Voltar

Plataforma "Contra-Covid" vai ajudar no combate ao Coronavírus

Plataforma "Contra-Covid" vai ajudar no combate ao Coronavírus

A Unimed Pato Branco é uma das apoiadoras da iniciativa

Plataforma "Contra-Covid" vai ajudar no combate ao Coronavírus

A Unimed Pato Branco é uma das apoiadoras da iniciativa

26 Março 2020

A Unimed Pato Branco tem adotado e incentivado algumas formas de combate ao Coronavírus, uma delas é a participação na plataforma digital "Contra Covid". Desenvolvida pela Empresa Bits Software, de Pato Branco, é uma ferramenta que vai possibilitar as pessoas entrarem em contato com equipes de saúde capacitadas, sem a necessidade de ir ao hospital ou ao pronto atendimento.

O idealizador da plataforma, Thiago Guilherme Santin, CEO da Empresa Bits Software, explicou que ele e sua equipe identificaram, que seria possível criar uma forma, através da tecnologia disponível hoje, para que as pessoas conversem com os médicos e demais profissionais da saúde, sem precisar sair de suas casas. A partir daí, eles se reuniram e fizeram uma maratona de quatro dias, até que a plataforma ficou pronta.

Como a plataforma digital "Contra Covid" funciona?

A plataforma, segundo ele, funciona como um sistema de triagem, em que a pessoa que possui os sintomas do Covid 19 acessa e preenche um formulário, com várias informações, que ajudarão as equipes de saúde conectadas, a identificar o grau de urgência da pessoa. O atendimento, com as orientações do que a pessoa deve fazer, será feito pelo whatsapp.  

Os beneficiários da Unimed Pato Branco, ao se cadastrarem, deverão informar o número do seu cartão do beneficiário, pois assim, ele será direcionado para o atendimento de um dos médicos cooperados da Cooperativa. Caso a pessoa não tenha plano de saúde, ela será direcionada para o atendimento de um médico do Sistema Único de Saúde – SUS. Além de médicos, também serão realizados atendimentos psicológicos.

Outra possibilidade oferecida, é o acesso a serviços de farmácia e supermercados. Dentro da plataforma, as pessoas que fazem parte do grupo de risco, e que não devem sair de casa para evitar a contaminação pelo Coronavírus, podem solicitar ajuda para comprar medicamentos ou alimentos.  

Como a plataforma está em construção, os profissionais da área médica e psicologia, bem como, as pessoas que queiram atuar como voluntárias, para prestar ajuda na compra de medicamentos e mantimentos, podem se cadastrar na plataforma, que está disponível no endereço: www.contracovid.com.br. Também é possível entrar em contato com o idealizador Thiago, pelo seu perfil do Instagram @thiagobitz ou pela página @contra.covid.

O gerente de operações da Unimed Pato Branco, Angelo Luiz De Bortoli, destacou que para a Unimed Pato Branco, a plataforma se torna importante para ajudar no mapeamento dos casos de contaminação pelo Covid-19, na região Sudoeste, e também, para reconhecer se existem locais, em Pato Branco ou na região Sudoeste, em que os casos possam estar surgindo.