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Pratique atividade física e acabe com o sedentarismo

Pratique atividade física e acabe com o sedentarismo

Pratique atividade física e acabe com o sedentarismo

20 Março 2019

Estudos mostram que a tecnologia, as mudanças nos padrões de transportes, urbanização, fatores culturais, entre outros, estão tornando as pessoas menos ativas.

Está comprovado que praticar algum tipo de atividade física regularmente ajuda a prevenir diversos problemas de saúde, como doenças não transmissíveis, ou seja, doenças cardíacas, derrame, diabetes e câncer de mama e de cólon. Além disso, o exercício contribui para a prevenção da hipertensão, excesso de peso, obesidade e ajuda a melhorar a saúde mental, a qualidade de vida e o bem-estar.

Você sabia que dez minutos de atividade física já são suficientes para tirar qualquer pessoa do sedentarismo? Descubra agora se você é pouco ou muito ativo:

  • Sedentário – não realiza 10 minutos diários de atividade física
  • Pouco ativo – não faz atividade com frequência
  • Ativo – realiza no mínimo 150 minutos de atividade física por semana: três vezes na semana, com 1 hora de duração; ou cinco vezes, com 30 minutos de duração
  • Muito ativo – realiza no mínimo 180 minutos de atividade por semana, em pelo menos cinco dias, intercalando treinos intenso, moderados e exercícios.

É possível incluir a atividade física no dia a dia, mas para isso são necessárias algumas atitudes, entre elas, a disciplina. Veja as dicas abaixo:

1. Atividade física não se resume em correr, caminhar ou praticar musculação. Dançar, pular corda, nadar, pedalar, praticar artes marciais também se enquadram na categoria. Por isso, repense e escolha o lhe dará mais prazer em praticar

2. Crie uma rotina com os dias que serão destinados à caminhada, natação e dança, por exemplo. Isso ajuda a organizar a semana e permite fazer mais de uma atividade na semana, além de diversificar os exercícios

3. Sempre que possível, faça atividades em grupo, pois elas tendem a ser mais estimulantes e prazerosas

4. Repense a sua rotina e inclua atividades simples como descer e subir escadas em vez de usar o elevador ou fazer exercícios de agachamento e alongamento enquanto assiste TV

5. Saia para passear com o seu cão. Caminhar é um dos exercícios mais simples que existem. Estudos revelam que 15 minutos de caminhada em ritmo moderado após as refeições ajuda a controlar o açúcar no sangue

6. Caso trabalhe sentado, levante com mais frequência durante o dia. Vá até a mesa do seu colega, em vez de mandar e-mail ou usar o telefone, por exemplo

7. Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o médico, que irá orientá-lo sobre o tempo ideal e o tipo de atividade mais indicada para você