Voltar

Unimed entrega pijamas cirúrgicos para a Secretaria de Saúde de Pato Branco

Unimed entrega pijamas cirúrgicos para a Secretaria de Saúde de Pato Branco

Unimed entrega pijamas cirúrgicos para a Secretaria de Saúde de Pato Branco

12 Maio 2020

Como ação de combate ao Covid-19, a Unimed Pato Branco realizou a compra de 800 pijamas cirúrgicos, que serão destinados para o uso dos profissionais da saúde, da rede pública de Pato Branco.

No dia 29 de abril, o presidente da Cooperativa, doutor Antonio Motizuki realizou a entrega dos primeiros 400 pijamas, para a Secretaria de Saúde do município. A entrega será gradativa, conforme a Cooperativa for recebendo as outras remessas.

Motizuki destacou que a doação feita pela Unimed à Secretaria de Saúde de Pato Branco é um ato de cooperação, que vem de encontro com a forma de atuação da Cooperativa e que visa contribuir para a proteção dos profissionais da saúde, que estão atuando no combate do novo Coronavírus. “Nós somos uma empresa solidária e achamos importante prestar este auxílio, neste momento”, pontuou.

A necessidade dos pijamas foi identificada pela diretoria executiva, após uma visita à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, realizada a convite da secretária municipal de saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho. Visitaram a Unidade, no dia 27 de março, o diretor vice-presidente, doutor Ivaí Saião Aranha Falcão de Azevedo e o gerente de operações, Angelo Luiz De Bortoli. O objetivo da visita, de acordo com De Bortoli, foi conhecer a estrutura da UPA, seus protocolos de atendimento e a maneira como se prepararam para enfrentar a pandemia. A partir do modelo observado, o mesmo protocolo de atendimento passou a ser adotado no Centro de Atenção à Saúde – CAS, da Unimed Pato Branco.

“No momento da visita questionamos como estavam chegando os recursos de EPIs para eles, e nos foi relatado que alguns itens eram através de doações. Na ocasião, houve a solicitação para que a Unimed Pato Branco auxiliasse na compra de materiais de EPI”, explicou De Bortoli, que ressaltou que a UPA, além de atender pacientes do SUS, também atende beneficiários da Unimed.

A secretária municipal de saúde, Márcia Fernandes de Carvalho informou que os pijamas serão utilizados pelos profissionais que estão na linha de frente ao combate do novo Coronavírus, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Por isso, além dos profissionais da UPA, os pijamas serão distribuídos para as unidades básicas de saúde, garantindo que todos possam atuar protegidos adequadamente.

“Em função do cenário atual, aumentou muito a demanda dos profissionais pelo uso dos EPIs, pois cada vez que um profissional precisa entrar e sair de uma área contaminada para um área limpa, ele precisa trocar toda roupa, por isso a nossa necessidade tem sido por um número bem maior de uniformes que estávamos acostumados”, explicou Marcia.

Além dos 800 pijamas, que a Unimed Pato Branco doou, o município de Pato Branco realizou a compra de mais 800 pijamas. Somando as duas quantidades, segundo a secretária de saúde, os profissionais poderão atuar com mais tranquilidade no atendimento da população, por um período maior.

 

A entrega dos pijamas foi realizada no dia 29 de abril e contou com a presença da secretária de saúde, Márcia Fernandes de Carvalho e do presidente da Unimed Pato Branco, doutor Antonio Motizuki