Voltar

Os benefícios da prática regular de exercício físico

Os benefícios da prática regular de exercício físico

Os benefícios da prática regular de exercício físico

29 Dezembro 2017

Para que a prática de exercícios físicos traga benefícios tangíveis e realmente percebidos no dia a dia e na saúde, ela deve ser levada a sério e realizada de modo frequente, sem ser encarada como um hobby, mas como um hábito constante.

A principal diferença entre a prática regular de atividade física e a eventual está no processo de adaptação do corpo: quando ela passa a fazer parte da rotina, tende a se adaptar ao esforço físico. Já quando fazemos uma atividade física eventual, a cada exercício, o corpo entende como uma movimentação fora do normal. Dessa forma, ele pode sofrer mais com dores, inflamações e lesões.

Dicas para melhorar o seu desempenho na prática do exercício físico

  • Antes, durante e depois da atividade física, hidrate-se bem e prefira água. A hidratação melhora a performance, evita câimbras e ajuda no controle da pressão arterial. No verão, redobre os cuidados, pois nessa época a transpiração é mais intensa!
  • Alimente-se antes do treino: escolha boas fontes de carboidratos (batata-doce, mandioca, pães e cereais integrais). Evite frituras ou refeições que contenham muitas gorduras, pois elas retardam o processo de digestão, podendo prejudicar o seu desempenho.
  • A alimentação depois do treino deve ser adequada ao seu objetivo. Uma boa estratégia nutricional pode fazer toda a diferença.

Benefícios da atividade física regular:

  • Melhora nossas estruturas ósseas e musculares
  • Reduz a pressão arterial
  • Combate o stress (e todos os hormônios ruins ligados a ele)
  • Alivia a tensão muscular
  • Proporciona bem-estar psicológico, por nos afastar dos problemas cotidianos
  • Age contra doenças, como osteoporose, diabetes, risco de infarto
  • Aumenta a autoestima
  • Melhora a postura
  • Aumenta a imunidade
  • Age contra a obesidade
  • Melhora dores