Atenção Integral à Saúde

A consolidação de iniciativas de atenção primária no Paraná, também chamada de atenção personalizada, reforçam a busca por excelência na disseminação do conhecimento da atenção à saúde. Para ofertar uma assistência mais segura, efetiva e integrada aos beneficiários, a Unimed Paraná executa iniciativas como o Mais Atenção à Saúde (MAS), com os Programas de Gerenciamento de Doenças Crônicas (PGDC), Gerenciamento de Casos (PGC), gestão da saúde do Plano de Assistência ao Médico Cooperado (PAC) e do Fundo de Alto Custo (FAC).

A seguir você pode conhecer um pouco mais sobre os Programas, as metodologias e os projetos da Atenção à Saúde na Unimed Paraná e no Sistema Estadual.

 

1. MAS Paraná

O Mais Atenção à Saúde (MAS PR) é um programa criado em 2012, que tem como proposta a gestão de cuidados padronizados e bem estabelecidos, com as melhores práticas disponíveis. A iniciativa consiste em uma metodologia de promoção e assistência à saúde, buscando uma estratégia de atendimento ao beneficiário que promova o cuidado à sua saúde, o monitoramento, o incentivo e o acompanhamento do empoderamento do autocuidado, evitando a utilização desnecessária dos recursos e melhorando a qualidade da saúde.

Desde seu início, o MAS traz proposta inovadora e foge do modelo de assistência à saúde reativo, partindo para um modelo de atenção proativo. Tal atitude implica na padronização de ações, por meio de protocolos e registro eletrônico.

Atualmente, a metodologia MAS já faz parte da rotina das áreas da saúde em 20 Unimeds do Paraná:

2. MAS Educação 

O MAS Educação, por sua vez, foi planejado com o objetivo de capacitação e atualização da equipe de saúde das Unimed paranaenses. Em 2019, foram realizadas:

  • Entrevista Motivacional
  • Saúde Mental – depressão, ansiedade e estresse
  • Saúde do Idoso
  • Luto e Morte – Óbito em Cuidados Paliativos
  • Disfunções Autonômicas após Lesão Medular

 

3. MAS Metodologia

Em 2019, a metodologia MAS PR aplicada na Unimed Paraná apresentou avanços evolutivos com resultados clínicos e financeiros positivos nos quatro módulos implantados:

 

PGSFR – Programa de Gerenciamento de Saúde e Fatores de Risco

O foco do PGSFR é o beneficiário que possui fatores de risco para determinadas doenças ou com maus hábitos de vida, como o sedentarismo e o tabagismo, mulheres em estado gestacional e saúde corporativa. São desenvolvidas ações para controlar, atenuar ou eliminar os riscos por meio da informação e orientação, valorizando os cuidados proativos fornecidos, além da promoção à saúde.

O programa conta com três linhas de cuidado: Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde do Idoso. Cada linha de cuidado é voltada à informação, orientação e promoção da saúde, conforme as características de cada grupo. Além das linhas citadas, há também o gerenciamento voltado à Saúde da Gestante, acompanhando as mulheres no período gestacional e puerpério, realizando orientações sobre essa fase tão especial e importante.

 

Projeto Parto Adequado

A Unimed Paraná e as Singulares Unimed Cascavel, Unimed Regional Maringá, Unimed Ponta Grossa e Unimed Pato Branco fazem parte do projeto Parto Adequado da ANS, que tem como objetivo estimular e orientar as gestantes sobre os benefícios do parto normal, direcionando, quando há interesse das gestantes, aos hospitais participantes do projeto.

Nos anos de 2018 e 2019, o programa gerenciou 115 e 203 gestantes da carteira, respectivamente. Além dessas ações, 25 gestantes moradoras de Curitiba e região metropolitana puderam participar do curso de gestantes em 2018 e 61 em 2019, em cinco cursos ministrados pela equipe da Unimed Paraná. O alinhamento com o projeto Parto Adequado proporcionou aos colaboradores da Unimed Paraná e Unimeds do Estado um Workshop para a disseminação dos conceitos e padronização das ações, assim como o lançamento do manual do Parto Adequado, e contou com 39 técnicos representantes de 15 Unimeds do estado. Ainda neste programa, em 2018 e 2019 foram gerenciados, respectivamente, 980 e 1.215 beneficiários que possuem algum fator de risco à sua saúde, sendo indicados e orientados quanto aos cuidados para evitar tais riscos.

