Voltar

Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social implanta novos projetos

Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social implanta novos projetos

Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social implanta novos projetos

9 Março 2021

A Unimed Pato Branco é uma Cooperativa que tem o seu foco de trabalho no cuidado com a saúde das pessoas, mas também, apoia e desenvolve iniciativas que incentivam a preservação do meio ambiente e ajudam a comunidade. 


Ampliando a sua gama de projetos sociais, através do Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, a Cooperativa está implantando dois novos projetos, um focado no recolhimento de esponjas domésticas usadas e outro de instrumentos de escrita. 


Recolhimento de esponjas 
O projeto de recolhimento de esponjas domésticas usadas é desenvolvido pelas empresas Scotch-Brite e TerraCycle, juntas elas criaram um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico e a Unimed Pato Branco passará a apoiar este projeto, atuando no recolhimento das esponjas.  


“A Unimed Pato Branco juntou-se a esta causa, que além de dar o destino correto a este item, ajudará uma instituição, pois o valor recebido pelo recolhimento das esponjas será destinado a uma entidade beneficente da nossa escolha”, explicou Catya Regina Gehlen, membro do Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, da Unimed Pato Branco.


Como funciona o projeto 

O objetivo do projeto é evitar que o maior número possível de esponjas usadas pare no meio ambiente. Assim, a Unimed Pato Branco atuará como ponto de coleta e após reunir uma certa quantidade de esponjas, as enviará para a empresa responsável, que fará a reciclagem de todo o material. 


A cada esponja enviada, a Cooperativa receberá pontos, que poderão ser acumulados e trocados por valores em dinheiro, que serão destinados a uma instituição sem fins lucrativos, escolhida pela Unimed Pato Branco.


“As esponjas serão acondicionadas em caixas que serão enviadas à TerraCyle, que é a empresa que faz a reciclagem correta deste material. Hoje no Brasil somente ela faz a reciclagem destas esponjas”, informou Catya. 


O processo de reciclagem inclui uma série de procedimentos, como: a separação, moagem, micronização e a extrusão. Os resíduos são transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet, a qual é vendida e utilizada para a produção de outros objetos, como bancos, lixeiras, etc.


Como o projeto ainda está em fase de implantação, inicialmente será destinado aos colaboradores da Unimed Pato Branco e suas famílias.

 
Onde depositar as esponjas

As esponjas poderão ser depositadas em uma urna, que inicialmente ficará na sede administrativa da Unimed Pato Branco, no espaço gourmet. No CAS e nos postos avançados, a intenção é futuramente colocar pontos de armazenagem também. 


Um cuidado importante que as pessoas deverão ter, é que antes de descartar a esponja, será necessário lavar e deixar secar, para então destiná-la ao projeto. 


 Projeto de reciclagem de instrumentos de escrita

Outra iniciativa que a Unimed Pato Branco se tornará parceira é o projeto de reciclagem de instrumentos de escrita, das empresas Faber-Castell e TerraCycle, o qual proporciona o descarte correto de instrumentos de escrita usados e suas respectivas embalagens. 

Assim como o projeto de recolhimento das esponjas, o projeto de recolhimento de instrumentos de escrita permitirá à Unimed Pato Branco somar pontos e trocá-los por valores em dinheiro, que serão destinados para uma instituição beneficente, escolhida pela Cooperativa. 


Entre os materiais que podem ser doados para este projeto estão: lápis grafite; lápis colorido; lapiseiras; canetas; canetinhas; borrachas; apontadores; marca-texto; marcadores permanentes; marcadores de quadro-branco, pode ser de qualquer marca.  


O que será feito com os materiais recolhidos?

Estes materiais serão enviados à empresa TerraCycle, que realizará o processo de reciclagem, o qual inclui uma série de procedimentos, como a separação, a lavagem e a extrusão. Os resíduos são transformados na mesma matéria-prima do processo de reciclagem das esponjas, chamada Pellet, que é vendida e utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras, etc.


Onde as pessoas poderão doar os materiais 
A Unimed Pato Branco criará locais estratégicos na Cooperativa, para que os colaboradores possam fazer o descarte. Inicialmente será colocada uma caixa de recolhimento no espaço gourmet e, futuramente, da mesma forma será feito nos postos avançados e no CAS, para que todos participem.


De acordo com a colaboradora Catya, o interesse de implantar este projeto na Cooperativa surgiu da observação de que nas atividades diárias dos colaboradores, os instrumentos de escrita são muito consumidos, então percebeu se a oportunidade de apoiar o projeto e dar o descarte correto a esses objetos. 


“Em nossas atividades diárias fazemos muito o uso de canetas, lápis, canetão, marca texto, entre outros, e neste projeto poderemos dar o destino correto a estes materiais, assim como ajudar outras pessoas a fazê-lo e ainda ajudar uma instituição”, destacou Catya.


Implantação dos projetos
Tanto o projeto das esponjas como o dos instrumentos de escrita estão em fase final de implantação. Por isso, os colaboradores podem ir aguardando os materiais, pois logo serão disponibilizados os locais para os descartes. 

 

Curiosidades 
Do que são feitas as esponjas?


As esponjas de lavar louça são buchas sintéticas, feitas de poliuretano, que é um material usado para fabricar colchões, travesseiros, estofados, etc. É um plástico bem difícil de reciclar, pelo seu processo de produção, mas é possível reaproveitá-lo em outros produtos, como pisos, por exemplo.


Quanto tempo dura uma esponja de cozinha?
Para os especialistas em higiene o ideal é trocar com frequência. Em uma casa com uma rotina média de lavagem de louças (duas vezes ao dia) a durabilidade média de uma esponja está na faixa de dez a quinze dias.


Quanto tempo uma esponja demora para se decompor?
Algumas fontes dizem ser por tempo indeterminado, outras já acreditam que uma esponja sintética comum leva cerca de 100 anos para se decompor!

 

Dicas para a higienização das esponjas domésticas


Como limpar a esponja de lavar louça com vinagre?

Deixe a esponja de molho na água quente com uma colher de sopa de vinagre, quando a água esfriar tire o excesso e coloque no micro-ondas por no máximo 2 minutos (cuidado ao retirar, pois ela estará bem quente), enxágue e pronto sua esponja está livre de bactérias.
Como limpar esponja com bicarbonato?


Para higienizar os panos e as esponjas basta deixá-los de molho por um dia em um balde com água e bicarbonato. 
Como higienizar esponja no micro-ondas?


Coloque um pouco de detergente em um copo e complete com água, misturando bem. Em seguida, mergulhe a esponja na solução e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Com a ajuda de um pano ou uma luva, retire o recipiente, espere esfriar e enxágue. 

 

 

Iniciativas recolherão esponjas e instrumentos de escrita usados