Conduta Ética

Baseada em valores e princípios éticos, a Unimed Paraná adota, formalmente, um Código de Conduta e Ética e, desde 2016, conta com o Comitê de Conduta e Ética. Atualmente, os valores da Unimed Paraná são o Cooperativismo, Ética, Transparência, Respeito, Responsabilidade Socioambiental, Inovação, Parceria e Intercooperação. A percepção desses valores e a sua inserção nas atitudes do cotidiano contribuem para os diversos resultados obtidos no Sistema.

Além disso, para fortalecer sua estrutura de governança corporativa e se atualizar às novas diretrizes legais e regulatórias, a Unimed Paraná deu início ao Projeto de Compliance, concluído no segundo semestre de 2019. 

 

Código de Conduta

Em vigor desde 2017, a versão mais atual do Código de Conduta da Unimed Paraná aborda as diretrizes sobre padrões de comportamentos éticos, com o intuito de orientar as relações diárias profissionais de todos os envolvidos com a cooperativa – público interno e demais públicos de relacionamento. O documento explora temas como as condutas no local de trabalho em relação a direitos humanos, discriminação, preconceito, segurança da informação, assédios, vestuário, saúde e segurança; cuidados com o patrimônio e com a marca; condutas nas relações comerciais, em relação a conflitos de interesse, corrupção, brindes e favorecimentos; e condutas em relação a públicos externos e à sustentabilidade.

Está prevista, para março de 2020, a criação de um novo Código de Conduta.

 

Comitê de Conduta e Ética

Para fortalecer os princípios do Sistema, a Unimed Paraná criou, em 2016, o Comitê de Conduta e Ética da cooperativa. Composto por uma equipe multidisciplinar que envolve a Diretoria Executiva e as áreas de Gestão de Pessoas e Núcleo de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade (NDHS), o Comitê conta com um estatuto e pode ser contatado pelo e-mail condutaetica@unimedpr.coop.br.

O Comitê realiza, ainda, a análise e acompanhamento de iniciativas para a manutenção de um ambiente saudável, além da orientação e correção da aplicação de valores éticos na cooperativa.

Compliance

Com início em 2018, o Projeto teve o objetivo de implementar uma área de Compliance com a estrutura necessária para o aperfeiçoamento da gestão da ética e integridade corporativa, assim como o fortalecimento da cultura de controles internos. A proposta se preocupou, ainda, com a prevenção contra riscos legais e regulatórios da atividade, bem como ao combate à ocorrência de fraudes, danos de imagem e outros desvios decorrentes de possíveis falhas de processos internos. Tudo isso por meio do aperfeiçoamento de políticas e procedimentos internos que assegurem a conformidade das operações da cooperativa às leis e demais normas a que está subordinada.

Como resultado deste projeto, em dezembro de 2019 foi criada, de maneira formal, a área de Compliance, com vinculação à presidência. Ao longo de 2020, estão previstos o direcionamento à adoção das melhores práticas de Governança e Compliance e a implementação da função de Compliance da Federação, por meio de assessoria externa.

GRI 102-17

 

Gestão de Riscos

Em 2019 a coordenação de Controladoria e Gestão de Risco prosseguiu com o mapeamento das áreas de apoio (gestão da cooperativa), bem como o monitoramento e gerenciamento dos planos de ação elaborados a fim de mitigar os riscos mapeados nas áreas de operação (Saúde e Mercado). Também ocorreram a automatização do processo de monitoramento e gestão dos riscos classificados como “alto” e “crítico”, através da aquisição de um módulo de gestão de riscos do sistema de gestão. A coordenação, juntamente com a diretoria, atualizou, pela primeira vez, a política de gestão de riscos, documento que rege as normas de metodologia da atividade na cooperativa.

No processo de mapeamento dos riscos cooperativos, todos os riscos são submetidos a uma análise de impacto, e um dos critérios de impacto definidos pela diretoria executiva é o de Conformidade. Esse critério de impacto proporciona ao dono do risco (dono do processo) analisar se o processo e/ou a área estão expostos à não conformidades com leis, políticas e normas da cooperativa ou expostos a atividades fraudulentas, como por exemplo a corrupção.

GRI 205-1

 

Normas de comportamento 

Todos os novos colaboradores recebem orientação sobre os valores, princípios, padrões e normas de comportamento da cooperativa por meio do processo de integração que, em 2019, foi multiplicado para 57 profissionais (100% das contratações), em um processo remodelado pelas áreas envolvidas (gestão de pessoas, gestão da qualidade, gestão da comunicação e marketing, gestão da estratégia e projetos, NDHS e assessoria de imprensa), com metodologia interativa, jogos e materiais que facilitam a compreensão e retenção dos conceitos e princípios a serem praticados.

Os documentos de referência ficam disponíveis a todos os colaboradores: manual do colaborador, código de conduta, norma interna de segurança da informação, entre outros.

GRI 102-16