 

Saúde Corporativa

Na Saúde Corporativa, por meio de 74 ações realizadas nas contratantes ao longo de 2019, foi possível conhecer o perfil epidemiológico desses beneficiários e a estruturação e execução do projeto de Gestão Corporativa, que propõe a parceria com os gestores de saúde da contratante para aumentar o nível de prevenção e gerenciamento dos beneficiários.

 

PGDC – Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas

O programa desenvolve ações de tele monitoramento com o propósito de incentivar o cliente à mudança no estilo de vida, através de ações de educação em saúde, buscando o empoderamento, autocuidado e autonomia de cada beneficiário. O PGDC é destinado aos beneficiários portadores de hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, dislipidemias e doenças respiratórias.

O programa teve início em 2010 com a operacionalização realizada por uma empresa terceirizada. Em 2014, o serviço passou a ser executado pela própria Federação e desde então já realizou o gerenciamento de 4.620 beneficiários da sua carteira.

Além dos próprios beneficiários, foram gerenciados também 4.279 beneficiários de 11 Singulares do estado.

 

PGC – Programa de Gerenciamento de Casos

Neste trabalho, o foco é o paciente identificado com alta complexidade clínica. Por necessitar de ações desenvolvidas especificamente para coordenar e monitorar os cuidados prestados, o paciente recebe um atendimento personalizado, conforme suas necessidades, levantadas e discutidas em um grupo multiprofissional. Também são realizadas avaliações, orientações e treinamentos dos cuidadores, sejam eles formais ou informais.

Com início em 2012, o programa atendeu 2.244 beneficiários da própria carteira e 530 beneficiários das Singulares.

 

PGSAD - Programa de Gerenciamento de Serviços de Atenção Domiciliar

O PGSAD tem como objetivo gerenciar a carteira de beneficiários em internação hospitalar e domiciliar da Federação, assim como apoiar as Singulares na desospitalização dos beneficiários elegíveis para o programa, agilizando e avaliando os processos para garantir o atendimento em domicilio, bem como realizar a gestão dos casos para o controle dos custos assistenciais. Além da própria carteira e de suas Singulares, o programa promove o intercâmbio nacional destes serviços. Com 2.560 beneficiários atendidos ao longo dos anos, em 2019 a Federação atendeu 776 beneficiários da sua carteira e quase 183 beneficiários através de intercâmbios estadual e nacional.

Nota: beneficiários próprios e das Singulares

3. APS (Atenção Primaria à Saúde) Unimed Paraná

Com atendimento exclusivo aos colaboradores e dependentes da Unimed Paraná e da Unimed Curitiba, o centro utiliza como referência conceitual e prática o modelo assistencial com base em Atenção Primária à Saúde. A unidade é gerida de forma compartilhada entre as duas operadoras citadas, e conta com uma equipe composta de três médicos, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem. Ao todo, a APS é responsável por coordenar o cuidado de 3.900 vidas com apoio de quatro assistentes administrativas, três médicos, um psicólogo, um nutricionista, um fisioterapeuta, dois farmacêuticos e um assistente de farmácia.

Com foco nos quatro pilares básicos da Atenção Integral à Saúde, o projeto APS mantém seus atributos vivenciados rotineiramente em seus atendimentos.

Além do gerenciamento dos colaboradores com condições crônicas, foram promovidas ao longo de 2019 ações de saúde como:

  • 200 aplicações de vacina contra sarampo
  • Grupo de coaching nutricional na saúde da mulher com média de 8 participantes num total de 4 encontros
  • 1422 atendimentos de fisioterapia
  • 753 atendimentos de nutrição
  • 650 atendimentos de psicologia online
  • 854 atendimentos de psicologia presencial
  • 10.370 consultas médicas

Como resultado desse atendimento diferenciado, o Centro APS teve o trabalho evidenciado na pesquisa de satisfação: