REALIZAÇÕES

PDM - Programa de Desenvolvimento de Mercado

• 13 Unimeds do Paraná estão no PDM

• Mais de 300 ações realizadas no estado

• Aumento de 266% (2.785 contratos) no número de contratos PJ vendidos nas Unimeds

• Aumento de 155% (14.844 vidas) no número de beneficiários vendidos PJ das Unimeds atendidas pelo programa

• Aumento de 46% (R$ 30.950.585) na margem bruta das Unimeds atendidas pelo programa

Gestão de Riscos

No segundo semestre de 2019, a Unimed Paraná deu continuidade ao seu processo de gestão de riscos, por meio da realização de treinamentos de fundamentos desse processo, para as áreas que ainda não haviam mapeados os seus riscos. Também foram realizadas automatizações, com implementação de software específico e com criação de um painel digital que permite o acesso e o acompanhamento dos riscos mapeados, das respectivas ações de tratamento e dos planos de ação por parte das equipes e gestores. Adicionalmente, foi realizada a revisão e a atualização da Política de Gestão de Riscos da cooperativa.

Agentes de Relacionamento com o Cooperado

Até agora são 15 Singulares no Programa. Em 2019, a ferramenta de CRM do Cooperado recebeu melhorias, incluindo a criação de um APP. Três Singulares receberam treinamento da ferramenta: Apucarana, Curitiba e Oeste do Paraná.

Lei do Bem

Foi feita a viabilização da aplicação da Lei de incentivo à pesquisa e inovação nas organizações – Lei do Bem – nas atividades, caracterizadas como de cunho de pesquisa aplicada e inovação na Unimed Paraná. Foi feito levantamento de projetos e submissão para o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), obtendo-se incentivos do ano de 2018 e outros levantamentos dos projetos de 2019. O que incluiu um Canvas do projeto de laboratório de inovação e instituto de pesquisa - e possível obtenção de recursos para investimento em inovação, entre outros.

Qualificação da Rede Prestadora

Em novembro, foi realizado o 1º Encontro da Qualidade com os prestadores da Unimed Vale do Iguaçu. O encontro contou com 25 participantes, entre eles, representantes de clínicas especializadas, laboratóriosde análises clínicas e SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).

Identificação de falhas de cobranças

Descobertas e identificadas falhas de cobranças (custo operacional e coparticipação) que prejudicaram os resultados financeiros do primeiro semestre (implantação do sistema de gestão). A detecção das falhas iniciou-se, em julho, com a geração de possíveis contas sem a identificação de cobranças. O processo permitiu recuperar valores não identificados de cobrança junto aos contratantes. Primeiro, desenvolveu-se pesquisas do banco de dados relatando possíveis falhas de cobrança, depois foi feito o repasse do resultado das pesquisas ao setor financeiro e aberto incidentes para a TI relatando caso a caso.

A partir disso, uma força-tarefa multidisciplinar (TI, NIS, FINANCEIRO, CADASTRO, MERCADO, TABELAS, CONTAS) foi criada para aferição contínua sobre as cobranças retroativas das falhas. Até agora, já foram recuperados mais de R$ 4 milhões.

Cosaude (comitê de incorporação de novas tecnologias ANS)

Foi realizada uma representação do Sistema Unimed junto à ANS, no Cosaude, entre novembro e dezembro. O objetivo foi contribuir na avaliação de novas tecnologias a serem incorporadas no ROL da ANS, com critérios de segurança, eficácia, custo-efetividade e impacto orçamentário. Para isso, foi apresentado parecer técnico-científico sobre a TAVI (terapia trans cateter da válvula aórtica), tomográfica de coerência ótica na avaliação da coronária, criou ablação da fibrilação atrial, válvula aórtica sem sutura e cápsula endoscópica.

A ANS ouviu solicitação da indústria e das sociedades de especialidades para a incorporação dessas tecnologias assim como a avaliação do Sistema Unimed. O grupo de técnicos da ANS fará uma avaliação final para a tomada de decisão para a incorporação no ROL.

