Voltar

Cooperativas arrecadam mais de 3 toneladas de alimentos, material de limpeza e higiene pessoal com a Campanha Mega Arrecadação

Cooperativas arrecadam mais de 3 toneladas de alimentos, material de limpeza e higiene pessoal com a Campanha Mega Arrecadação

Cooperativas arrecadam mais de 3 toneladas de alimentos, material de limpeza e higiene pessoal com a Campanha Mega Arrecadação

13 Julho 2020

A Unimed Pato Branco e as cooperativas Sicredi, Sicoob, Uniprime, Evolua, Coopertradição e Cresol uniram forças novamente neste ano, para realizar uma ação em prol da comunidade e comemorar o Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C, movimento nacional de intercooperação em benefício de causas sociais, celebrado no dia 4 de julho. 
Diferente de 2018 e 2019, em que as cooperativas realizaram as edições da Feijoada do Bem. Este ano, a ação foi voltada para a arrecadação de alimentos, material de limpeza e higiene pessoal. 
Chamada de Mega Arrecadação, a finalidade foi unir forças e sensibilizar o maior número de pessoas, através das redes sociais, para que se unissem às cooperativas e fizessem suas doações. Para isso, inúmeros parceiros apoiaram a causa e ajudaram na divulgação, como: a palestrante Luciana Dorini, que participou de um live sobre o que é o cooperativismo. Também alguns profissionais ativos nas redes sociais, como a fonoaudióloga Pamela Trindade, os digitais influencers Day Langaro, Thais Prado, Guilherme Andreatta, a fotógrafa Larissa Lamp e o perfil do Instagram Amo Pato Branco. 
Alguns veículos de comunicação também deram seu apoio, como as rádios Movimento FM, Celinauta, Ativa, Itapuã, Rádio Paraná Cooperativo, e as tvs Sudoeste e Humaitá. Alguns comércios, como o Supermercado Superpão e também o pessoal do esporte, como o Pato Basquete e o Pato Futsal. 
Com todo este apoio para a divulgação, mais uma vez a comunidade abraçou a causa junto com as cooperativas, e o resultado foi a arrecadação de mais de 3 toneladas de donativos. Aproximadamente 2,5 toneladas de alimentos não perecíveis, além de 415 itens de produtos de limpeza, como água sanitária, detergente e desinfetante, e 74 itens de higiene pessoal, como creme e escova dental, shampoo, entre outros.
As doações serão destinadas para instituições sem fins lucrativos de Pato Branco. A definição de quais seriam as instituições, foi feita após um levantamento, onde algumas disseram que não estavam necessitando de doações, e as que manifestaram estarem precisando, foram as escolhidas. Desta forma, o material arrecadado será distribuído entre as seguintes entidades: Remanso da Pedreira, Instituto de Saúde São Lucas (ISSAL), Instituto Policlínica, Hospital do Câncer, SOS Vida, Apac, Gama, Casa Abrigo, Lar dos Idosos e Assistência Social.
As doações devem contribuir para a realização do trabalho dessas entidades, especialmente por conta das consequências da pandemia de coronavírus.
“É muito importante vermos instituições pensando no bem comum. Isso nos auxilia e facilita nosso trabalho”, diz Thiago Quevedo, coordenador do Centro de Promoção Humana e Assistência.
“Nós oferecemos quatro refeições por dia, além do acolhimento de cama e banho. Essa ação faz muita diferença”, comenta Jairo Bortot, coordenador do projeto Missão SOS Vida, que trabalha no atendimento de dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.