Voltar

Equipe do PGC participa de treinamento sobre mecânica básica

Equipe do PGC participa de treinamento sobre mecânica básica

Equipe do PGC participa de treinamento sobre mecânica básica

22 Fevereiro 2021

Considerando as situações inesperadas, que podem surgir quando você está dirigindo e como algumas podem ser um problema fácil de resolver, quando se tem os devidos conhecimentos. A equipe do Programa de Gerenciamento de Casos – PGC participou, no dia 04 de fevereiro, de um treinamento sobre mecânica básica, ministrado pelo enfermeiro do Programa, Osvaldo Luiz Schreiner, com o auxílio do educador físico, Jian Campelli. 


“A ideia foi compartilhar alguns conhecimentos sobre a manutenção básica dos veículos em casos de necessidade, sem que a pessoa precise chamar terceiros para ajudar, também em casos em que ela se encontre em um lugar longe e não tenha ajuda disponível no momento, para que possa completar seu percurso tranquilamente e se necessário levar o veículo até a mecânica ou borracharia”, comentou Osvaldo.


O treinamentoteve uma parte teórica, realizada no auditório do CAS de Pato Branco e outra parte prática, realizada no estacionamento do CAS. Participaram as colaboradoras Sidiane Rampanelli, Ellyse Henrand, Ana Carolina Bonatto, Janaina Vedana e Tacielly Zulpo. 

Entre as dicas repassadas pelo enfermeiro Osvaldo estiveram: precauções a serem tomadas antes de usar o veículo, como a conferencia da água e do óleo do motor, situação da documentação, ajustes de espelho e banco, verificação dos pneus. Ele também explicou sobre as luzes do painel e o que fazer caso alguma delas acenda. O que fazer se faltar freio no veículo em movimento ou houver aquecimento do motor. 


As participantes ainda aprenderam na prática a trocar um pneu e a recarregar a bateria com cabo de transmissão de energia (chupeta), bem como a sinalização do local, em caso de acidente ou defeito no carro.


A enfermeira Taciely de Oliveira Flores Zulpo comentou que no PGC a equipe sempre está na estrada e o risco de furar um pneu ou acometer algum problema mecânico com o carro existe. 


“Nesses oito anos que estou no Programa já passei alguns perrengues. Lembro uma vez que as luzes do carro começaram a piscar sinalizando para parar por alta temperatura, quando parei vi que a mangueira da água tinha um furo. Ainda bem que o lugar em que eu estava tinha rede de celular. Assim consegui pedir ajuda”, relatou ela, que também já teve pneu furado e uma situação em que se perdeu em uma estrada no interior. 


Para ela o treinamento veio de encontro à necessidade da equipe, pois é fundamental ter noção do que pode acontecer e conseguir resolver a situação, pois nem sempre é possível chamar por ajuda. “Foi muito importante esse treinamento, para mostrar que nós mulheres somos capazes de fazer o que quisermos”, comentou.

 

Trocar pneu e carregar a bateria com o cabo de transmissão foram alguns dos aprendizados