Inovação

Foram desenvolvidas oficinas de Designs com o objetivo de desenhar, em conjunto, soluções para processos realizados pela Federação, entre eles Oficina de Design TI e Contabilidade: Processo de conciliação contábil e Oficina de Design – Centro Estadual de Inovação. Também em 2019, foi realizada com o Distrito Spark CWB – Open Inovation. O que possibilitou o relacionamento com startups e outras organizações que estão buscando inovação. Foram estabelecidas conexões com outros Hubs de Inovação do Sistema Unimed – (Fesp e Unimed do Brasil) e desenvolvidos projetos como o Líbero Médico e RES (Registro Eletrônico em Saúde). A Federação também participou do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, desenvolvido pelo ISAE, com apoio do Sistema Ocepar.

Assessoria regulamentar

A Assessoria Regulamentar possui um canal direto de comunicação virtual com os técnicos das Singulares, cujo objetivo é prestar pareceres e atendimentos baseados na regulamentação, decisões administrativas, respostas da ANS e na legislação em geral sobre o assunto. No 1º semestre de 2019, foram registrados 532 atendimentos. Já no 2º semestre, foram registrados 536 atendimentos, ao passo que foram registrados 1.019 atendimentos no acumulado do ano. No mesmo período de 2018 (segundo semestre), foram registrados 393 atendimentos. Portanto, um aumento de 36,38% (para o período).

Acompanhamento de decisões no Site do Diário Oficial da União (DOU)

a) Infrações e sanções

• 1º semestre: 2.396 multas às Unimeds do país, totalizando mais de 186 milhões de reais em condenação; no Paraná, foram aplicadas 179 multas, somando mais de R$ 11 milhões em sanções da ANS.

• 2º semestre: 736 multas às Unimeds do país – R$ 51 milhões em condenação, 84 no Paraná - mais de R$ 7 milhões de sanções da ANS.

NIP – Notificação de Intermediação Preliminar

A NIP é o instrumento de mediação que visa à solução consensual de conflitos entre operadoras e beneficiários de planos de saúde. No primeiro semestre de 2019, foram recebidas:

• 82 demandas desta natureza na ANS

• 78 dessas demandas foram analisadas pela Agência a nosso favor e quatro

delas ainda estão sendo discutidas em sede de processo administrativo.

No segundo semestre de 2019, essa operadora recebeu:

• 83 demandas dessa natureza na ANS - sendo que, até o momento, sete

demandas ainda estão em andamento, 75 já foram analisadas pela Agência

em nosso favor e dois demandas ainda estão sendo discutidas em sede de processo administrativo.

• No mesmo período de 2018 (segundo semestre), foram registradas 70 NIPs. Portanto, um aumento de 18,57% (para o período).

Portal da Assessoria Regulamentar e banco de pareceres

A Assessoria Regulamentar da Federação criou um novo Portal no final de 2018, buscando ampliar os serviços prestados às Singulares do estado. No primeiro semestre do ano, foi liberado acesso a todos os Informativos GAJU de 2019, pareceres técnicos da Assessoria, decisões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pasta do Núcleo Estadual de Regulamentação da Agência e o banco de pareceres da ANS, atualizado, que conta com 182 pareceres, auxiliando no entendimento dos atos normativos publicados pela Agência Reguladora.

Campanha Ouvidoria Google

Em março, foi apresentado para as Singulares do estado o projeto Campanha Ouvidoria Google, uma ferramenta utilizada para captar e direcionar os beneficiários com problemas para os canais de atendimento da operadora, buscando reduzir o número de Nips. Houve participação de mais de 90% das Singulares. O trabalho foi desenvolvido por seis meses e trouxe retorno significativo, aumentando o número de contatos via Ouvidoria.

Unidade de Negócios

Implantado projeto de unidades de negócio, com a contratação de um analista de vendas e treinamento. O projeto encerrou-se no início de 2020, mas as ações são permanentes. Durante o período foram desenvolvidos materiais de comunicação, divulgação do plano de saúde, produtos acessórios, calendário de ações e reuniões com contratantes. A carteira de produtos acessórios da Operadora foi ampliada em 150% de janeiro a novembro/2019. A base em 12/2018 tinha 56.332 produtos acessórios, em novembro/2019, o total saltou para 140.861.

