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Unimed Pato Branco conclui quarta auditoria para a manutenção da certificação pela RN 277

Unimed Pato Branco conclui quarta auditoria para a manutenção da certificação pela RN 277

Unimed Pato Branco conclui quarta auditoria para a manutenção da certificação pela RN 277

22 Maio 2020

Após quatro anos da certificação, com a realização de auditorias anuais de manutenção, a Unimed Pato Branco concluiu, nos dias 14 e 15 de maio, a última auditoria, que garantiu por mais um ano a certificação da operadora pela Resolução Normativa - RN 277, da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. 
O processo de auditoria envolveu os setores da Qualidade, Núcleo de Atendimento Personalizado - NAP, Cadastro, Ouvidoria, Relacionamento com a Rede, Relacionamento com o Cooperado, Atendimento, Gestão de Vendas, Assessoria Jurídica e Regulamentar, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Centro de Atenção à Saúde – CAS – (a parte do programa de assistência farmacêutica). Entre as dimensões auditadas estiveram a dimensão 4, referente à satisfação dos beneficiários e a 6, referente à estrutura e operação. 
O gerente de operações da Unimed Pato Branco, Angelo Luiz De Bortoli comentou que com a realização da última auditoria de manutenção, a Operadora encerra um ciclo, que envolveu uma grande evolução em todos os seus processos. “Olho para trás e percebo que evoluímos muito, fizemos e aprendemos enquanto fazíamos. Dizer que foi fácil, é ser demagogo. As avaliações sempre foram da maneira como esperávamos, pois, sempre estávamos preparados para dias ímpares em nossa trajetória na Unimed. Por isso, os resultados são o reflexo da preparação e dedicação da equipe”, pontuou.
Para o analista de TI, Thiago Martignoni, que acompanhou todas as auditorias como membro do Programa de Melhoria da Qualidade – GPMQ, foi gratificante participar deste momento dentro da história da Unimed Pato Branco. “Tenho orgulho de ver o resultado que tivemos, após todo o trabalho realizado e todo o estudo que foi necessário para alcançarmos o selo ouro e conseguir a manutenção dele. Vejo que todas as nossas conquistas, nesses 4 anos, são resultado do empenho de toda a equipe da Unimed, para inicialmente conquistarmos o selo ouro. Porém, a visão de qualidade que conseguimos inserir dentro do trabalho de todos, durante esse tempo, é o que mais conta. Não apenas fazer para cumprir o requisito e realizar a acreditação, mas sim, para termos qualidade nas nossas entregas”. 
Auditoria a distância
Além do desafio de passar pela auditoria, um diferencial foi a realização do processo por meio de videoconferência. Pois, devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, a empresa A4 Quality optou por não enviar a auditora Jeanine Barbosa C. Sheludiakoff presencialmente. Contudo, o processo ocorreu sem nenhum problema e os setores auditados conseguiram apresentar as evidências e melhorias aplicadas aos processos. 
“Eu gostei muito da forma como as equipes se apresentaram, pois por ser uma apresentação remota, percebi a preocupação das evidências estarem todas prontas, e isso significa que a operadora já está madura no tocante a auditorias, mesmo via remoto”, destacou a auditora Jeanine. 
Para a analista da Qualidade, Aline Sanin, essa manutenção foi a mais desafiadora, pois o distanciamento fez com que todos aprendessem a pensar e trabalhar de forma diferente. “Toda a preparação foi diferenciada, as entrevistas de auditoria, a forma de apresentação das evidências, tudo aprendemos esse ano e tudo muito rápido, mas posso dizer com certeza que nós estávamos preparamos”. 
Resultado da Auditoria                 
Em relação ao resultado da auditoria, Jeanine explicou que a A4 Quality tem 15 dias úteis para repassar o resultado oficial. Contudo, ela adiantou que a operadora foi muito bem, e que inclusive, se fosse possível aumentar a nota geral da Unimed Pato Branco, que junto a ANS é de 97,26%, poderia chegar a 98,64%, graças as melhorias aplicadas a alguns requisitos.
Segundo De Bortoli, a auditoria foi tranquila porque a equipe está muito bem preparada, pois os processos apresentados fazem parte da rotina de trabalho dos setores. “Sabíamos que havíamos melhorado em alguns requisitos, trabalhamos para isso, nos dedicamos para dar sempre um resultado melhor para nossas atividades, visando alcançar aos nossos beneficiários com qualidade”. Sobre o processo ter sido a distância, ele frisou que não houve dificuldade. Contudo, foi preciso se reinventar em uma nova dinâmica de avaliação. 

 

A auditoria foi realizada de forma remota, com alguns dos colaboradores participando de casa, outros da sede e a auditora Jeanine em São Paulo