Voltar

Sopas funcionais

Sopas funcionais

Sopas funcionais

31 Julho 2019

Os alimentos funcionais são aqueles que ajudam a preservar a saúde de quem os consume, podendo desempenhar um papel benéfico na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, na proteção das células contra os radicais livres, no funcionamento do intestino, na redução da absorção do colesterol, no equilíbrio da flora intestinal, entre outros. Para que esse benefício seja sentido, esses alimentos devem ser consumidos regularmente e estar associados a uma dieta balanceada e hábitos saudáveis.

O frio combina com pratos quentes, aconchegantes e saborosos. Reúna a família e os amigos para saborear as sugestões dte sopas abaixo, todas feitas com ingredientes funcionais:  

  1. Creme de beterraba assada com iogurte e tomilho

A beterraba possui vitaminas antioxidantes e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O iogurte, assim como outros produtos lácteos fermentados, possui probióticos que favorecem funções gastrointestinais.

 

  1. Sopa de lentilha

A lentinha contém ferro e ácido fólico, por isso ajuda no combate à anemia.

 

  1. Sopa de feijão com espinafre (ou couve)

Por possuir fibras, o feijão ajuda na melhora do funcionamento intestinal. Pode ajudar também no controle da glicemia. As folhas verdes possuem luteína, um antioxidante que ajuda na proteção contra a degeneração ocular.

 

  1. Creme de ervilha

Assim como o feijão, a ervilha possui fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no funcionamento do intestino e no controle da glicemia.

 

  1. Sopa de abóbora e manjericão

A abóbora é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A, um antioxidante natural que age efetivamente na manutenção da integridade da pele, das mucosas e na qualidade da visão. O manjericão possui tanino, um composto que atua como antioxidante, antisséptico e vasoconstritor.

 

  1. Creme de couve-flor

A couve-flor têm indóis e insotiocianatos, que são indutores de enzimas protetoras contra o câncer.

 

  1. Sopa de milho-verde

O milho possui zeaxantina, um carotenoide encontrado junto com a luteína e que ajuda na saúde ocular.

 

  1. Sopa de cenoura

Por ser rica em fibras, a cenoura ajuda na digestão e no combate à prisão de ventre. A vitamina A e os antioxidantes presentes previnem o envelhecimento precoce.

 

Alguns temperos também podem ser funcionais! Inclua manjericão, manjerona, sálvia, pimenta, pimentão, gengibre, cebola e alho em sua alimentação.