Benchmarking entre as Unimeds

Benchmarking entre as Unimeds do estado e também do país acontece o tempo todo. O que reforça o espírito cooperativista a e intercooperação. Em julho, a Unimed Londrina visitou a área da Secretaria-Executiva da Federação para a troca de experiências. Durante o encontro, foi realizada explanação dos processos e atividades desempenhadas pela Secretaria e debatidas oportunidades de utilizar modelos do visitante e do visitado nas rotinas de secretariado de ambos. Após o encontro, foram realizados contatos por telefone para prestar esclarecimentos sobre eventuais dúvidas decorrentes da visita e possibilitar avanços quanto ao relacionamento com a Singular.

Consultoria em APS – Desafio 2019 em andamento

Em 2019, as empresas de Consultoria e Gestão em Saúde Visão e Sixty Labs Exponential Medicine, estiveram no Paraná, por meio de seus representantes, os médicos Márcio de Almeida e Paulo do Bem Filho, para uma avaliação das sete Unimeds que já haviam implantado centros de coordenação de cuidado de saúde. Aderiram à consultoria Unimed Cascavel, Oeste Paraná, Ponta Grossa, Londrina, Paranavaí, Regional Maringá e Noroeste do Paraná. O objetivo do projeto, desenhado por eles, foi discutir e elaborar junto às Singulares, um modelo único para o estado. Fizeram visitas in loco e discutiram o projeto com outras interessadas. Na ocasião, inicialmente, foram realizados workshops com o objetivo de compartilhar os resultados entre as Singulares com APS implantadas e iniciar a consultoria no estado.

Participaram do evento profissionais da área de Mercado e gestores das APS da Unimed Cascavel, Londrina, Noroeste PR, Oeste PR, Ponta Grossa, Regional Maringá e Curitiba. No final da consultoria, foi realizado outro encontro, dessa vez, com diretores e gestores das Unimeds Paraná, Apucarana, Cascavel, Londrina, Noroeste PR, Oeste PR, Ponta Grossa, Regional Maringá, Curitiba, Francisco Beltrão, Norte Pioneiro, Norte Paraná, Paranavaí e Pato Branco, para apresentação da revitalização do projeto APS – perspectiva para o estado do Paraná. O objetivo foi ressaltar a importância do modelo e mostrar os resultados já conquistados na Unimed Vitória.

Workshops de TI

Workshops itinerantes desenharam novos modelos de prestação de serviços. Por meio deles, as Singulares e a Federação criaram, juntas, projetos que buscam soluções para desafios enfrentados pela área de tecnologia. Ao longo dos encontros, profissionais de cada região puderam apontar quais eram suas dores e, em conjunto com a Federação, elaborar estratégias para construir um novo caminho para a concepção de um modelo de prestação de serviços que atenda aos interesses de todas. Os workshops aconteceram em Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Ao final dos encontros, que reuniram 19 Singulares e contaram com a presença da Federação, representantes de cada Unimed participante se encontraram em Curitiba e elegeram quais os projetos, entre todos desenvolvidos, seriam levados adiante. Foram escolhidos oito planos de ação e, no Conselho Federativo de outubro do ano passado, homologados e elencadas as prioridades. Os workshops agora desdobrarão outras ações. O trabalho foi conduzido pela consultoria DparaE.

Visitas da TI às Singulares

Com o propósito de ouvir, trocar, aproximar as áreas de TI da Federação com as áreas de TI das Singulares, além das demais áreas que se utilizam dos serviços de Tecnologia da Informação, o coordenador de Qualidade de Software, que passou a ser coordenador de Relacionamento e Garantia de Qualidade, da Federação Paraná, vem percorrendo o estado desde março do ano passado. Todas as Singulares puderam participar dando abertura para aderir às visitas e relatando os itens mais relevantes e necessários que as afetam. O projeto deve continuar.

