Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – Cobertura de procedimentos pelo plano de saúde.

Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – Cobertura de procedimentos pelo plano de saúde.

17 Outubro 2016

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, é publicado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, e consiste em uma listagem de procedimentos que serve como referência para cobertura de procedimentos pelos planos de saúde que foram contratados a partir de 1º de janeiro de 1999, ou adaptados para as coberturas previstas na Lei 9656/98.

A cada 02 anos, a ANS faz a revisão e atualização deste Rol de Procedimentos, e publica suas alterações através de Resoluções Normativas.

Neste ano, as novas coberturas passaram a vigorar com a publicação da Resolução Normativa nº 387, e desde 1º de janeiro de 2016, os beneficiários de planos de saúde passaram a ter cobertura para mais 21 procedimentos, incluindo exames laboratoriais, além de mais um medicamento oral para tratamento de câncer em casa e ampliação do número de consultas com fonoaudiólogo, nutricionistas, fisioterapeutas e psicoterapeutas.

Entre as novidades do novo Rol de Procedimentos estão: o implante de Monitor de Eventos (Looper) utilizado pra diagnosticar perda da consciência por causas indeterminadas; implante de cardiodesfibrilador multissítio, que ajuda a prevenir morte súbita; implante de prótese auditiva ancorada no osso para o tratamento das deficiências auditivas; e a inclusão do Enzalutamida medicamento oral para tratamento do câncer de próstata.

Além da inclusão dos procedimentos acima mencionados, a ANS ampliou o uso de outros procedimentos já ofertados no rol da agência. Entre os quais, a ampliação do tratamento imunobiológico subcutâneo para artrite psoriásica e a ampliação do uso de medicamentos para tratamento da dor como efeito adverso ao uso de antineoplásicos. Também houve aumento do número de sessões com fonoaudiólogo, de 24 para 48 ao ano para pacientes com gagueira e idade superior a sete anos e transtornos da fala e da linguagem; de 48 para 96, para quadros de transtornos globais do desenvolvimento e autismo; e 96 sessões, para pacientes que se submeteram ao implante de prótese auditiva ancorada no osso. Vale destacar ainda a ampliação das consultas em nutrição, de seis para 12 sessões, para gestantes e mulheres em amamentação. Além da ampliação das sessões de psicoterapia de 12 para 18 sessões; entre outros.

Para saber mais, clique nos links abaixo e conheça o novo Rol na íntegra.

ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE 2016

21 NOVOS PROCEDIMENTOS DE COBERTURA OBRIGATÓRIA

AMPLIAÇÕES DOS PROCEDIMENTOS JÁ OFERTADOS