Voltar

Cartilha de saúde - Higiene Bucal começa cedo

Cartilha de saúde - Higiene Bucal começa cedo

Cartilha de saúde - Higiene Bucal começa cedo

12 Junho 2012

Foi-se o tempo em que os pais pensavam na higiene bucal dos filhos só depois que eles tinham tamanho suficiente para alcançar a pia do banheiro. A recomendação de dentistas é de iniciar os cuidados com os dentinhos mesmo antes de eles apontarem na gengiva. A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que a primeira visita ao dentista deve ocorrer antes que o bebê complete um ano.

Os profissionais são unânimes em afirmar que o papel da família é fundamental para que os pequenos adquiram hábitos dentais saudáveis. Além de educar pelo exemplo – ensinar os filhos a escovar os dentes após as refeições e estimular o uso do fio dental -, os pais devem supervisionar os cuidados.

 A precaução é importante para que a dentição mantenha-se saudável ao longo da vida. Dentinhos de leite perdidos podem comprometer o desenvolvimento da boca: os dentes permanentes podem demorar a nascer, podem crescer desalinhados e a mordida tende a ficar torta. Isso sem contar no trauma que pode causar nos pequenos.

Clique aqui para visualizar a cartilha

Clique aqui para visualizar a versão em pdf


Observação 1: para visualizar a cartilha é necessário ter o software Flash Player instalado em seu computador. Para fazer o download gratuito, clique aqui.

Observação 2: para imprimir a versão em PDF é necessário ter o software Adobe Reader instalado em seu computador. Para fazer o download gratuito, clique aqui.


Repórter: Francine Cadore Designer: Pabla Vieira

Fonte: Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Odontopediatria e Sociedade Brasileira de Odontologia

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em