Unimed Nova Iguaçu promove Feira da Saúde com serviços gratuitos para a população

Unimed Nova Iguaçu promove Feira da Saúde com serviços gratuitos para a população

26 Dezembro 2019

 

 

A Praça Rui Barbosa, no coração do município de Nova Iguaçu, teve no dia 16 um movimento de pessoas um pouco maior do que o normal. Cerca de 530 pessoas se beneficiaram com a Feira da Saúde promovida pela cooperativa, que ofereceu gratuitamente diversos serviços, como aferição da pressão arterial, a verificação da glicose e do peso. Os participantes ainda receberam orientações em pequenas palestras de saúde, ganharam material impresso com dicas, além de mudas de temperos e hortaliças (couve, alface, orégano, alecrim, salsa, salsão, etc). A iniciativa objetivou incentivar a população na adoção de hábitos mais saudáveis no dia a dia e contou com o apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu com a cessão do espaço público.  
– Queremos estar mais próximos da população e a realização desta ação com a oferta de serviços possibilitou isso. Aproveitamos a oportunidade para falar sobre a prevenção de doenças e a adoção de hábitos mais saudáveis. Muitos identificaram que estão com a glicose ou a pressão arterial alteradas e foram orientados a procurarem um médico. Sabemos que ações simples como esta podem efetivamente contribuir para a vida das pessoas. Focamos também no cuidado com o meio ambiente, distribuindo mudas de plantas para todos os participantes – destaca Dra. Sonia Pimentel, gerente responsável pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Nova Iguaçu. 
A dona de casa Maria Helena do Espírito Santo, 65 anos, foi a prova da importância da iniciativa da Unimed. É diabética e, mesmo tomando medicação, estava com a glicose alterada. Foi orientada a procurar o seu médico e ficou muito satisfeita com a ação desenvolvida pela Unimed gratuitamente.
Preocupado com a saúde da sua avó, o colaborador Jeferson Felipe de Oliveira, do setor de Autorizações, levou dona Dulcinéia Leite Alves, 71 anos. O peso e a pressão arterial estavam bons, mas a glicose estava um pouco alta e foi orientada a fazer uma consulta com o endocrinologista. “Achei esse trabalho da Unimed excelente porque pode ajudar as pessoas. Todos deveriam vir participar”, disse dona Dulcinéia.
O aposentado Genal Garcia, 82 anos, contraria as diversas pesquisas que mostram que os homens têm medo de ir ao médico. Ele foi um dos beneficiados pelos serviços ofertados pela cooperativa. Verificou a pressão arterial, a glicose, a massa corporal e ouviu atentamente as dicas de saúde. “Eu me trato muito e cuido também da saúde da minha esposa. Não tenho medo de ir ao médico. Estou achando uma maravilha esse serviço da Unimed. A gente sabe que falta médico, enfermeira e remédios em muitos hospitais públicos. Gostei muito de ser atendido aqui e vou buscar a minha esposa para fazer os exames também”.