Voltar

Equipe do CAS participa do Projeto Webinar OncoRede Covid-19

Equipe do CAS participa do Projeto Webinar OncoRede Covid-19

Equipe do CAS participa do Projeto Webinar OncoRede Covid-19

18 Junho 2020

A equipe multidisciplinar do Centro de Atenção à Saúde – CAS, da Unimed Pato Branco, participou no dia 28 de maio, do Projeto Webinar OncoRede Covid-19, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. 
O projeto consiste em uma série de reuniões virtuais, com o tema “Oncologia e Covid-19: orientações para pacientes e familiares”. A iniciativa tem o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o que muda na assistência oncológica, em tempos de pandemia, e busca divulgar um conjunto de instruções e cuidados para a prestação de assistência segura e qualificada a pacientes, preservando também a segurança dos profissionais de saúde.
Participaram desta primeira reunião virtual os colaboradores: Yhara Marianna Severgnini Mezzomo, Flavia Raldi C. da Silva, Sidiane Rampanelli, Osvaldo Luiz Schreiner da Cruz, Ellyse Henrard, Adriana Tormen Branco e Maristela Rocha de Vargas. 
De acordo com a colaboradora Yhara, o objetivo da participação e interesse dos colaboradores pelo projeto da ANS, é compreender a evolução da doença Covid-19 num panorama mundial e identificar os cuidados específicos relacionados ao paciente oncológico e seus familiares.
“Almejamos perceber se as medidas de prevenção se alteram dentro deste diagnóstico, além de aprender sobre os cuidados emocionais em tempos de pandemia e como isso afeta o paciente, familiares e cuidadores”, destacou Yhara. 
A iniciativa da ANS apresenta conhecimentos fundamentais, que podem ser aplicados à rotina diária dos atendimentos do setor da Oncologia, bem como nas orientações aos pacientes, durante as visitas domiciliares do Programa de Gerenciamento de Casos- PGC, pois ambas as equipes prestam atendimentos a pacientes oncológicos, os quais estão no grupo de risco e suas terapias são consideradas essenciais, sendo necessário que toda a equipe que os acompanha, esteja apta a lhes atender sem que haja dano ou prejuízo à sua saúde. E para isso, a informação e conhecimento técnico são as melhores e mais corretas formas de evolução, dentro deste novo cenário que o mundo vivencia. 

Equipe do CAS, participante do Projeto Webinar OncoRede Covid-19