CRM-Vendas

Reunir informações de clientes, prospects e leads em uma única plataforma é um ganho ímpar para uma empresa. O CRM (Customer Relationship Management) de vendas foi construído com base no mapeamento dos processos de comercialização, com o apoio do Escritório de Processos em conjunto com as Singulares. A implantação do CRM foi organizada em três fases. A primeira automatiza os módulos de Reserva de Mercado, Visita, Cotação e Adesão, que já foram disponibilizados para mais de 15 Singulares. A segunda automatiza os módulos de contrato, Declaração de Saúde, Portabilidade, Retenção e Reajuste, que já estão ativos em nove Singulares. E a terceira envolve a Movimentação Cadastral e o Canal do Contratante, já disponíveis para 17 Singulares.

Biomeek.net

Durante os meses de outubro e novembro de 2019, foi realizado o piloto do novo módulo de Contas Médicas - processos de entrada e auditoria de contas – na Unimed Ponta Grossa. O objetivo do Projeto de Contas Médicas – Biomeek. Net é entregar um sistema de informação que possibilite a execução otimizada dos fluxos dos processos do Contas Médicas. É importante destacar que o desenvolvimento do Biomeek. Net está alicerçado em dois pilares principais: o sistema deverá ser evoluído com base no mapeamento e redefinição de processos; e o sistema deverá passar pelas melhorias tecnológicas e de arquitetura identificadas como necessárias pela área de TI da Federação e das demais Unimeds que o utilizam.

RES e Líbero

Em 2019, os projetos RES e Líbero Médico foram apresentados em diversas Singulares paranaenses e também em eventos nacionais do Sistema Unimed, como na Convenção Unimed e no 2º Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde, realizado na Unimed do Brasil. Lá, um show case do RES foi apresentado na Feira de Negócios, em que foram exibidos a jornada clínica do paciente na ferramenta e os recursos disponíveis para serem utilizados por médicos, profissionais da saúde habilitados e clientes. Também foram apresentados os projetos in-loco às Unimeds Reg. de Campo Mourão, Apucarana, Ponta Grossa e Pato Branco.

Melhorias no Portal da Contratante

Foram realizados ajustes no Portal da Contratante para atendimento da RN 438. Também foram feitos ajustes nas rotinas de movimentação, visando liberar módulos de Exclusão, Alteração e 2ª via de cartão. Os ajustes vêm ocorrendo desde janeiro/19, com maior frente de trabalho a partir de março/19. Juntamente com a TI e eventos de Evolução à Vista, foram implementadas melhorias que beneficiaram os usuários da ferramenta. O trabalho consistiu em mapeamento de melhorias e homologações das entregas de versões.

O Portal da Contratante recebeu o impacto da RN 438 para atendimento dessa demanda legal. Dessa forma, os módulos de Exclusão, Alteração e 2ª via de Cartões passaram por homologação, no primeiro semestre de 2019, para implantação no 2º semestre.

Abertura da Proposta do Projeto Campanha APP

Os ajustes no APP iniciaram em maio/19. Para iniciar-se o trabalho da campanha de atualização cadastral via APP, foi necessária a promoção de ajustes no mobile, considerando que a ferramenta disponível não proporcionaria sua utilização para esse objetivo. Houve, ainda, promoção à interação com o beneficiário. Nesse processo, foram acionadas a TI e a UniVison.

Evolução da gestão da CGP

Com o objetivo de aprimorar os trabalhos da CGP – Consultoria de Gestão Preventiva, foi realizada uma reestruturação da Consultoria. Por se tratar de um processo bastante complexo, o objetivo principal foi centralizar numa ferramenta on-line a gestão de toda a informação relativa às consultorias preventivas, desde o planejamento do cronograma anual de visitas até o acompanhamento dos planos de ações e recomendações propostas, criando uma interação entre os públicos envolvidos (a Gestão de Serviços, os consultores e as Singulares). O trabalho foi, ainda, automatizado ao máximo, trazendo como benefício principal uma maior dinâmica ao fluxo. Também buscou-se abranger, no escopo das diversas consultorias oferecidas, as exigências dos normativos vigentes, incluindo os itens da norma de acreditação atualizada.

Os públicos envolvidos passaram a ter contato com a ferramenta em março, na ocasião do planejamento do cronograma do ciclo de 2019. Em abril, as consultorias foram iniciadas e as áreas responsáveis já puderam trabalhar com a ferramenta Pipefy, para registro das evidências observadas e dos planos de ação elaborados com as singulares.

