Voltar

Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão

Estar exposto ao sol por muito tempo requer uma série de cuidados para que o corpo continue saudável.

Cuidados com a pele no verão

Estar exposto ao sol por muito tempo requer uma série de cuidados para que o corpo continue saudável.

19 Dezembro 2017

O verão está chegando e com ele o desejo de um corpo bronzeado. Porém, estar exposto ao sol por muito tempo requer uma série de cuidados para que o corpo continue saudável.

Cada pessoa reage de maneira diferente sob os raios solares. Além disso, não existe uma quantidade segura de exposição ao sol, isso dependerá do histórico familiar e da cor da pele e dos olhos da pessoa. Indivíduos de pele e olhos claros estão sob maior risco de queimaduras e de câncer de pele.

O horário indicado para se expor ao sol é antes das 10h e após as 16h, sempre com protetor solar com FPS mínimo de 30, que deve ser reaplicado a cada duas horas ou antes, caso a pele seja molhada. Utilizar chapéus de abas largas e óculos de sol ajudam a aumentar a proteção da face e dos olhos.

Queimou? Confira dicas para hidratar e recuperar a pele

Aumente a ingestão de líquidos, tome banhos rápidos e mornos para evitar ressecamento da pele
Utilize hidratantes que possuam agentes calmantes (calêndula e aloe vera), eles ajudam a aliviar a dor e o desconforto.
Se formarem bolhas ou se a pele descascar, evite a manipulação das lesões e não puxe as peles soltas. Além disso, nem pense em tomar sol sobre a queimadura, ela precisa de tempo para se reconstituir
Aposte em sabonetes que não ressequem a pele e invista na água termal gelada, ela tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes. O chá de camomila gelado é outra opção para aliviar as queimaduras.