A Atenção à saúde, na Unimed Paraná, tem passado por aprimoramentos. A consolidação de iniciativas de atenção primária (ou personalizada) no estado reforçam a busca de excelência na disseminação do conhecimento da atenção à saúde. Tudo isso, para uma assistência mais segura, efetiva e integrada aos nossos beneficiários. O desenvolvimento das ações do Mais Atenção à Saúde (MAS) com os Programas  de Gerenciamento de Doenças Crônicas (PGDC) e de Gerenciamento de Casos (PGC), e a gestão da saúde do Plano de Assistência ao Médico Cooperado (PAC) e do Fundo de Alto Custo (FAC) são alguns dos exemplos dessa reestruturação. A seguir você pode conhecer um pouco mais sobre os Programas, as metodologias e os projetos da atenção à saúde na Unimed Paraná e no Sistema Estadual.

 

1. MAS Paraná

O MAS PR (Mais Atenção à Saúde) é um programa que existe desde 2012 e consiste em uma metodologia de promoção e assistência à saúde, tendo como proposta a gestão de cuidados padronizados, e bem estabelecidos, com as melhores práticas disponíveis. Além disso, busca uma estratégia de atendimento ao beneficiário que promova o cuidado à sua saúde, o monitoramento, o incentivo e o acompanhamento do empoderamento do autocuidado, evitando a utilização desnecessária dos recursos e melhorando a qualidade da saúde.

Desde seu início, o MAS tem uma proposta inovadora, saindo do modelo de assistência à saúde reativo para um modelo de atenção proativo. O que implica na padronização de ações, por meio de protocolos e registro eletrônico.

Atualmente, a metodologia MAS já faz parte da rotina das áreas da saúde em 20 Unimeds do Paraná:

 

2. MAS Educação 

O MAS Educação foi concebido com o objetivo de capacitação e atualização da equipe de saúde das Unimed paranaenses. Em 2018, foram realizadas:

  • Atualização do protocolo de doenças crônicas com médicos da equipe de apoio

  • Manejo da dor crônica com uma das médicas de Família e Comunidade do Centro de Atenção Personalizado à Saúde da Unimed Paraná

  • Atualização de vacinas com técnicas em Enfermagem do Gerenciamento de Crônicos e apoio da médica da equipe de apoio

  • Curso de Telemonitoramento e Cuidados com a Voz, ministrada pela Fonoaudióloga Andrea Cechin

  • Seminário de Atenção à Saúde: Capacitação Multidisciplinar que abordou Conceitos Gerais, Manejo e Prevenção de Feridas, Nutrição no paciente crítico, Abordagem paliativa, Da Auditoria ao Gerenciamento do Paciente Oncológico, Saúde Mental - Prevenção ao Suicídio, Saúde do Idoso

  • Roda de conversa sobre Saúde Mental, ministrado pela psicóloga da equipe de apoio

 

3. MAS Metodologia 

Em 2018, a metodologia MAS PR aplicada na Unimed Paraná apresentou avanços evolutivos com resultados clínicos e financeiros positivos nos quatro módulos implantados:

  • PGSFR – Programa de Gerenciamento de Saúde Fatores de Risco
  • PGDC – Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas
  • PGC – Programa de Gerenciamento de Casos
  • PGSAD - Programa de Gerenciamento de Serviço de Atenção Domiciliar 

 

Resultado geral PGDC

 

Desde o início, passaram pelo programa 3.351 beneficiários, sendo que desses 1.410 beneficiários permanecem ativos há 36 meses. Os resultados podem ser visualizados na tabela:

 

Programa de Saúde e Fatores de Risco

O Programa, por meio de telemonitoramento e visitas técnicas, gerenciou 115 gestantes da carteira. Além dessas ações, 25 gestantes moradoras de Curitiba e região metropolitana puderam participar do curso de gestantes. O alinhamento com o projeto Parto Adequado proporcionou aos colaboradores da Unimed Paraná e Unimeds do Estado um Workshop para a disseminação dos conceitos e padronização das ações, contando com 39 técnicos representando 15 Unimeds. Neste evento, foi lançado o manual do parto adequado do estado.

Ainda neste programa, são gerenciados 980 beneficiários que possuem algum fator de risco à sua saúde, sendo indicados e orientados quanto aos cuidados para evitar tais riscos.

Na Saúde Corporativa, por meio de 74 ações realizadas nas contratantes, foi possível conhecer o perfil epidemiológico desses beneficiários e a estruturação e execução do projeto de Gestão Corporativa, que propõe a parceria com os gestores de saúde da contratante para aumentar o nível de prevenção e gerenciamento desses beneficiários.

