Voltar

Nutrólogo, endocrinologista e nutricionista: o que é e diferenças

Nutrólogo, endocrinologista e nutricionista: o que é e diferenças

Entenda a diferença entre cada um desses profissionais da área da saúde e descubra em quais situações você pode procurá-los.

Nutrólogo, endocrinologista e nutricionista: o que é e diferenças

23 Maio 2018

Nutrólogo, Nutricionista ou Endocrinologista? Você sabe a diferença entre essas especialidades e quando deve procurar cada uma? 

 

A nutrologia é uma especialidade que ganhou reconhecimento mais recentemente, diferente da endocrinologia e até mesmo da nutrição. 

 

Essas últimas tendem a ser melhor compreendidas entre as pessoas, mas a nutrologia parece ocupar um lugar entre elas, e é aí que a dúvida surge.

 

No artigo de hoje, você vai entender o que faz um nutrólogo e qual a diferença desse profissional para o nutricionista e o endocrinologista. Vamos abordar: 

 
  • O que o nutrólogo faz
  • O que a nutricionista faz
  • O que o endocrinologista faz
  • Especialidade para reeducação alimentar
  • Especialidade para alergia a alimentos
  • Especialidade para reposição hormonal
  • Dúvidas comuns
  • Conclusão
 

Então, siga conosco e boa leitura!

O que o nutrólogo faz

 

Nutrólogo é o médico especializado em Nutrologia Funcional, que pesquisa o impacto dos nutrientes no organismo

 

O nutrólogo é um profissional médico especialista em nutrologia. 

 

Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças. 

 

O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes. Ele pode diagnosticar e tratar, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes

 

Além disso, pode identificar possíveis erros alimentares e de hábitos de vida, auxiliando em mudanças importantes em benefício da saúde.

Funções do Nutrólogo

 

O nutrólogo pode atuar em diferentes frentes e com variados objetivos. Conheça algumas atividades e responsabilidades do nutrólogo: 

 

  • Diagnosticar e tratar doenças nutricionais, como diabetes, hipertensão ou obesidade
  • Identificar maus hábitos alimentares ou de vida, orientando o paciente sobre a relação deles com o seu estado de saúde
  • Incentivar o paciente a fazer um acompanhamento periódico do seu estado nutricional
  • Educar o paciente em relação aos benefícios e malefícios de determinadas substâncias, e a importância da informação nutricional para a garantia da qualidade de vida
  • Contribuir com o estudo constante do papel dos nutrientes em busca de uma vida longa e saudável 

O que é nutrologia funcional ou nutrologia médica

Conforme a Associação Brasileira de Nutrologia, nutrologia funcional, também chamada de nutrologia médica, é a especialidade da medicina que estuda, analisa e compreende o impacto dos nutrientes ingeridos no organismo.

 

Especialização que forma o profissional nutrólogo, a nutrologia pesquisa os benefícios e os malefícios dos nutrientes, buscando entender as necessidades orgânicas do ser humano. Com isso, é capaz de prever e corrigir manifestações de falta ou excesso de determinados nutrientes, preservando a saúde e o bem-estar do paciente. 

 

A nutrologia é a especialidade capaz de cruzar os conhecimentos, permitindo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças diretamente relacionadas à ingestão de determinados nutrientes.

O que a nutricionista faz

 

Nutricionista é o profissional formado em Nutrição, responsável por prescrever dietas com equilíbrio de nutrientes e calorias

 

Nutricionista é um profissional de saúde graduado em nutrição. Ele faz orientações nutricionais e dietéticas, além de indicar suplementações, quando necessário. 

 

Com isso, esse profissional pode auxiliar na prevenção de doenças, ajudar a promover a qualidade de vida, a segurança alimentar e contribuir para a prática da alimentação saudável

 

As principais funções do nutricionista, portanto, são: 

 
  • Orientar e prescrever dietas individuais, respeitando a rotina do seu paciente e a sua necessidade de nutrientes
  • Auxiliar a alimentação do seu paciente, de acordo com suas preferências e metabolismo
  • Preparar cardápios para refeições completas
  • Controlar a qualidade dos produtos, o preparo dos alimentos e a higiene do processo
 

Diferença entre nutricionista e nutrólogo

A primeira diferença entre o nutrólogo e o nutricionista é a formação acadêmica. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição.

