Nova Iguaçu é baseado pelo Balanced Scorecard – BSC (Indicadores Balanceados de Desempenho). Consiste em uma metodologia de medição e gestão de desempenho, adotada com sucesso por centenas de empresa em todo o mundo, desenvolvida em 1998 por professores da Harvard Business School. 

Ao final do processo, foram definidos 11 objetivos estratégicos: solidez econômica; crescimento sustentável da carteira de clientes; excelência no atendimento; gestão dos recursos próprios; gestão por governança, riscos e compliance; atenção integral à saúde; adoção de novas tecnologias; implantação da cultura digital; integração, desenvolvimento e valorização do capital humano; fomento do relacionamento com os órgãos reguladores; aprimoramento da representação institucional e o fortalecimento da intercooperação. 

Desses objetivos, foram determinadas 74 metas a serem alcançadas até setembro de 2021, envolvendo todas as áreas da cooperativa. “Todo este trabalho servirá para nortear a trajetória que a Unimed Nova Iguaçu adotará nos anos vindouros. Planejar é essencial para estimular a empresa a crescer na direção correta, além de auxiliar a prever possíveis ameaças e a fazer um diagnóstico do mercado vislumbrando oportunidades e possibilitando melhorias”, enfatiza Lorca.