 

3. APS Unimed Paraná

O Centro de Atenção Personalizada à Saúde – APS – da Unimed Paraná utiliza como referência conceitual e prática o modelo assistencial com base em Atenção Primária à Saúde e atende exclusivamente os colaboradores e dependentes da Unimed Paraná e da Unimed Curitiba e é gerida de forma compartilhada entre as operadoras aqui citadas. Uma equipe composta de três médicos, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem é responsável por coordenar o cuidado de 3.741 vidas com apoio de quatro assistentes administrativas, um psicólogo, um nutricionista, um fisioterapeuta, dois farmacêuticos e um assistente de farmácia.

Indicadores financeiros - Centro APS 

Colaboradores e dependentes da Unimed Paraná 

O projeto APS mantém seu foco nos quatro pilares básicos da Atenção Integral à Saúde, mantendo seus atributos vivenciados rotineiramente em seus atendimentos.

Além do gerenciamento dos colaboradores com condições crônicas, promoveu ações de saúde como o curso oferecido para as gestantes da carteira, visando a gestação saudável e o curso antitabagismo que propriciou a oportunidade aos beneficiários no apoio à cessação do tagabismo. 

Como resultado desse atendimento diferenciado o Centro APS teve o resultado de seu trabalho evidenciado na pesquisa de satisfação: 

 

4. Programa de disseminação e qualificação do modelo APS do Estado do Paraná 

O projeto em 2018 passou por uma revisão com o objetivo de reforçar o conceito do modelo de Atenção Primária no Estado e com isso visa à implantação de sete novas unidades em 2019.

Esse projeto teve sua revisão baseada na metodologia do IHI de melhoria contínua, com quatro direcionadores das ações propostas:

 

Atualmente, os macro Projetos Estratégicos da Atenção à Saúde da Unimed Paraná podem ser descritos da seguinte forma: 

  • Projeto Parto Adequado: Disseminar nas Unimeds do Estado do Paraná a mudança do modelo de atenção ao parto e incentivá-las e apoiá-las a participarem do Projeto Parto Adequado (PPA)

  • Projeto Ações de Atenção à Saúde da Carteira PAC: Desenvolver ações de atenção e promoção à saúde em apoio à saúde do médico cooperado e seus dependentes, compartilhando as ações com as Unimeds do Estado

  • Projeto de Implantação de Serviço Próprio de Atenção Domiciliar: Reduzir o custo assistencial da modalidade de serviço próprio de atenção domiciliar e melhorar a qualidade assistencial quando comparado com serviços de terceiros

  • Projeto de Implantação de Intercâmbio Estadual dos Serviços de Atenção à Saúde: Estabelecer o processo de intercâmbio operacional e de regulação dos programas de atenção à saúde, disponibilizando para as Unimeds do estado a fim de atender os beneficiários fora da área de ação da origem

 

Além disso, em 2018, vale destacar outras ações realizadas:

  • Programa Segurança em Alta

Em 2018, o Programa Segurança em Alta fechou o ano com 12 Singulares e 38 hospitais participantes. Além das ações e devolutivas com Singulares e Rede Prestadora, o Programa realizou alguns treinamentos e eventos, com o objetivo de disseminar e comprometer as partes interessadas em assuntos voltados à qualificação da rede hospitalar no Programa e à importância da Singular neste processo. O Programa tem como propósito melhorar a entrega assistencial e segurança para os pacientes (sejam eles beneficiários ou não da Unimed), promovendo um sistema de saúde de excelência. 

 

  • Reestruturação do PAC – Plano de Assistência ao Médico Cooperado

Após um longo trabalho de estudos e apresentações em Assembleias em cada Unimed do estado, em junho de 2018 teve início o novo modelo de precificação com faixas etárias em grupos familiares e coparticipação do Plano de Assistência ao Cooperado (PAC). Essa reestruturação está proporcionando a recomposição do fundo de reserva do PAC, com previsão de saldo positivo nos resultados do plano a partir de dezembro de 2018.

 

  • Disseminação e implementação da metodologia Diagnosis Related Groups (DRG)

O Projeto de disseminação do DRG (Grupo de Diagnósticos Relacionado) apoia as Singulares na implantação da metodologia nos internamentos realizados em prestadores de sua área de ação que representem 80% dos custos hospitalar, até 2022.A metodologia categoriza e mede a complexidade, a criticidade e o nível da segurança assistencial de cada paciente internado. O que possibilita mais segurança, mais qualidade e otimização de recursos, para todos os atores envolvidos.  Em abril, foi selado um Termo de Intercooperação entre a Unimed Paraná, a Unimed Curitiba, a Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), e a Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná). No final de novembro, foi realizado treinamento para Singulares e prestadores. Em 2018, o Hospital Geral Unimed de Ponta Grossa e três hospitais da rede da Unimed Costa Oeste já estavam codificando e o Hospital Evangélico de Londrina estava iniciando a codificação. Para o projeto-piloto de 2019 já são seis Unimeds e 11 hospitais participantes. 

 

GRI 103-2