Sobre este relatório

A exemplo do formato adotado no último ano, o Relatório de Gestão e Sustentabilidade da Unimed Paraná de 2019 é disponibilizado online, por meio de um site. Tal escolha foi tomada com o propósito de permitir ao público um acesso mais democrático e facilitado, uma vez que a internet ultrapassa barreiras físicas e geográficas.

Por meio de um menu intuitivo, a plataforma traz dados econômicos, sociais e ambientais da Unimed Paraná ao longo do último ano, com alguns comparativos ao ano de 2018. Este é o quarto ano consecutivo em que adotamos a metodologia Global Reporting Initiative (GRI) – opção “de acordo - essencial” para a construção do relatório. 

Em cada texto informativo é possível encontrar os indicadores da metodologia. 

Com princípios baseados no cooperativismo, a Unimed Paraná acredita que, assim como a sociedade, o Sistema Estadual se fortalece devido ao trabalho e comprometimento de cada envolvido no processo. Colaboradores, beneficiários, cooperados e, claro, a comunidade, são essenciais para a promoção de valores que permeiam gerações. Um brinde aos 40 anos da Unimed Paraná!

GRI 102-54

No processo de construção deste relatório, a Unimed Paraná tomou como base sua Matriz de Materialidade, definida a cada dois anos por meio do cruzamento de percepções internas – diretores, gerentes e técnicos – e externas. Para a delimitação dos temas de relevância sob o aspecto externo, porém, a cooperativa conta com a participação de representantes dos principais públicos de relacionamento do Sistema, chamados stakeholders estratégicos.

Esses públicos estratégicos são pré-identificados pela cooperativa por meio de um processo assistido por uma consultoria externa, que leva em consideração critérios como Efeito Social, Grau de dependência da Organização, Grau de dependência do Stakeholder, Impacto Ambiental, Perfil, Responsabilidade sobre Valores & Patrimônio, Tamanho/Porte/Quantidade.

Diante do resultado originado neste mapeamento, a Unimed Paraná tem ciência de quais públicos deve buscar o engajamento, devido à priorização realizada com base nos critérios relacionados.

Em 2018, foram identificados como stakeholders: Cooperados, Fornecedores, Força de Trabalho, Governo e Sociedade, Clientes/Beneficiários, Prestadores de Serviços, Comunidade do entorno, Colaboradores e Unimeds paranaenses. Desta forma, representantes de cada um desses grupos foram convidados a participar do Café Unimed Portas-Abertas, no qual foi aplicada a pesquisa de materialidade usada como ferramenta de trabalho nos anos de 2018 e 2019.

Ao analisar o cruzamento das percepções internas e externas, como explicado anteriormente, foram verificados os temas com maior relevância para ambos os públicos:

Além desses temas prioritários, a Unimed Paraná incluiu:

GRI 102-21 | 102-40 | 102-42 | 102-43 | 102-44 | 102-46 | 102-47 | 102-49 

O Relatório de Gestão e Sustentabilidade da Unimed Paraná é produzido anualmente. Este documento digital traz dados referentes às atividades e ao desempenho da empresa em relação ao ano de 2019. O relato anterior a esse foi entregue em março de 2019 (referente ao ano-base de 2018) e pode ser consultado no link

GRI 102-50 | 102-51 | 102-52

Todas as informações presentes neste relatório são verificadas e auditadas dentro de diversas normativas e instituições, porém, para o Relatório em si, não foi buscada verificação externa. A Unimed Paraná possui certificação ISO 9001-2015, pelo órgão certificador Bureau Veritas; e Acreditação da Operadora – RN 277 da ANS, pela entidade acreditadora A4Quality. Com relação às informações contábeis, somos auditados pela PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes - PWC.

GRI 102-56