Gestão de Cuidados Continuados

O diagnóstico de uma doença incurável traz inúmeras dúvidas, medos e questionamentos ao paciente e seus familiares, mudando completamente suas vidas.

A Unimed Paraná, visando ao cuidado integral à pessoa, possui uma equipe especializada em cuidados continuados que tem como premissa a individualização do cuidado, considerando valores, histórias e preferências determinantes para o manejo clínico, conforto e qualidade de vida. O envolvimento do cuidador e familiares nesse processo também são foco da equipe de cuidados continuados, no qual os fatores biopsicossocial e espiritual são alvo do cuidar, desde o agravo da doença até o luto.

Público-alvo: beneficiários com diagnóstico de doenças extensas e incuráveis, ativos no plano da Unimed Paraná. 

Modelo de cuidado: atendimento individualizado com visitas e telemonitoramentos, vídeo chamadas e interação via APP QUER efetuados com base nas necessidades do beneficiário elegível, com envolvimento de equipe multiprofissional.

Horário de atendimento: 24 horas - todos os dias da semana.

Tem dúvidas ou deseja receber mais informações sobre o modelo de gerenciamento de saúde, envie um e-mail para cuidadoscontinuados@unimedpr.coop.br. Em breve, nossa equipe de Atenção à Saúde entrará em contato com você.

Contato: (41) 2101-1818 | WhatsApp: (41) 99909-1131

 

Dúvidas frequentes sobre Cuidados Continuados

A equipe de cuidados paliativos criou um material de apoio ao cuidador para manejo de cuidados de ordens física, social, psicológica e espiritual centrado na pessoa e seu núcleo de cuidados. Clique nos temas abaixo e confira. 

Falando sobre Cuidador / Responsável

Falando sobre cuidados paliativos

Falando sobre sintomas e cuidados

Falando sobre morte

Referências Bibliográficas:
Consenso nacional de nutrição oncológica. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva; Nivaldo Barroso de Pinho (organizador) – 2. ed. rev. Ampliada e atualizada. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.

Manual de cuidados paliativos / Academia Nacional de Cuidados Paliativos. -São Paulo: Academia Nacional de Cuidados Paliativos, 2ª ed, 2012.

Cuidados Paliativos – Guia de Bolso ANCP 2017

Guia Prático do Cuidador – Ministério da Saúde 2008 

Moraes EM, Azevedo RS. Fundamentos do cuidado ao idoso frágil. Belo Horizonte: Folium, 2016. 412p.