Ambiente de Trabalho

Novas contratações de empregados e rotatividade

As informações referentes à empregabilidade e ao engajamento dos colaboradores da Unimed Paraná são gerenciadas pela Gestão de Pessoas, em suas diversas perspectivas, em conjunto com as demais áreas da cooperativa.

Em 2019, a cooperativa teve um índice de crescimento de 1,56% em seu quadro funcional, encerrando o ano com 521 colaboradores, sendo 513 efetivos (326 mulheres e 188 homens), 06 temporários (mulheres) e 02 estagiários (mulheres). Além de contar com 28 colaboradores terceirizados (18 homens e 10 mulheres).

O índice de rotatividade global acumulado no ano foi de 10,5% e, quando calculado o número de vagas que foram repostas, sem ampliações – chamada rotatividade por substituição – o índice é de 9,5%, avaliado como saudável para a manutenção do quadro. Conforme as tabelas a seguir.

GRI 401-1

A saúde e segurança no trabalho são gerenciados pela Unimed Paraná com base em normas regulamentadoras e ações internas, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), o Laudo de Avaliação de Insalubridade e o Laudo de Avaliação de Periculosidade, entre outros.

Além disso, a cooperativa conta com o Programa de Saúde Corporativa, que promove atividades de ginástica laboral três vezes na semana, Yoga três vezes na semana com duas turmas diferentes, atividades com prestador de serviço de grupo de corrida, caminhada, funcional e campanhas de vacina. Também são oferecidos treinamentos, equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva de acordo com os riscos.

 

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Tem como objetivo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais conforme previsto na Norma Regulamentadora nº 9.

 

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O PCMSO visa informar os aspectos médico-ocupacionais das atividades da cooperativa, e é parte complementar de todas as ações na área de Segurança e Saúde do Funcionário. O objetivo é prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente os agravos à saúde dos trabalhadores, inclusive os de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças ocupacionais ou de danos irreversíveis provenientes do ambiente de trabalho, definindo critérios de avaliação dos exames clínicos, exames complementares e sua periodicidade, específicos de cada trabalhador, levando-se em conta o tipo de agente e sua exposição.

 

Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

Tal laudo objetiva a avaliação da exposição do(s) segurado(s) a condições especiais de acordo com a legislação previdenciária.

 

Laudo de Avaliação de Insalubridade

O laudo consiste na avaliação da exposição do trabalhador em condições de insalubridade conforme atividades desempenhadas e do ponto de vista legal – Norma Regulamentadora nº 15 expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Laudo de Avaliação de Periculosidade

O laudo possui como base legal a Norma Regulamentadora nº 16 do MTE, que dispõe sobre as atividades e operações perigosas. O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

 

Representação dos trabalhadores em comitês formais de saúde e segurança

A segurança dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho é uma das prioridades da Unimed Paraná, que conta com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a Brigada de Emergência. Ambos os comitês proporcionam treinamentos necessários para constituição e funcionamento, assim como os recursos fundamentais para a organização de eventos e produção internas, com o objetivo de atingir todos os colaboradores da cooperativa. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada anualmente, os treinamentos e as simulações de abandono de área são alguns dos exemplos.

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente a função com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador (conforme disposto na NR-05). A gestão é formada por quatro membros (dois eleitos pelos colaboradores e dois indicados pela diretoria executiva) e é renovada anualmente.

A Brigada, por sua vez, atua na prevenção e na resolução de situações que envolvam princípios de incêndio e acidentes causadores de lesão física, com o propósito de preservar a integridade dos colaboradores e do patrimônio. Atualmente, são 26 brigadistas, sendo que todos são convidados a se inscrever em vagas distribuídas proporcionalmente pelas áreas físicas ocupadas e contingente do quadro de pessoal em cada planta da cooperativa (ex: número de pessoas em cada andar, prédios anexos, etc).

GRI 403-1

 

Discriminação e medidas corretivas

O tema “Não-discriminação” atualmente é tratado por meio do Código de Conduta, no capítulo “Nossas condutas no local de trabalho”, que apresenta as seguintes diretrizes:

  1. Direitos humanos – A Unimed respeita e zela pela proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente, prezando por um ambiente de trabalho harmonioso e compartilhando a responsabilidade de devolver e encorajar o respeito pelos direitos individuais e fundamentais sem qualquer tipo de distinção à pessoa.
  2. Discriminação e preconceito – Comportamentos discriminatórios em função de cor, gênero, religião, nacionalidade, orientação sexual, origem social, preferências políticas, entre outros, não são práticas aceitáveis pela Unimed. Todos devem ser tratados de forma igualitária e possuir as mesmas oportunidades de valorização profissional. Prezamos por um comportamento responsável enquanto cidadão corporativo, sendo o respeito à dignidade humana um fator primordial para o desenvolvimento sustentável. É dever de todos participar da construção de um ambiente de trabalho inclusivo, tratando colegas de trabalho e outros públicos de relacionamento da Unimed de forma respeitosa e igualitária.

Não houve registro de casos de discriminação ocorridos na Unimed Paraná ao longo de 2019. Porém, para monitorar a gestão da diversidade, a cooperativa realiza pesquisa de clima detalhada junto aos colaboradores, com questões específicas sobre o assunto:

A pesquisa é realizada por consultoria externa contratada e reconhecida (GPTW - Great Place to Work), na qual a pontuação de satisfação obtida entre os colaboradores em 2019 superou os 96% de satisfação em todos os quesitos: idade, raça, gênero e orientação sexual. Em 2018, o índice mínimo foi de 94% e o resultado da Unimed Paraná supera ou iguala a média das 150 melhores empresas pesquisadas.

GRI 406-1

 

Diversidade em órgãos de governança e empregados

O respeito à diversidade e a igualdade de gênero entre os colaboradores são indispensáveis dentro da Unimed Paraná. A exemplo, em 2019, havia 17 gerentes e coordenadoras, enquanto 21 gerentes e coordenadores eram homens. A distribuição, portanto, é de 55% masculino e 45% feminino. Em relação à distribuição etária, há uma predominância na faixa intermediária “30 a 50 anos”, no qual estão 74% dos líderes. Nas tabelas a seguir é possível visualizar a divisão por gênero e faixa etária para os cargos de liderança dentro da cooperativa.

A remuneração dos colaboradores da Unimed Paraná segue os critérios estabelecidos em sua política de cargos e salários, sem distinção de gênero. 

 

O conselho de Administração é composto por nove conselheiros homens, é eleito por meio de Assembleia Geral com as chapas disponíveis para votação. O conselho Fiscal, também eleito em Assembleia Geral, é composto por seis homens. Atualmente há três mulheres presidentes das Unimeds do Estado que fazem parte do Conselho Federativo, o restante dos conselheiros são homens (19).

GRI 405-1