Recertificação na RN 277 – Acreditação da OPS

Com o objetivo de incentivar a melhoria contínua e certificar a qualidade assistencial na saúde suplementar, em novembro de 2011, foi publicado o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, na Resolução Normativa, RN 277. O Programa tem adesão voluntária e, atualmente, são 61 Operadoras acreditadas, sendo 53 do Sistema Unimed.

A Unimed Paraná passou pelo processo de reacreditação em março de 2019. Conduzida pela consultoria A4 Quality, a avaliação constatou que a Federação permanece investindo na melhoria contínua dos seus processos e evidenciando essas boas práticas junto aos seus clientes, colaboradores e prestadores, mantendo o selo Ouro conquistado anteriormente.

A normativa estabelece 147 requisitos, agrupados em sete dimensões, que representam a operadora como um todo. A certidão de acreditação possui três níveis, I – entre 90 e 100 pontos, II – entre 80 e 89 pontos e III – entre 70 e 79 pontos. Sendo que a Unimed Paraná recebeu a certificação de acreditação de nível I, com validade de três anos.

Curso para Dirigentes e Novos Dirigentes – Desafio 2019 concluído

Com o objetivo de integrar e capacitar as diretorias específicas em cada função, foi realizado em 2019, o Programa Estadual de Desenvolvimento de Dirigentes, dividido em quatro módulos: Institucional; Administrativo-Financeiro; Mercado; e Saúde.

Lei Geral de Proteção de Dados - Desafio 2019 concluído

Durante 2019, foram realizados vários treinamentos, palestras e workshops com o público interno e também das Singulares, com o objetivo de validar, em especial, em conjunto com os Assessores Jurídicos Estaduais a documentação, contratos, etc, para entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Manual de Diretrizes para elaboração de contratos de plano de saúde – contratação múltipla - Desafio 2019 concluído

Em 2019, a Assessoria Regulamentar e a Assessoria Jurídica construíram, em

conjunto, o Manual de Diretrizes.

Produtos Customizados com rede referenciada (restrita) - Desafio 2019 concluído

Realizado no segundo semestre/2019 o desenvolvimento de produtos customizados, redundando na criação do cargo de negociador para auxiliar as Singulares na estruturação da rede referenciada.

Fóruns e Workshops para Dirigentes - Desafio 2019 concluído

Ao longo de 2019, foram ofertados e produzidos os Workshop APS; Devolutiva da Missão Internacional à Portugal e Workshop Modelo Prestadora.

Líbero Médico (Sistema que permite o acesso e envio de dados para o RES) - Desafio 2019 concluído

O sistema foi implantado em cinco Singulares paranaenses ao longo de 2019, cujo serviço passou a ser centralizado na Unimed do Brasil.

Sistema UpFlux - Desafio 2019 concluído

Foi implantado o módulo UPFLUX – Modelo de Regulação Cognitiva – Auditoria de Contas Médica e Enfermagem com a implantação de mecanismos de regras e reconhecimento de padrões por meio da aprendizagem de máquina (Inteligência Artificial). O módulo foi implantado, além da Unimed Paraná, também em Ponta Grossa, Pato Branco, Cianorte, Costa Oeste, Noroeste do Paraná e Apucarana.

Unicompras - Desafio 2019 concluído

As cotações e compras de insumos administrativos para o funcionamento da sede da Unimed Paraná, assim como as cotações, negociações e compras de Materiais Hospitalares e Medicamentos para atendimento às Singulares são efetuadas por meio da plataforma “Unicompras”. Ao todo, 30 fornecedores atenderam às solicitações de compras realizadas ao longo de 2019 e, juntos, movimentaram aproximadamente R$ 20.855.983,24 em processos da Unimed Paraná e Singulares participantes da plataforma.