 

Dessa forma, o nutrólogo precisa ter condições de avaliar a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas. 

 

No entanto, o nutricionista pode sugerir suplementação de nutrientes, seja porque o paciente tem uma dieta restrita (vegetarianos, por exemplo), seja em função de objetivos específicos, como competições esportivas.

 

Enquanto o nutrólogo visa avaliar, por meio de exames médicos, a saúde do paciente e oferecer orientações para uma alimentação mais equilibrada e para a preservação da saúde, o nutricionista monta uma dieta individualizada, corrigindo as proporções dos nutrientes ingeridos. 

 

Portanto, dependendo do seu objetivo, é muito comum que você precise consultar os dois profissionais, que trabalharão em conjunto para auxiliar na melhora da sua saúde e da sua qualidade de vida.

O que o endocrinologista faz

 

Endocrinologista é o médico especialista em alterações e desequilíbrios hormonais e metabólicos

 

A endocrinologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata as doenças relacionadas às alterações no metabolismo e aos distúrbios hormonais. 

 

O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim com o nutrólogo. Quando necessário, o trabalho desse profissional pode ser complementado pelo trabalho do nutricionista. 

 

O endocrinologista trata, por exemplo:

 

  • obesidade
  • excesso de pelos
  • distúrbios da puberdade
  • distúrbios da menstruação
  • tireoide
  • diabetes
  • colesterol
  • andropausa
  • osteoporose
  • colesterol
  • doenças da hipófise
  • reposição hormonal da menopausa

 

Diferença entre endocrinologista e nutrólogo

Apesar das doenças tratadas por ambas especialidades serem as mesmas, a abordagem realizada pelos profissionais é diferente.

 

Enquanto o endocrinologista olha para a produção hormonal e busca repor ou tratar essa disfunção, o nutrólogo concentra-se nos hábitos do paciente, buscando uma ligação entre eles com os problemas hormonais.

 

Assim, em vez de suplementação ou medicamentos para correção hormonal, o nutrólogo procura um tratamento mais permanente e que não esteja dependente somente de medicação - apesar desta não ser descartada.

 

Dessa forma, as especialidades podem, também, se complementar. Para o tratamento de certas doenças, o acompanhamento metabólico é tão importante quanto o nutricional. Assim como os medicamentos prescritos pelos médicos especialistas, uma alimentação balanceada é fundamental. 

 

Com isso, o endocrinologista corrige, a curto prazo, os sintomas e evolução da doença, enquanto o nutrólogo acompanha uma mudança de hábitos alimentares e de vida do paciente, buscando uma solução permanente. 

Qual especialidade devo buscar para reeducação alimentar?

Você está buscando uma reeducação alimentar e não sabe a qual especialidade recorrer? Vamos ajudar com isso!

 

Como explicamos, o profissional responsável por montar dietas individuais, respeitando a rotina, preferências e proporções adequadas de nutrientes para cada paciente é o nutricionista.

 

Se você deseja melhorar a sua rotina alimentar ou, ainda, mudar drasticamente sua ingestão de alimentos - por exemplo, se tornar vegetariano ou vegano - , você pode consultar um nutricionista para garantir que os nutrientes necessários estejam sendo consumidos. 

 

No entanto, se você já passa por um período de dificuldades para emagrecer (ou engordar, dependendo do seu caso), você pode querer consultar o nutrólogo. O nutrólogo será capaz de avaliar o efeito dos nutrientes em seu organismo e, com isso, entender o porquê você não responde a certas dietas como deveria. 

Qual especialidade devo buscar para alergia a alimentos?

 

O nutrólogo pode identificar alergias e intolerâncias, orientando o paciente para uma nova rotina alimentar

 

Se você procura descobrir se tem alguma alergia alimentar, nenhuma das especialidades apresentadas neste artigo é a ideal. Você deve procurar um alergologista.

 

Porém, o nutrólogo é um profissional capaz de identificar alterações no organismo em relação a determinadas substâncias. Assim, poderá notar alguma possível alergia ou intolerância alimentar, encaminhando-o para uma consulta com um especialista. 

