Voltar

Fake news de saúde

Fake news de saúde

Fake news de saúde

26 Fevereiro 2020

Com a troca cada vez mais rápida de informações no mundo virtual e a comum falta de verificação da veracidade desses dados, as notícias falsas, ou fake news, como conhecemos atualmente, ganham cada vez mais força. O que pode ser uma simples brincadeira para uns, para outros pode trazer diversos impactos negativos, sobretudo quando as fake news são sobre saúde.

Com a confirmação do primeiro caso do novo Coronavírus no Brasil, as fakes news sobre a doença já começaram a ser compartilhadas nas redes sociais. Você já parou para pensar que uma simples notícia falsa pode ter graves consequências não só para a sua saúde, como também para a saúde de outras pessoas? Por isso, é essencial checar as informações antes de compartilhá-las e tomá-las como verdadeiras.

Separamos algumas dicas para identificar uma fake news de saúde e evitar qualquer tipo de problema. Vamos lá?

Avalie a fonte e o texto

Diversos sites que publicam fake news de saúde tem endereços e nomes parecidos com os de páginas de notícias. Por isso, o primeiro passo para identificar um conteúdo falso é avaliar o site, a fonte e o autor do conteúdo.

Além disso, verifique a estrutura do texto em questão. Em geral, os sites que divulgam esse tipo de conteúdo apresentam erros de ortografia, de formatação, uso exagerado de pontuação, etc.

Leia a notícia até o fim

Muitas vezes, o título e o subtítulo da matéria não condizem com o restante do texto. Por isso, você deve ler o conteúdo até o fim e ver se faz algum sentido.

Depois disso, confira se a notícia está sendo divulgada em outros sites confiáveis. Fique atento, caso receba uma notícia que aparentemente geraria grande repercussão e que não esteja em outros portais, pois provavelmente é uma fake news.

Atente-se à data de publicação

Outra tática muito comum dos sites que divulgam fake news é coletar notícias antigas e divulga-las como sendo recentes.

Assim, uma boa dica é estar atento à data da publicação, conferindo se a notícia é relevante e se está atualizada.

Bateu a dúvida? Pergunte!

Uma forma muito fácil e prática de identificar uma fake news de saúde é perguntando para quem entende do assunto. O Ministério da Saúde disponibiliza um número de WhatsApp exclusivo para tirar dúvidas dos usuários.

Com esse serviço, qualquer cidadão pode enviar mensagens gratuitamente para confirmar se aquelas informações são verdadeiras ou não. Anote o número: (61) 99289-4640.

Só compartilhe aquilo que for verdadeiro

Por fim, mas não menos importante: não compartilhe conteúdo por impulso. Cheque se a informação é realmente correta antes de passá-la adiante.

Você também é responsável por aquilo que compartilha!

Fonte