Voltar

Programa Despertar inicia primeira edição de 2020

Programa Despertar inicia primeira edição de 2020

Programa Despertar inicia primeira edição de 2020

9 Março 2020

No dia 4 de março, iniciaram os encontros de 2020, do Programa Despertar, uma iniciativa da Unimed Pato Branco, através da atuação da equipe multidisciplinar do Centro de Atenção à Saúde - CAS, com o propósito de auxiliar os beneficiários, cooperados e colaboradores a pararem de fumar
O Programa Despertar conta com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por médico, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico e técnico de enfermagem. Esta equipe organiza encontros, visando o acolhimento e a conscientização dos participantes, sobre os problemas que o cigarro causa na vida das pessoas e qual o impacto que os prejuízos levam à vida social, familiar, no trabalho e na saúde geral.
“Realizamos os encontros com o grupo para trocas de experiências, determinação de metas e mudanças de hábitos, para então buscar interromper o uso”, explicou Pamela Trindade, fonoaudióloga que atua no Programa.
A cada encontro, um profissional fica responsável por repassar as informações e promover as atividades, que auxiliarão os participantes a deixarem de fumar. Por edição, são programados um total de nove encontros com o grupo, nos quais são abordados temas sobre alimentação, incentivo à prática de uma atividade física, cuidados com a voz e o paladar, orientações e esclarecimentos de dúvidas, orientações farmacológicas e técnicas de relaxamento.
Também são realizadas consultas individuais, com o médico assistente do Programa e com o psicólogo, para trabalhar as dificuldades de maneira exclusiva com cada beneficiário. 
De acordo com a fonoaudióloga, os participantes podem escolher os principais gatilhos e hábitos que o ajudarão no processo de abandono do cigarro. Para isso, eles também contam com auxílio de medicação, para potencializar o efeito e diminuir a vontade de fumar. “Esta medicação é fornecida pela Unimed Pato Branco, é reconhecida como um dos melhores medicamentos do mundo, para quem quer perder o hábito do cigarro. Os participantes que desejam utilizá-lo, contribuem com 30% do valor total da medicação”, informou Pamela. 
Por ano, a Unimed realiza três edições do Programa. A primeira está em andamento, e conta com nove participantes inscritos e seis ativos. As inscrições para a edição que iniciará em junho, já estão abertas e para participar, é preciso ser beneficiário, cooperado ou colaborador da Unimed Pato Branco e ter acima de 18 anos. Quem for menor de idade, pode participar, mas precisa estar acompanhado de um responsável. 
Também é necessário fazer uma inscrição, que pode ser diretamente no CAS, pelo e-mail cas@unimedpbco.coop.br, pelo telefone 46 2101 3000 opção 2, ou pelo WhatsApp 2101 3000 opção 7, opção 2. 

Participantes do Programa Despertar, durante o primeiro encontro, realizado no dia 4 de março, no CAS.