 

O acompanhamento nutricional com um nutrólogo, seguido por exames periódicos, poderá alertá-lo em relação a inúmeros sintomas ou problemas de saúde, dos mais simples aos mais graves - incluindo alergias ou intolerâncias. 

 

Não deixe de fazer seu exame geral para manutenção de sua saúde e qualidade de vida. 

Qual especialidade devo procurar para reposição hormonal?

Já para reposição hormonal, não tem erro: o profissional adequado é o endocrinologista. É ele quem tem condições de avaliar o impacto dos hormônios em seu organismo e identificar defeitos ou excessos, como doenças da tireoide, por exemplo.

 

Uma vez reconhecido o problema, o endocrinologista poderá receitar medicações para um equilíbrio hormonal, ou, ainda, sugerir uma consulta ao nutrólogo. A reposição hormonal, muitas vezes, não é suficiente quando realizada somente com uso de medicações, exigindo uma completa mudança nos hábitos alimentares, físicos e sociais.

Dúvidas comuns sobre nutrólogo, nutricionista e endocrinologista

Agora que você já sabe a diferença entre nutrólogo, nutricionista e endocrinologista, vamos esclarecer algumas dúvidas mais comuns. São questionamentos simples que podem levar a tomar decisões erradas, por falta de conhecimento. 

 

Se sua dúvida não estiver respondida abaixo, leia outros artigos em nosso blog. Nele, você encontra muitas informações sobre diferentes assuntos, e poderá ampliar sua pesquisa para conquistar uma vida mais saudável e feliz. 

 

Então, vamos lá: 

Nutricionista pode receitar remédios?

Não. O nutricionista não tem formação médica, portanto, não pode receitar medicamentos. O que ele pode, porém, é indicar o uso de suplementação nutricional, natural ou não. Para receitas de medicamentos farmacológicos, mesmo os que não são de uso controlado, você deve consultar um médico. 

Nutrólogo pode prescrever dieta?

Não. Assim como o nutricionista não pode prescrever medicamentos (porque não é médico), o nutrólogo não pode prescrever dietas (porque não é nutricionista). Somente o profissional formado em Nutrição é habilitado para prescrever dietas, de acordo com a proporção correta de nutrientes e calorias, para cada indivíduo.

Tenho dificuldade para emagrecer, a quem devo recorrer?

Muitas pessoas lutam anos contra a balança, fazendo de tudo para encontrar a paz com o corpo que acreditam ser o ideal. 

 

A verdade é que este tipo de comportamento pode fazer com que medidas desesperadas sejam tomadas, como uso de remédios para emagrecer, restrições alimentares graves ou distúrbios alimentares, como bulimia, por exemplo. 

 

Para emagrecer, não existe milagre. É uma alimentação adequada, exercícios físicos e um bom controle nutricional e hormonal. 

 

Então, se você já fez de tudo e o “efeito sanfona” parece nunca terminar, consulte um nutrólogo. Ele será capaz de identificar as dificuldades encontradas pelo organismo para emagrecer e manter o peso adequado. Assim, irá orientar a melhor forma de você mudar sua rotina, conquistando mais saúde e qualidade de vida.

 

Você conhece os perigos da obesidade? Convidamos você para responder o nosso Teste da Obesidade

 

O teste contém alguns mitos e verdades. Assim, você poderá discutir suas respostas quando consultar com o seu nutrólogo. O objetivo é entender melhor como o ambiente e os hábitos de vida influenciam tanto no nosso peso corporal.

Conclusão

 

Nutrólogos, nutricionistas e endocrinologistas são especialidades diferentes que podem se complementar, dependendo da doença ou objetivo do paciente

 

Lembre-se: os nutrientes têm um importante papel para o bom funcionamento e equilíbrio hormonal. Então, tanto o endocrinologista quanto o nutrólogo ou o nutricionista pode atuar de forma complementar no tratamento de diversas doenças.

Quer mais dicas de como começar e manter uma rotina de vida saudável? Então, confira estes outros artigos:

 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares também conheçam a diferença entre nutrólogo, nutricionista e endocrinologista. 


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura - Alex Mendes

Fonte: ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro e Conselho Federal de Nutricionistas.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (43 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em