Voltar

Dúvidas sobre a pílula anticoncepcional

Dúvidas sobre a pílula anticoncepcional

Quais riscos as mulheres correm ao utilizar o medicamento?

Dúvidas sobre a pílula anticoncepcional

Quais riscos as mulheres correm ao utilizar o medicamento?

20 Agosto 2018

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres para evitar a gravidez. Apesar da aprovação das pacientes e do método ser um dos mais indicados pelos ginecologistas, há muitas dúvidas sobre os riscos que as mulheres correm ao utilizar o medicamento.

Confira abaixo as principais dúvidas em relação a utilização da pílula anticoncepcional.

1. A pílula anticoncepcional pode provocar trombose?

Sim, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mulheres que usam anticoncepcional têm mais riscos de desenvolver trombose em um ano do que as que não tomam o medicamento. Porém, as chances de trombose serão maiores se a mulher possuir histórico familiar da doença, se for obesa ou fumante.

2. Afeta a libido?

Não há consenso sobre isso, o que existe são trabalhos científicos que mostram uma redução pela oscilação dos hormônios, o que é comum no ciclo com ausência do anticoncepcional.

3. A pílula anticoncepcional atrapalha o metabolismo?

Algumas pílulas provocam retenção de líquido e uma vontade exagerada de consumir carboidratos. Porém, há medicamentos que não provocam tantas reações, o melhor é procurar o seu ginecologista para verificar qual o medicamento mais indicado para você.

4. Reduz a fertilidade?

Isso é um mito, pois a fertilidade retorna assim que a mulher para de tomar a pílula.

Vale ressaltar que mulheres com 35 anos ou mais tem uma queda da fertilidade. Também há casos em que ao interromper o uso do medicamento, o ciclo menstrual pode se apresentar irregular no início.

5. Causa celulite?

A  não tem nada a ver com o uso da pílula, na verdade, esse problema é uma patologia que tem vários fatores envolvidos, como idade, predisposição genética, sedentarismo,  alto consumo de doces e bebidas gasosas,  tabagismo, disfunções circulatórias e hormonais, e determinados medicamentos.

Por todos esses fatores não é possível dizer que a pílula anticoncepcional provoca a celulite. No entanto, a retenção de líquidos associada ao uso do medicamento poderia causar uma sensação de aumento da celulite nas mulheres com predisposição genética.

6. A pílula anticoncepcional aumenta os seios?

Não, elas são compostas de estrogênio e progestagênio ou apenas progestagênio, um tipo de hormônio. Esses hormônios podem causar dor mamária, sensação de inchaço e maior sensibilidade, mas não podem aumentar o volume das mamas.

7. A pílula anticoncepcional melhora a pele?

A explicação é que o estrogênio, hormônio presente na pílula, aumenta a produção de uma proteína do fígado, conhecida como SHBG, responsável por diminuir a disponibilidade dos hormônios com efeitos androgênicos. Desse modo, como os níveis de testosterona diminuem, muitas pessoas que sofrem com acne ou que possuem a pele muito oleosa sentem diferença com o uso da pílula anticoncepcional.

8. A pílula anticoncepcional pode ser usada por todas as mulheres?

Na verdade, esse tipo de contraceptivo não pode ser usado por todas as mulheres. As que já tiveram trombose, histórico pessoal de acidente vascular cerebral, câncer de mama e hipertensão, que fumam e estão acima de 35 anos e as que sofrem com enxaqueca com aura devem evitar o anticoncepcional. Somente o médico pode identificar se uma paciente pode ou deve usar determinado medicamento.

9. Provoca varizes?

Não há nada que comprove que a causa das varizes é esse método contraceptivo. Porém, por se tratar de uma doença que pode ser causada por vários fatores, o suo da pílula pode intensificar a dilatação dos vasos ao diminuir os tônus vasculares.

 

Fonte