Voltar

Equipe do PGC participa de treinamentos sobre comunicação humana, estomias e curativos

Equipe do PGC participa de treinamentos sobre comunicação humana, estomias e curativos

Equipe do PGC participa de treinamentos sobre comunicação humana, estomias e curativos

30 Julho 2020

A equipe do Programa de Gerenciamento de Casos – PGC, da Unimed Pato Branco, segue participando semanalmente de treinamentos, que vem contribuindo para os atendimentos aos beneficiários, participantes do Programa. 
No dia 7 de julho, o enfermeiro Osvaldo Luiz Schreiner da Cruz falou sobre comunicação humana, um tema fundamental, já que saber se comunicar com as pessoas é importante, principalmente quando elas se encontram doentes e precisando de um acolhimento diferenciado por parte da equipe de saúde.  
De acordo com Osvaldo, ele iniciou sua fala explicando sobre como surgiu a comunicação, e como foi importante o desenvolvimento dessa ferramenta para chegar ao nível de conhecimento e civilização que hoje a espécie humana se encontra. “Falei também sobre as diversas formas de comunicação, como o diálogo falado e escrito, além dos gestuais. As formas como nos expressamos e a utilização da comunicação no ambiente de trabalho, para evitar ao máximo as falhas e melhora do ambiente. E também a comunicação com nossos pacientes, para passarmos a mensagem de forma clara e objetiva, para que haja o entendimento mutuo das informações repassadas”. 
No dia 15 de julho, a equipe participou do treinamento sobre estomias e curativos, ministrado pela enfermeira estomaterapeuta Ana Paula de Souza Cozza, da empresa AABA. 
A supervisora do PGC, Ana Carolina Cerruti Bonatto, explicou que hoje a Unimed Pato Branco cumpre a resolução normativa 325, nas condições previstas no contrato de plano de saúde, que inclui o fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes para colostomia, ileostomia e urostomia, nas quantidades necessárias, conforme solicitação do médico assistente. Além do fornecimento, a equipe do PGC precisa repasssar as orientações sobre o uso desses equipamentos e para o auto cuidado. Sendo assim, é importante que os profissionais se mantenham em constante capacitação, para fazer o gerenciamento dos pacientes e evitar complicações, auxiliando na adaptação da nova rotina. Atualmente estão sendo gerenciados seis pacientes, que demandam tais orientações. 

Treinamento sobre comunicação humana, ministrado pelo enfermeiro Osvaldo Luiz Schreiner da Cruz

Treinamento sobre estomias e curativos, ministrado pela enfermeira estomaterapeuta Ana Paula de Souza Cozza, da empresa AABA