Desses fornecedores, 70% estão localizados no Paraná e os demais dentro do território nacional. Todos realizaram o atendimento dentro do prazo máximo de entrega solicitado, devido a criticidade dos produtos comprados. A escolha dos fornecedores segue os critérios estabelecidos pelos Comitês Técnicos responsáveis por cada segmento e análises de preço, qualidade, atendimento e localização. O Comitê Técnico de Medicamentos de Alto Custo, por exemplo, negocia descontos e valores dos medicamentos a serem trabalhados pelos distribuidores, de acordo com suas especificidades. Importante lembrar que a plataforma Unicompras é aberta a todas as Singulares do estado, sendo utilizada por 15 delas.

Cartão de Acesso - Desafio 2019 em andamento

Cartão popular de acesso, que visa aumentar o volume de consultas aos cooperados, atuando em um novo nicho de mercado: as classes C, D e E.

Projeto portal on-line contratantes - Desafio 2019 em andamento

Canal de relacionamento via web com as contratantes, centralizado o acesso a ferramentas como: informações gerenciais da carteira, faturas, movimentação cadastral e demais informações para acesso.

Equipe voltada às linhas de cuidado - Desafio 2019 em andamento

Reestruturação na equipe voltada às linhas de cuidado, com envolvimento de todos os setores ligados aos cuidados: oncológicos, terapias especiais, atenção domiciliar, obesidade mórbida e alta sinistralidade.

Projeto DRG - Desafio 2019 em andamento

Em 2019, foram 6 Unimeds Singulares e 10 Hospitais participantes do Projeto DRG. Ao todo, foram 40.428 altas codificadas.

Qualificação da Operadora - Desafio 2019 em andamento

Em 2019 foram visitadas 13 Singulares para suporte no processo de acreditação da Operadora. Além da visita in loco, aconteceram ainda as videoconferências com algumas das Singulares visitadas para dar continuidade no processo.

Compliance

Com início em 2018, o Projeto teve o objetivo de implementar uma área de Compliance com a estrutura necessária para o aperfeiçoamento da gestão da ética e integridade corporativa, assim como o fortalecimento da cultura de controles internos. A proposta se preocupou, ainda, com a prevenção contra riscos legais e regulatórios da atividade, bem como ao combate à ocorrência de fraudes, danos de imagem e outros desvios decorrentes de possíveis falhas de processos internos. Tudo isso por meio do aperfeiçoamento de políticas e procedimentos internos que assegurem a conformidade das operações da cooperativa às leis e demais normas a que está subordinada.

Como resultado deste projeto, em dezembro de 2019 foi criada, de maneira formal, a área de Compliance, com vinculação à presidência. Ao longo de 2020, estão previstos o direcionamento à adoção das melhores práticas de Governança e Compliance e a implementação da função de Compliance da Federação, por meio de assessoria externa.

Oficina de Cocriação - Workshop de TI e Contabilidade

Através de metodologias do design, o workshop teve o objetivo de proporcionar alinhamento e compartilhamento de experiências, integração das áreas envolvidas e análise em conjunto das principais dificuldades enfrentadas no processo de conciliação das provisões de pagamento para propor uma solução pensada por todos os envolvidos (TI e Contabilidade).

Open Innovation - Parceria Distrito Spark CWB

O Distrito Spark CWB é um espaço de coworking com ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo e o networking com pessoas de diversas áreas de atuação profissional. Funciona como uma plataforma de inovação para startups, corporações e investidores. A Unimed Paraná conta com um espaço no Distrito, onde é possível encontrar profissionais e produtos que se alinham com as necessidades da cooperativa.

COMPAR

Em 12 de janeiro de 2018, o Sistema Unimed Estadual fundou a Sociedade de Compartilhamento – Participações Societárias SA, que conta com a adesão de quase todas as Unimeds do estado. Durante aquele ano, as acionistas realizaram investimentos na ordem de R$ 118.953,00. Em função dos investimentos realizados nos diversos projetos da Sociedade de Compartilhamento – Participações Societárias SA, o capital teve substancial elevação, atingindo R$ 2.838.000,00 em 2019. Vale salientar que tais investimentos foram realizados com sobras de caixa da Federação referentes ao exercício de 2018, sem a necessidade de aportes diretos das acionistas.

Entre os principais projetos desenvolvidos pela Compar estão: Incorporação da participação na Univision, aprovação e início de implantação do projeto Acesso Popular, aprovação de investimento em participação do Upflux e início da Operação Unicall.